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Forza 300 ABS TOPCASE

Forza 300 ABS TOPCASE

Informação Adicional

Motor 4 tempos, 4 válvulas, refrigerado por líquido
Cilindrada 279 cm³
Potência Máxima 18,5 kW às 7.000 rpm
Binário Máximo 27,2 N·m às 5.750 rpm
Alimentação Sistema PGM-FI
Depósito de Combustível 11,5 L
Embraiagem Embraiagem automática centrífuga; tipo seco
Transmissão Final Correia em V
Quadro Berço; em aço
Dimensões 2.140 x 755 x 1.470 mm
Altura do Assento 780 mm
Peso em ordem de Marcha 182 kg
Suspensão frente Telescópica, 33 mm
Suspensão retaguarda Dois amortecedores
Pneu Frente 120/70R15
Pneu Retaguarda 140/70R14
Travão frente Um disco de 256 mm - ABS
Travão retaguarda Um disco de 240 mm
Fabricante Honda

1. Introdução

 Já há muito que o nome Forza é sinónimo de potência e poder na gama de duas rodas da Honda. A sua história como scooter premium de média cilindrada remonta ao ano 2000: a versão original deste modelo definiu os padrões da altura e oferecia uma condução muito viva e com espaço de arrumação abundante, bem com um inovador sistema combinado de travagem. Este modelo foi muito bem recebido na Europa, onde os condutores puderam apreciar e usufruir na totalidade da sua capacidade multifuncional em todos os aspectos da vida do dia-a-dia.

Mantendo sempre a sua mistura tradicional de carácter desportivo e GT, a Forza 300 sofreu uma evolução constante. Em 2004, o modelo recebeu uma transmissão CVT SMATIC Honda (CVT, no original, significa Continuously Variable Transmission – Transmissão de Variação Contínua), para além de um sistema anti-roubo Smart Key, injecção electrónica PGM-FI de alta eficiência e espaço para dois capacetes integrais debaixo do banco.

Em 2005, a Forza recebeu travões ABS e em 2008 foram acrescentados equipamentos de luxo como por exemplo, o pack de áudio com altifalantes Plus, a transmissão S MATIC actualizada (com modo faseado de mudanças automáticas) e travões ABS combinados. Em 2016, a Forza 300 voltou a ser renovada com um novo banco de espaço suficiente para transportar duas pessoas em total conforto, mesmo às velocidades praticadas nas vias rápidas.

Agora, em 2018, será lançada uma Forza 300 totalmente revista. Este lançamento vem no seguimento do enorme sucesso da sua irmã mais pequena, a Forza 125 (com 30.000 unidades vendidas na Europa em 3 anos desde o seu lançamento); apesar de reter os mesmos atributos "GT" anteriores, o novo modelo está agora mais leve, mais compacto e ainda mais desportivo.

 

2. Generalidades do modelo

A Forza 300 de 2018 tem um "look" mais vivo, mais desportivo e mais sofisticado, com dimensões mais incisivas que o modelo anterior. A distância entre eixos e o comprimento são menores e a scooter é mais estreita, mas a maior altura do banco oferece melhorias ao nível da visibilidade. Mesmo com a roda traseira de maior diâmetro, a Forza 300 é 12 kg mais leve graças às revisões do chassis e ao quadro redesenhado, para acelerações mais fortes, velocidade máxima mais elevada e maior economia.

O novo pára-brisas eléctrico oferece uma regulação muito suave de posição para a melhor protecção contra o vento­, nas vias rápidas ou na condução em cidade. O sistema HSTC de Controlo de Tração Regulável faz agora parte do equipamento de série deste modelo e pode ser ligado e desligado mediante um comando no punho esquerdo.

Os instrumentos revistos apresentam as informações em formato digital, em complemento dos mostradores analógicos; toda a iluminação é de LEDs. O sistema Smart Key também inclui a abertura e o fecho da top case opcional de 45 litros.

