- Introdução
Desde a sua introdução como uma moto naked de 1.000 cm³ em 1975, a Honda Gold Wing sempre representou a opção mais evoluída para quem pretende viajar em duas rodas. E este é um modelo que tem uma história e um percurso muito próprios, tendo crescido ao longo das décadas, tanto em tamanho, como em cilindrada; todas as versões serviram para dar a este modelo uma reputação sem paralelo no mundo das duas rodas, quer em termos de luxo e de qualidade, como de conforto sem precedentes.
Em 2018 e como resposta à opinião dos utilizadores e ao próprio mercado de duas rodas, este modelo sofreu uma atualização radical em relação ao que tinha sido a sua trajetória tradicional de atualizações. A GL1800 Gold Wing* e Gold Wing Tour tomaram uma nova direção e, numa renovação abrangente, ficaram ainda mais elegantes, mais leves e mais ágeis – no fundo, uma moto ainda mais fácil e dócil – acrescentando também uma série de novas funcionalidades que ajudam a cimentar a reputação da Gold Wing como "montra tecnológica", também pela opção de transmissão de dupla embraiagem (DCT) de 7 velocidades.
Com tudo isto, a Gold Wing Tour ficou bastante mais atraente, apelando assim a toda uma geração de motociclistas mais novos que, porventura, podiam nem ter considerado este modelo – ou até nem sequer estariam conscientes de todas as suas funcionalidades e potencialidades. Em 2020, os faróis de nevoeiro de LEDs instalados de série, as pegas maiores para o passageiro e as melhorias introduzidas nas suspensões e na capacidade de manobra a baixa velocidade complementaram ainda mais o fantástico motor de seis cilindros opostos deste modelo turístico premium da Honda.
Para 2021, a Gold Wing Tour ganha ainda mais capacidade de carga, melhora o conforto do passageiro e recebe um sistema áudio melhorado, consolidando ainda mais a sua atração.
*Ver o Press Kit em separado da Gold Wing.
- Generalidades do modelo
Na renovação de 2018, o motor e a parte ciclística da Gold Wing Tour foram desenhados ao mesmo tempo, com uma posição de condução mais avançada, numa moto bastante mais compacta. O quadro em traves de alumínio foi construído com base numa forquilha dianteira, o que permite colocar o motor em posição ainda mais avançada – porque a roda dianteira tem um movimento ascendente e descendente mais vertical – enquanto oferece toda a estabilidade e controlo de elevada qualidade caraterísticos deste tipo de suspensão, graças também à sua rigidez e menor atrito. O amortecimento tem regulação elétrica.
Com otimizações de tamanho, o novo motor de seis cilindros opostos e 24 válvulas mantém toda a sua potência e binário, com uma entrega exemplar e brilhante. A inclusão de um sistema TBW de acelerador eletrónico oferece 4 modos de condução: TOUR, SPORT, ECON e RAIN; o funcionamento do duplo sistema de travões combinados (D-CBS) é também alterado em conformidade com o modo selecionado. O sistema HSA de assistência ao arranque em subida e a função Idling Stop de paragem do motor ao ralenti (na versão DCT) facilitam a condução e permitem melhorar muito os consumos do motor. O sistema HSTC de controlo de tração variável da Honda gere e mantém a aderência da roda traseira.
A caixa manual é uma unidade de 6 velocidades e a nova transmissão automática DCT tem 7 mudanças, com características adaptadas especificamente a cada modo de condução, tais como a sensibilidade da embraiagem, a rapidez de troca das marchas e a gama de rotação do motor à qual o sistema engrena mudanças mais altas ou mais baixas. Esta caixa automática oferece ainda uma função "creep", tanto em marcha para a frente, como em marcha-atrás. A versão manual emprega o mesmo sistema de marcha-atrás do modelo anterior.
