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CB300R 2018

CB300R 2018

Informação Adicional

Motor Liquid-cooled single cylinder
Cilindrada 286cc
Potência Máxima 23.1kw/8500rpm
Binário Máximo 27.5Nm/7,500rpm
Depósito de Combustível 10.0L
Embraiagem Wet, multiplate hydraulic clutch
Caixa de Velocidades 6-speed
Transmissão Final Chain
Quadro Steel diamond frame
Dimensões 2012mm x 802mm x 1052mm
Altura do Assento 799mm
Peso em ordem de Marcha 143kg
Suspensão frente 41mm telescopic fork, 130mm stroke
Suspensão retaguarda Monoshock damper, Pro-Link swingarm, 107mm travel
Pneu Frente 110/70R17M/C 54H
Pneu Retaguarda 150/60R17M/C 65H
Travão frente 296mm hubless floating disc with radial-mount Nissin 4-piston caliper
Travão retaguarda 220mm disc with single piston caliper
Fabricante Honda

1. Introdução  

 

A gama da Honda para 2018 inclui uma novo modelo: a CB300R. Parte da nova família de modelos desportivos naked – que inclui também a CB1000R e a CB125R, ambas novas para 2018 – esta moto destila todo o entusiasmo de quem chega pela primeira vez ao mundo das duas rodas, num formato muito distinto e de baixo peso.

 A CB300R é o grande passo em frente na carreira motociclística dos jovens pilotos ou o modelo certo para quem chega agora ao mundo das motos, depois de ter conduzido um modelo de 125 cm³, graças às sensações impressionantes e envolventes que oferece, tanto em termos de motor, como de ciclística, mas sem as implicações e limitações de peso, custo e de carta das motos de maior cilindrada. Este é também um excelente modelo, agora adicionado à gama da Honda, para novos condutores que queiram evoluir as suas aptidões e desfrutar de uma condução divertida, usufruindo do poderio tecnológico da marca, da sua filosofia de design e de elevada qualidade de construção.

 Divertida de conduzir, um orgulho para o seu proprietário e uma direcção nova e arrojada para os modelos de menor cilindrada, a CB300R está equipada com diversas características premium que, como já se disse, têm origem nas suas irmãs de maior porte. A CB300R vem assim injectar um estilo fresco e renovado nas ruas das cidades europeias, graças à sua atitude Neo Sports Café, minimalista e despida, partilhada com os modelos de 1.000 e de 125 cm³.

 

 2. Generalidades do modelo

 

A redução do peso – e a CBR300R é excelente neste domínio, com apenas 143kg em ordem de marcha – confere a este modelo Honda um trunfo e uma vantagem na "guerra das performances" dos modelos de baixo peso. A mistura explosiva de um motor monocilíndrico de rotação livre, refrigeração líquida e 286 cm³, aliado a um estilo e presença únicos, dá à CBR300R uma intenção e um entusiasmo inspiradores para os jovens condutores que são impossíveis de disfarçar.

 O novo quadro é uma mistura de aço prensado e tubular e oferece um excelente equilíbrio com feedback muito bom. A CB300R também apresenta uma forquilha USD de 41mm, travão dianteiro de pinça radial de 4 êmbolos e disco flutuante, ABS com IMU e pneus radiais Dunlop.

 A qualidade superior e o orgulho do proprietário neste modelo são aumentados por funcionalidades e características normalmente encontradas em motos de cilindrada bastante mais elevada como, por exemplo, o guiador em aluminio, o painel de instrumentos LCD e a iluminação integral por LEDs.

 

 3. Características principais

 

3.1 Ciclística e estilo 

 

  • Estilo minimalista e industrial, inspirado na CB1000R de 2018 
  • Quadro de baixo peso mistura aço tubular e prensado  
  • Forquilha USD de 41mm e braço oscilante em alumínio de secção irregular  
  • Pinça radial de 4 êmbolos e disco dianteiro flutuante de 296 mm  
  • Luzes integrais de LEDs e painel de instrumentos LCD 
  • ABS baseado no sistema IMU 

 

O quadro da CB300R – que contribui muito para sublinhar o estilo minimalista deste modelo e inspirado nas linhas Neo Sports Café, tal como a nova CB1000R de 2018 – é fabricado em aço tubular e prensado; o braço oscilante é construído em chapas de aço com secção cruzada irregular. Estes dois componentes foram concebidos para terem elevada rigidez longitudinal e oferecerem excelente controlo às forças de torção originadas pela deflexão das rodas, mas sem excesso de rigidez ou de peso.

 A rigidez básica do quadro está fortemente ancorada nos pratos de pivot do braço oscilante e no próprio braço oscilante, ambos realizados em aço prensado, permitindo que o quadro de estrutura tubular em aço possa oferecer uma condução muito ágil e um feedback excelente. A forquilha USD de 41 mm complementa a condução suave da CB300R, com um amortecimento muito elástico e adequado.