 

3. Características principais

 

3.1 Equipamento e estilo

 

Pára-brisas eléctrico controlado pelo punho esquerdo

Painel de instrumentos revisto, oferece uma mistura de informação em formato analógico e digital

Espaço para dois capacetes integrais no compartimento debaixo do banco

Iluminação integral de LEDs

Linhas novas e mais focadas, para um "look" mais desportivo e elegante

 

As linhas do design da Forza 300 fluem para trás a partir do novo pára-brisas eléctrico, controlado por um interruptor no punho esquerdo; a gama de regulação do pára-brisas é de 140 mm. Este elemento foi concebido para oferecer excelente protecção contra o vento (os fluxos aerodinâmicos passam à volta e por cima da cabeça do condutor) e também para reduzir o ruído do vento. Este sistema permite alterar instantaneamente a posição do pára-brisas para maior estabilidade e conforto na condução a alta velocidade – e para grandes distâncias; na sua posição mais baixa, o pára-brisas oferece uma maior liberdade e, basta accionar o interruptor no punho esquerdo para o mover ao longo do seu curso de 140 mm.

O espaço debaixo do banco tem capacidade para dois capacetes integrais e pode ser dividido para levar um só capacete e/ou o equipamento de chuva e pastas de tamanho A4. O compartimento da carenagem à frente do lado esquerdo tem tampa com tranca e o seu espaço pode ser arranjado segundo as conveniências do condutor, pode exemplo, para levar um telemóvel ou uma garrafa de água. Também podemos encontrar aqui uma tomada de 12 V para acessórios. Todas as luzes são de LEDs.

O sistema Smart Key da Forza 300 – para além de controlar o botão da ignição e o fecho do compartimento – agora também comanda a top case opcional amovível de 45 litros, uma novidade numa scooter Honda. Com a Smart Key no bolso do condutor, a top case tranca automaticamente quando o condutor se afasta. A top case também pode ser trancada com a chave. O interruptor da top case está no fundo e, para manter o volume interno da top case, o mecanismo actuador está localizado na parte de trás da moto.

O painel de instrumentos foi revisto e possui um velocímetro e um conta-rotações, ambos analógicos, flanqueando o mostrador digital com três modos de funcionamento (controlado por um interruptor no punho esquerdo): conta-quilómetros totalizador, autonomia restante e consumo actual; conta-quilómetros parcial, consumo médio e cronómetro; ou temperatura ambiente e sensor da bateria.

 

A Forza 300 é um modelo elegante e de aerodinâmica eficiente, com aspecto muito semelhante ao da Forza 125, e linhas modernas que criam uma sensação real de liberdade e carácter desportivo. Num afastamento radical em relação ao modelo que agora termina, este estilo novo e totalmente revisto passa de um conceito de linhas mais curvas e arredondadas para um design mais afilado e atraente, em linha com a agilidade e as performances oferecidas pelas suas dimensões mais compactas. Os pormenores prateados nas carenagens à frente, de lado e atrás conferem à scooter um toque suplementar de elegância, mantendo o sentido estético premium.

 

A Forza 300 vai estar disponível nos esquemas cromáticos seguintes:

 

 

Azul Metalizado Crescent

 

Preto Pérola Nightstar

 

Cinzento Metalizado Mate Cynos

 

Branco Pérola Mate Cool

 

3.2 Ciclística

 

Quadro tubular totalmente novo, menos 12 kg de peso em ordem de marcha

Menor distância entre eixos e direcção de geometria mais incisiva

Dimensões bastante mais compactas e banco de maior altura

Jantes em alumínio fundido, agora com diâmetro 14 polegadas atrás

 

A Forza 300 de 2018 tem um chassis totalmente novo e menos 12 kg de peso em ordem de marcha, num valor de 182 kg. A base é um quadro tubular em aço que permite encurtar a distância entre eixos em 35 mm, sendo agora de 1.510 mm. O ângulo da coluna da direcção é ligeiramente mais apertado (antes, 27° e agora, 26,5°) e o eixo de arraste (trail) é de 89 mm; o radiador e a bateria estão colocados entre o depósito de combustível e o compartimento de arrumação debaixo do banco, o que contribui para a maior centralização das massas.