A Gold Wing Tour oferece uma sensação total de liberdade, com puro prazer de condução e excelentes performances, complementados com um design extremamente elegante. As carenagens têm uma eficiência aerodinâmica muito elevada e dispersam melhor o ar em redor do condutor; o para-brisas é elétrico e de maiores dimensões e regula-se conforme as preferências e os bancos também oferecem o melhor conforto, graças às novas capas de camurça/pele sintética nesta renovação de 2021. O ângulo do encosto do passageiro é mais descontraído. Os altifalantes de baixo peso foram atualizados e oferecem uma qualidade sonora muito viva. As novas funcionalidades, tais como o sistema Smart Key, os protocolos Apple CarPlay™, Android Auto™ e a conectividade Bluetooth™ oferecem ainda maior conveniência e conectividade.
A GL1800 Gold Wing Tour de 2021 está disponível nas seguintes opções de cor:
- Preto Metalizado Gunmetal
- Vermelho Candy Ardent (apenas versão DCT)
- Caraterísticas Principais
3.1 Estilo e Equipamento
- Linhas fortes e contemporâneas exibem a parte inferior da moto
- Ampla capacidade de transporte de bagagem para as viagens de fim-de-semana; a capacidade da top case aumentou para 61 litros
- Novos bancos em camurça/pele sintética e encosto do passageiro em posição mais descontraída
- Sistema áudio de qualidade superior
- Para-brisas elétrico com regulação em inclinação e altura
- Sistema de controlo da velocidade de cruzeiro com funcionamento suave via sistema de acelerador eletrónico TBW
- Ecrã TFT de 7 polegadas, com todas as informações do sistema de navegação e de áudio
- Protocolos CarPlay™ e Android Auto™, para a ligação de todos os smartphones
- Luzes integrais de LEDs, faróis de LEDs e piscas com função de cancelamento automático
- Sistema Smart Key para maior conveniência de utilização da ignição e das malas da moto
As linhas da Gold Wing Tour têm um espírito atlético marcado. O estilo da moto oferece uma silhueta única que contrapõe as capacidades dinâmicas do motor e do chassis, a que se junta depois o elevado nível típico de uma Gold Wing em termos de construção, acabamentos e materiais. A sua face dianteira é arrojada, com uma inclinação decidida para a frente e, em combinação com as carenagens de proporções compactas, oferece uma "assinatura" frontal muito marcada.
As linhas-mestras que percorrem a moto de frente para trás destacam as diferentes funções das partes superior e inferior do chassis. As carenagens são sem dúvida o elemento central, com superfícies planas fortes e sólidas e nuances aerodinâmicas que adicionam personalidade ao design e deixam antever todas a capacidade de performance do veículo.
As diversas opções técnicas da moto – por exemplo, a suspensão dianteira de duplos braços sobrepostos, o motor de seis cilindros opostos e os escapes – exibem toda uma beleza funcional. Como foram todos desenhados em conjunto, os diversos elementos de design criam um estilo moderno e inovador, suportado pelos incríveis níveis de engenharia e de conhecimento eletrónico aplicados.
O conforto, a gestão do aquecimento e, mais importante, a gestão dos fluxos de ar também foram considerados aquando da renovação da Gold Wing Tour. As carenagens canalizam os fluxos de ar que envolvem o condutor e o passageiro, proporcionando efetivamente uma agradável brisa refrescante.
O para-brisas elétrico de maiores dimensões acionado pelos interruptores no punho esquerdo oferece excelente proteção contra o vento e, ao mesmo tempo, uma sensação de espaço e liberdade quando necessário. A regulação em inclinação e altura do para-brisas é feita de forma contínua e sem interrupções. Como opção, estão disponíveis um para-brisas maior, um deflector totalmente regulável para os braços e tronco e deflectores fixos para a parte inferior das pernas e para os pés.
No que se refere aos bancos, o condutor e o passageiro estão separados. O condutor pode concentrar-se totalmente na condução. O formato do banco do condutor é confortável e oferece todo o apoio e liberdade de movimentos, com acesso muito fácil dos pés ao chão. O condutor e o passageiro têm agora bancos em camurça/pele sintética; o ângulo do encosto traseiro é mais descontraído, passou de 16° para 23°.
