Novos
Share |

CB125R

CB125R

Informação Adicional

Motor Tipo Monocilíndrico, 4T, 2 válvulas, SOHC, refrigeração por liquido
Cilindrada 125 cm3
Potência Máxima 13,3 CV (9,8 kW) / 10.000 rpm
Binário Máximo 10 Nm / 8.000 rpm
Alimentação Injecção electrónica PGM-FI
Depósito de Combustível 10,1 litros
Embraiagem Multi-disco humedecida com molas helicoidais
Caixa de Velocidades 6 Velocidades
Transmissão Final Por corrente
Quadro Em aço configuração diamante
Dimensões 2.015 mm x 820 mm x 1.055 mm
Altura do Assento 816 mm
Peso em ordem de Marcha 126 kg
Suspensão frente Forquilha telescópica invertida de 41mm
Suspensão retaguarda Mono amortecedor
Pneu Frente Jante de 17” x MT3.00
Pneu Retaguarda Jante de 17” x MT4.00
Travão frente Disco único de 240 mm com pinça de duplo pistão.
Travão retaguarda Tambor de 130mm
Fabricante Honda
Informações Adicionais Instrumentos Painel LCD / Farol Frente LED com 13W (médio), 8,8W (máximos) / Farol Traseiro LED com 2,5W (stop), 0,4W (luz traseira)

1. Introdução 

 Muitas vezes, o chavão "menos é mais" aplica-se na perfeição ao mundo das motos e, neste caso, este ditado é bem verdade. O que, para quem considera adquirir a sua primeira moto, é algo de muito positivo: os pontos fundamentais de uma moto fácil de conduzir, as performances excelentes para uma utilização no mundo real e agilidade de sobra são tudo o que faz falta. Se incluirmos nestes pontos fundamentais um estilo novo e distinto e uma série de especificações premium, característicos de motos bastante maiores, temos como resultado um ponto de entrada no mundo das motos muito atraente e interessante e que decerto contribuirá para a nossa formação enquanto condutores de modelos de duas rodas.

 A Honda compreende muito bem esta fórmula e, para 2018, criou a CB125R. Parte da nova família de modelos desportivos naked, com estilo Neo Sports Café – que inclui também a CB1000R e a CB300R, ambas novas para 2018 – esta moto destila todo o entusiasmo de quem chega pela primeira vez ao mundo das duas rodas, num formato muito compacto e de baixo peso.

 Divertida de conduzir, um orgulho para o seu proprietário e uma direcção nova e arrojada para os modelos de entrada da gama da Honda, a CB125R está equipada com diversas características premium que, como já se disse, têm origem nas suas irmãs de maior porte. A CB125R vem injectar um estilo fresco e renovado nas ruas das cidades europeias com a sua atitude minimalista e despida.

 

2. Generalidades do modelo

 A CB125R pode ter aspecto de moto maior mas, na realidade, pesa apenas 125,8 kg (peso em ordem de marcha), originando uma condução extremamente fácil. O seu motor monocilíndrico de refrigeração líquida sobe facilmente de rotação e oferece acelerações fortes na gama compreendida entre baixa e média rotação, com uma presença única e forte que atrai e inspira os condutores mais jovens.

 O novo quadro é uma mistura de aço prensado e tubular e oferece um excelente equilíbrio com feedback muito bom. A CB125R também apresenta uma forquilha USD de 41 mm e especificações elevadas, monoamortecedor traseiro com regulação da pré-carga, pinça dianteira radial de 4 êmbolos, ABS tipo IMU e pneus radiais Dunlop de medidas grandes.

 A qualidade superior e o orgulho do proprietário neste modelo são aumentados por funcionalidades e características normalmente encontradas em motos de cilindrada bastante mais elevada como, por exemplo, o guiador cónico, o painel de instrumentos LCD e a iluminação integral por LEDs.

 

3. Características principais

 

3.1 Ciclística e estilo

 

  • Estilo minimalista e industrial, para forte impacto visual
  • Quadro de baixo peso mistura aço tubular e prensado
  • Forquilha USD de 41 mm e braço oscilante em alumínio de secção irregular
  • Pinça radial de 4 êmbolos e disco dianteiro flutuante de 296 mm sem cubo
  • ABS tipo IMU (Inertial Measurement Unit)
  • Luzes integrais de LEDs e painel de instrumentos LCD

 

O estilo da CB125R é exclusivo deste modelo, com uma minimalização propositada que coloca em destaque os componentes pretos da moto. A CB125R também "fala" o idioma de design "Neo Sports Café" da CB1000R: minimalista e brutalmente bem aprumado, este modelo vem trazer uma atitude nova e de presença forte à gama de motos de entrada da Honda. A traseira em corte representa esta atitude minimalista levada ao extremo, apenas com montagem para o suporte do guarda-lamas traseiro; os dois pares de pendurais para poisa-pés são em alumínio.