Em comparação com o modelo anterior, este novo modelo é mais curto 25 mm, num comprimento total de 2.140 mm. A altura do banco subiu 62 mm, para 780 mm e a posição de condução é natural e a direito, favorecendo a visibilidade a toda a volta. Agora, a largura do guiador é de 755 mm (2 mm menos do que no modelo anterior), com uma frente de 580 mm de largura e amplitude entre espelhos retrovisores de 860 mm – dimensões muito compactas e que facilitam a progressão no meio do trânsito das cidades.

 

A forquilha robusta de 33 mm é complementada pelos dois amortecedores traseiros – com 7 níveis de afinação da pré-carga da mola – montados num braço oscilante de 1 só peça em alumínio.

 

A jante dianteira de 15 polegadas em alumínio fundido tem montado um pneu 120/70-15 e a jante traseira de 14 polegadas (mais 1 polegada de diâmetro do que o modelo anterior) monta um pneu 140/70-14, oferecendo o máximo conforto e tracção.

 

A travagem dianteira fica a cargo de um único disco de 256 mm, complementado atrás também por um disco, neste caso de 240 mm e ambos com ABS de 2 canais para maior segurança nas superfícies escorregadias.

 

 

3.3 Motor

 

Acelerações mais rápidas, velocidade de ponta mais elevada e motor mais económico

Sistema HSTC de controlo de tracção regulável instalado de série que pode ser LIGADO-DESLIGADO através de um comando no punho esquerdo

 

A nova Forza 300 partilha o seu motor SOHC de 279 cm³, 4 válvulas, injecção electrónica e arrefecimento por líquido com a lendária SH300i, mas as características específicas da unidade do novo modelo (cabeça de fluxos gasosos optimizados, velas de ignição de canhão alongado e alteração no comando das válvulas) estão adaptadas especificamente a esta unidade, assegurando uma condução excelente a toda a faixa de rotação – sempre com os consumos mais reduzidos.

O diâmetro e o curso são de 72 x 68,5 mm e a relação de compressão é de 10,5 : 1. O pico de potência é de 18,5 kW (25CV) às 7.000 rpm, com 27,2 N·m de binário às 5.750 rpm. Os menos 12 kg deste novo modelo ajudam a obter performances fantásticas: 0-200 metros em 11,1 segundos, velocidade máxima de 129 km/h – menos 0,3 segundos e 2 km/h mais rápido, respectivamente, que o modelo anterior. O consumo é agora de 3,2 l/100 km (31km/l), (em modo WMTC). Os 11,5 litros de capacidade do depósito oferecem uma autonomia potencial superior a 350 km.

Uma funcionalidade muito relevante na Forza 300 de 2018 é a inclusão do sistema HSTC de controlo de tracção regulável – novidade absoluta numa scooter Honda. O sistema HSTC compara a diferença entre as velocidades das rodas dianteira e traseira, calcula a relação de escorregamento e depois controla o binário do motor através do sistema de injecção para readquirir a tracção na roda traseira. O sistema HSTC pode ser LIGADO-DESLIGADO através de um comando no punho esquerdo. Quando o sistema se activa para gerir a tracção do veículo, há um indicador "T" no mostrador digital que pisca.

O motor da Forza 300 é uma unidade de fiabilidade comprovada e construído para durar – os balanceiros de roletes, os bronzes da cambota e os cárteres selados asseguram a melhor fiabilidade a longo prazo; a capacidade de óleo é de 1,7 litros e os 5 mm de descentragem no cilindro reduz o atrito interno. A embraiagem automática centrífuga acciona a transmissão V-Matic (com relações definidas para reacções rápidas a baixa velocidade e acelerações poderosas) e a transmissão final por correia.

4. Acessórios

 

Está disponível toda uma gama completa de acessórios para a Forza 300. Estes incluem:

 Top case opcional de 45 litros compatível com o sistema Smart Key

 Porta-bagagens traseiro (instalação directa)

 Bolsas interiores

 Punhos aquecidos

 

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