Toda a iluminação é de LEDs e a Gold Wing Tour está equipada com dois faróis dianteiros também de LEDs. A parte inferior dos faróis usa 5 lentes óticas polidas de ambos os lados, criando uma iluminação de médios potente e com um aspeto muito elegante. Os feixes de máximos (na parte superior dos faróis) originam uma impressão estereoscópica. Os piscas de direção dianteiros estão colocados nos espelhos retrovisores e todo o sistema tem função de cancelamento automático; o funcionamento é por comparação das diferenças de velocidade entre a roda dianteira e a roda traseira: é efetuado um cálculo do momento de cancelamento dos piscas em relação à situação de condução.
Durante a condução, a velocidade memorizada através do interruptor do sistema (localizado no punho direito) é agora indicada no canto inferior esquerdo do velocímetro. Graças ao sistema TBW, conseguem-se transições e funcionamento muito mais suaves até alcançar a velocidade especificada, especialmente nas subidas. No caso dos modelos com caixa manual, a ação de apertar a manete da embraiagem ou dos travões cancela o controlo da velocidade de cruzeiro; isto também acontece quando o condutor aciona o acelerador.
Na variante DCT (em modo AT), após a conclusão da desaceleração com o controlo da velocidade de cruzeiro ativado – e ao retomar a velocidade anterior – a Gold Wing retorna à velocidade pré-selecionada engrenando as mudanças mais adequadas para isso.
A instrumentação de luxo permite criar um cockpit único. Os mostradores têm diferentes cores de baixo contraste e tonalidades escuras, cujas áreas periféricas formam cones inclinados que criam uma sensação de profundidade. Cada mostrador tem uma moldura de textura metalizada e as escalas são iluminadas por LEDs, oferecendo uma imagem concreta, profunda e calma, num conjunto de leitura eficiente e muito fácil.
O ecrã LCD-TFT de 7 polegadas dá todas as informações dos sistemas áudio e de navegação e permite gerir os modos de condução e a afinação das suspensões. As informações são apresentadas em segmentos diferenciados e dispostos por ordem muito funcional; desta forma, o condutor pode ler todas as informações com o mínimo de movimento dos olhos.
A luminosidade é ajustada automaticamente (com um valor máximo de 1.000 cd para a intensidade do ecrã) e o condutor também pode escolher entre 8 níveis de brilho. A pressão dos pneus é indicada por um valor numérico no canto inferior esquerdo do painel de instrumentos.
Em lugar de destaque – na consola central e também na Smart Key – encontramos o emblema Gold Wing. O seu design 3D, em cromado de duas tonalidades, funde a robustez e a dignidade de uma cabeça de leão com o aspeto majestoso de uma águia de asas estendidas e de garras abertas. A Smart Key ativa todos os sistemas da moto e inclui uma chave de emergência. A ignição e a tranca da direção podem ser ativadas ou desativadas bastando apenas transportar a Smart Key.
Para 2021, adicionamos 11 litros de capacidade à top case aumentando a capacidade total de carga para 121 litros de bagagem. Como acessório opcional, existem bolsas interiores de design exclusivo. A operação das malas é muito fácil. Na presença da Smart Key, basta carregar num botão para abrir todas as malas. Também se pode destrancar temporariamente as malas usando o comando à distância; o botão de destrancar da Smart Key permite ao passageiro aceder instantaneamente às malas. O sistema de amortecedores hidráulicos oferece maior suavidade na abertura e no fecho das tampas. Carregar e manter carregado o botão de chamada faz piscar os indicadores de direção.
A Gold Wing Tour é compatível com os protocolos Apple CarPlay™ e Android Auto™, pelo que o condutor pode usar as informações personalizadas e os conteúdos do seu smartphone (por exemplo, as listas telefónicas e de reprodução de músicas). A conectividade Bluetooth é outra das funcionalidades e há duas fichas USB C para ligar dispositivos portáteis.