 O monoamortecedor traseiro possui 5 níveis de regulação de pré-carga da mola. A repartição do peso a 49,6/50,4 % entre a frente e a traseira da moto oferece uma aderência muito positiva na roda dianteira, com excelentes características de direccionabilidade, o que também é coadjuvado pelo baixo peso em ordem de marcha de apenas 143 kg e distância entre eixos compacta de 1.352 mm.

 O guiador em alumínio, de diâmetro grande, oferece um raio de viragem de 40° entre batentes e o valor de apenas 2,3 mm para o diâmetro de viragem facilita imenso as manobras no meio do trânsito. A altura do banco é de 799 mm.

O disco dianteiro flutuante de 296 mm é actuado por uma pinça Nissin de montagem radial e com 4 êmbolos; o disco traseiro de 220 mm tem uma pinça de 1 êmbolo. Ambos os discos são controlados por um modulador ABS de 2 canais. O sistema de elevada especificação trabalha com base no Sistema IMU (Unidade de Medição de Inércia) para uma distribuição precisa de travagem ABS, entre a frente e a traseira, reagindo ao comportamento da moto. O pneu traseiro é um radial nas medidas 150/60R-17, complementado por um pneu dianteiro também radial com medidas 110/70R-17.

O estilo da CB300R, com uma minimalização deliberada, coloca em destaque os componentes pretos da moto. Este é outro modelo que comunica segundo o mesmo idioma de design "Neo Sports Café" da CB1000R: minimalista e brutalmente bem aprumado, este modelo vem trazer uma atitude nova e de presença forte ao segmento de motos naked. A traseira em corte oferece suporte para a montagem dos bancos separados para o condutor e passageiro e para o guarda-lamas traseiro. Os apoios para os poisa-pés do condutor e do passageiro são em alumínio.

O painel de instrumentos LCD é fino (apenas 23,5 mm) e pesa pouco (somente 230 g), mas oferece todas as informações necessárias à condução de forma simples: velocidade, rotação do motor, nível do combustível e mudança engrenada, com as luzes indicadoras espalhadas pela parte superior. A iluminação integral por LEDs – incluindo os piscas de direcção – aumenta as especificações da moto e contribuem para a centralização das massas. O farol usa o conceito de dois níveis de iluminação, em cima para o feixe de médios e em baixo para o de máximos; o farolim traseiro é o mais fino alguma vez montado numa moto Honda.

 

O depósito com capacidade para 10 litros de combustível está oculto por baixo das tampas e resguardos angulares e inclui um tampão "tipo avião". Os consumos são de 30,2 km/l – 3,31 l/100 km – (em modo WMTC), que oferecem à CB300R uma autonomia superior a 300 km por cada depósito cheio.

 

3.2 Motor

 

 

  • Motor monocilíndrico SOHC e 4 válvulas com excelentes respostas  
  • Picos de potência e binário de 23,1 kW (31,4 CV) e 27,5 N·m, respectivamente
  • Escape de saída lateral montado em posição rebaixada
  • Caixa de 6 velocidades

 

O motor monocilíndrico da Honda CB300R é uma unidade DOHC compacta e refrigerada por líquido, com 286 cm³ e 4 válvulas – o mesmo da CBR300R - e é uma das "jóias da coroa" que já conquistou muitos seguidores graças à sua natureza de rotação livre e excelentes respostas. E, apesar deste seu carácter de rotação fácil e livre consegue fazer correr a adrenalina nas veias de quem se sentar na moto quando a rotação sobe, é também um motor que funciona muito bem nas situações de condução do mundo real, seja na cidade ou nas vias rápidas.

O pico de potência é de 23,1 kW (31,4CV) e chega às 8.500 rpm, com o pico de binário de 27,5 N·m a aparecer às 7.500 rpm. A caixa de 6 velocidades oferece uma excelente distribuição das relações de transmissão, para acelerações poderosas; a CB300R leva apenas 9,2 segundos a chegar dos 0 aos 200 metros.

O diâmetro e o curso são de 76 x 63 mm e a relação de compressão é de 10,7 : 1. O sistema de injecção PGM-FI – com rampa de aceleração de 38 mm e admissão de trajecto curto e a direito – oferece respostas vivas ao acelerador em toda a faixa de rotação. O escape montado em posição rebaixada tem um silenciador de dupla câmara do lado direito.

Para reduzir os custos de manutenção – um factor de extrema importância para os condutores mais jovens – o motor foi concebido tendo também em consideração a utilização do mínimo possível de peças móveis. Detalhes como os segmentos de baixo atrito, o radiador com ninho de alta densidade e a vela de ignição com ponta de irídio ajudam a aumentar a eficiência de combustível.

Disponibilidade: Sob Consulta

5 100,00 €

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