 O quadro da CB125R – que contribui muito para sublinhar o estilo minimalista deste modelo – é fabricado em aço tubular e prensado; o braço oscilante é construído em chapas de aço com secção cruzada irregular. Estes dois componentes foram concebidos para terem elevada rigidez longitudinal e oferecerem excelente controlo às forças de torção originadas pela deflexão das rodas, mas sem excesso de rigidez ou de peso.

 A rigidez básica do quadro está fortemente ancorada nos pratos de pivot do braço oscilante e no próprio braço oscilante, ambos realizados em aço prensado, permitindo que o quadro de estrutura tubular em aço possa oferecer uma condução muito ágil e um feedback excelente; os valores da inclinação da coluna da direcção e do eixo de arraste (trail) são de 24,2°/90,2 mm, respectivamente. A forquilha USD de 41 mm e especificação elevada complementa a condução suave da CB125R, com um amortecimento muito elástico e constantes de mola adequadas.

 O monoamortecedor traseiro possui 5 níveis de regulação da pré-carga da mola. A repartição de peso com 51,6% na frente e 48,4% na traseira da moto oferece uma aderência muito positiva na roda dianteira, com excelentes características de direccionabilidade, o que também é coadjuvado pelo baixo peso em ordem de marcha de apenas 125,8 kg e distância entre eixos compacta de 1.345 mm.

 O guiador em alumínio de diâmetro grande oferece um raio de viragem de 40° entre batentes e o valor de apenas 2,3 m para o diâmetro de viragem facilita imenso as manobras no meio do trânsito. A altura do banco é de 816 mm.

 O disco dianteiro flutuante de 296 mm é actuado por uma pinça Nissin de montagem radial e com 4 êmbolos; o disco traseiro de 220 mm tem uma pinça de 1 êmbolo e ambos os discos são controlados por um modulador ABS de 2 canais. O sistema de elevada especificação trabalha com base no Sistema IMU (Unidade de Medição de Inércia) para uma distribuição precisa de travagem ABS, entre a frente e a traseira, dependendo do comportamento da moto. O pneu traseiro é de tipo radial nas medidas 150/60R-17, complementado por um pneu dianteiro também radial com medidas 110/70R-17.

 O painel de instrumentos LCD é fino (apenas 23,5 mm) e pesa pouco (somente 230 g), mas oferece todas as informações necessárias à condução: velocidade, rotação do motor, nível do combustível e mudança engrenada, com as luzes indicadoras espalhadas pela parte superior. A iluminação integral por LEDs – incluindo os piscas de direcção – aumenta as especificações da moto e contribuem para a centralização das massas. O farol usa o conceito de dois níveis de iluminação, em cima para o feixe de médios e em baixo para o de máximos; o farolim traseiro é o mais fino alguma vez montado numa moto Honda.

 O depósito com capacidade para 10,1 litros de combustível está oculto por baixo das tampas e resguardos angulares e inclui um tampão "tipo avião". Os consumos são de 48,4 km/l – 2,06 l/100 km – (em modo WMTC), que oferecem à CB125R uma autonomia superior a 480 km por cada depósito cheio.

 

3.2 Motor

 

  • Motor monocilíndrico SOHC e 2 válvulas
  • Picos de potência e binário de 9,8 kW (13CV) e 10 N·m, respectivamente
  • Sistema de injecção electrónica PGM-FI
  • Caixa de 6 velocidades

 

O motor monocilíndrico SOHC compacto de 124,7 cm³, 2 válvulas e refrigeração líquida da CB125R (derivado da unidade que equipa a CBR125R) foi concebido para oferecer excelentes respostas nas situações de condução do mundo real. O pico de potência é de 9,8 kW (13CV) e chega às 10.000 rpm, com o pico de binário de 10 N·m a aparecer às 8.000 rpm.

 O diâmetro e o curso são de 58 x 47,2 mm e a relação de compressão é de 11 : 1. O sistema de injecção PGM-FI oferece respostas vivas ao acelerador em toda a faixa de rotação. O escape montado em posição rebaixada tem um silenciador de dupla câmara.

 As relações de transmissão da caixa de 6 velocidades estão bem distribuídas e oferecem acelerações poderosas na gama de baixa e média rotação; a CB125R chega aos 50 km/h em 11,4 segundos.

Disponibilidade: Sob Consulta

4 390,00 €

Seja o primeiro a analisar este produto

Etiquetas de Produtos

Utilize um espaço para separar as etiquetas. Utilize aspas simples (') para frases.