Os altifalantes de baixo peso foram atualizados e oferecem uma qualidade sonora soberba, viva e nítida. O comando do sistema áudio para o passageiro oferece uma experiência de condução ainda mais agradável; os interruptores estão colocados na parte superior da mala lateral direita e permitem ajustar o volume, mudar a fonte sonora e passar a faixa para a frente.
O sistema de navegação usa o ecrã LCD-TFT de 7 polegadas a cores em posição central no painel de instrumentos e inclui uma bússola giroscópica que permite manter as instruções de navegação mesmo no interior dos túneis. Durante a condução o sistema permite cancelar pontos de passagem ou o caminho de volta para casa (função Go Home). Os mapas do sistema foram atualizados e pode-se inserir até 99 waypoints (pontos de passagem) diferentes, o que permite planear ao pormenor toda a viagem.
O depósito tem capacidade para 21 litros de combustível e os consumos são de 5,5 litros aos 100 km.
3.2. Ciclística
- Quadro de dupla trave em alumínio fundido
- Suspensão dianteira de duplos braços sobrepostos e suspensão traseira
- Regulação dos níveis de amortecimento à frente e atrás, permite melhor adaptação ao modo de condução selecionado
- Pré-carga traseira com regulação elétrica
- Sistema de travagem combinado Dual-CBS (D-CBS) com ABS
A conceção do quadro de dupla trave em alumínio fundido da Gold Wing Tour prevê a colocação do motor num espaço muito contido; a sua espessura estrutural foi otimizada em todas as áreas, oferecendo uma condução suave e estável, seja a baixa velocidade nas ruas estreitas da cidade ou a alta velocidade em estrada aberta.
Para além de colocar a roda dianteira sob o peso total de compressão da suspensão, outra das vantagens da suspensão dianteira de duplos braços sobrepostos é a redução do atrito no seu curso (originada pelas ondulações do pavimento e pelas ações do condutor sobre a direção) criada por uma suspensão convencional, à medida que a forquilha sobe e desce. Todas as áreas com casquilhos para os cursos de direção e de compressão usam rolamentos, oferecendo ainda maior redução no atrito.
As ações da direção – recebidas pelas duas mesas – também estão separadas da suspensão, por ação de um monoamortecedor; o "momento de guinada" da Gold Wing Tour torna ainda mais fácil e ágil direcionar a moto. Por outro lado, as travessas da direção (patenteadas) que ligam o guiador ao eixo dianteiro e a posição de pivot do guiador oferecem uma sensibilidade totalmente natural ao condutor.
O ângulo da coluna da direção é de 30,5° e o eixo de arraste (trail) vale 109 mm, para uma distância entre eixos de 1.695 mm. A Gold Wing Tour pesa 385 kg em ordem de marcha; a versão equipada com DCT pesa 390 kg.
O sistema Dual-CBS de travagem combinada (D-CBS) otimiza a distribuição da força de travagem entre as rodas dianteira e traseira. A utilização de um só modulador de ABS de baixo peso de circulação – integrado no módulo ECU dos travões – mantém controlado o peso do sistema de travagem. Este sistema também tem ligação ao modo de condução atualmente selecionado pelo condutor e ajusta automaticamente as caraterísticas de travagem à situação de condução, melhorando a segurança. Os dois discos dianteiros de 320 mm são acionados por pinças de 6 êmbolos; o disco traseiro de 316 mm tem uma pinça de 3 êmbolos.
A Gold Wing Tour também tira todo o partido das vantagens oferecidas pelo sistema de braço oscilante Pro-Arm, que se liga ao lado esquerdo do quadro. O lado direito serve como acesso para efeitos de manutenção. Isto oferece uma liberdade muito maior de design e torna a moto mais fácil de conduzir, enquanto aumenta também a estabilidade. O sistema Pro-Link oferece um conforto e uma ação progressiva através de uniões por rótulas, o que cancela a torsão.
Os níveis de amortecimento têm ajuste elétrico, a condizer com o modo de condução selecionado. Para isso, há motores passo-a-passo alojados nos amortecedores dianteiro e traseiro que movem agulhas que controlam o fluxo de óleo, efetivamente "personalizando" a força de amortecimento a cada situação de condução. A pré-carga da mola traseira também pode ser ajustada eletricamente. Com separação dos 4 modos de condução, temos 4 definições de pré-carga, de mais macia, a mais rija; só condutor, condutor e bagagem, condutor e passageiro e condutor com passageiro e bagagem. A definição é apresentada no ecrã TFT e pode ser regulada por meio de um interruptor.
3.3. Motor
- Motor SOHC de 6 cilindros horizontalmente opostos e 24 válvulas
- Acelerador eletrónico Throttle-by-wire (TBW), com 4 modos de condução para alterar a entrega de potência do motor
- Sistema HSTC de controlo de tração selecionável
- Os modos de condução também influenciam o sistema HSTC, o amortecimento da suspensão e a força de travagem
- Função Idling Stop de paragem do motor ao ralenti e alternador e motor de arranque integrados (ISG – Integrated Starter Generator) na versão DCT
- Sistema HSA (Hill Start Assist) de assistência ao arranque em subida
- Caixa manual de 6 velocidades com embraiagem assistida/deslizante e marcha-atrás elétrica
Para extrair todo o potencial do quadro – e manter a excelente entrega de potência e a fantástica sensação deste modelo tão simbólico – o motor de 1.833 cm³ da Gold Wing Tour foi totalmente redesenhado. A sua arquitetura manteve-se nos seis cilindros opostos, mas com 4 válvulas por cilindro em vez de apenas duas, dimensões bastante mais compactas e menos 6,2 kg.
O pico de potência é de 93 kW e chega às 5.500 rpm, com o pico de binário de 170 N·m a aparecer às 4.500 rpm. Os 73 mm de diâmetro dos cilindros complementam o curso de 73 mm; os dois bancos de cilindros estão descentrados 4 mm e as camisas são de alumínio. A relação de compressão é de 10,5 : 1.
As cabeças Unicam – com as válvulas de admissão acionadas por balanceiros flutuantes e as válvulas de escape comandadas por balanceiros de roletes – também recorrem a veios coaxiais para os balanceiros, tanto para a admissão como para o escape.
As câmaras de combustão têm um design pentagonal (pentroof) de 4 válvulas, com aberturas da admissão desenhadas para facilitar o remoinho no interior dos cilindros, o que melhora a eficiência. As saias dos pistões têm um revestimento de molibdénio que reduz o atrito. O sistema de acelerador eletrónico TBW oferece 4 modos de condução, que alteram o caráter e a entrega de potência do motor, com interligação ao comando do amortecimento da suspensão e ao sistema de travagem combinado Dual CBS (D-DBS)
O modo TOUR é o modo por defeito e oferece conforto e potência. Este modo oferece uma relação direta de abertura a 100% entre o punho e o corpo do acelerador.
O modo SPORT, tem a maior relação entre a válvula de aceleração e o punho do acelerador e oferece acelerações fortes, com amortecimento e pressão no pedal do travão traseiro mais firmes.
O modo ECON permite obter a máxima economia e chegar facilmente à velocidade de cruzeiro, com acelerações mais contidas e definições normais de amortecimento e força de travagem.
Finalmente, o modo RAIN é adequado quando as condições de condução são mais complicadas por causa do pavimento molhado e escorregadio; a relação de aceleração é a menor, a distribuição da força de travagem assume o valor padrão e o amortecimento da suspensão é mais macio.
O sistema HSTC de controlo de tração variável da Honda monitoriza e mantém permanentemente a traç&a