125 cc (Motos e Scooters)
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FORZA 125

FORZA 125

Informação Adicional

Motor 4 tempos, 4 válvulas, refrigerado por líquido
Cilindrada 125 cm³
Potência Máxima 11,0 kW às 8.750 rpm
Binário Máximo 12,2 N·m às 6 rpm
Alimentação Injeção eletrónica de combustível PGM-FI
Depósito de Combustível 11,5 L
Embraiagem Embraiagem automática centrífuga; tipo seco
Caixa de Velocidades V-Matic
Dimensões 2.140 mm x 755 mm x 1.500 mm
Altura do Assento 780 mm
Peso em ordem de Marcha 161 kg
Suspensão frente Forquilha telescópica de 33 mm
Suspensão retaguarda Dois amortecedores
Pneu Frente 120/70-15 56P
Pneu Retaguarda 140/70-14 68P
Travão frente Disco único de 256 mm
Travão retaguarda Disco único de 240mm
Fabricante Honda
  1. Introdução

 A Honda Forza 125 foi concebida especificamente para o exigente cliente europeu, que prefere uma scooter da qual possa retirar o máximo partido em todos os aspetos. E, desde a sua introdução em 2015, a Forza tem excedido todas as expetativas, evoluindo ano após ano graças ao feedback dos clientes e já contando com mais de 60.000 unidades vendidas até à data.

 Logo à partida, as especificações de série da Forza 125 são muito completas, que tornaram este modelo um sucesso de vendas instantâneo graças à sua mistura abrangente de elementos desportivos e "GT", num pack design distinto e elegante. A nova e potente versão do motor eSP (enhanced Smart Power) de quatro válvulas da Honda, as suas dimensões compactas, a atitude desportiva e a melhor maneabilidade dão-lhe uma agilidade fantástica, perfeita para fugir ao trânsito das cidades; o seu conforto de condução, a proteção contra o vento e elevada potência de ponta facilitam as viagens de maior distância. Se a isto tudo juntarmos uma grande capacidade de armazenamento, funcionalidades premium em toda a scooter, um design de vanguarda com uma nova estética e a reconhecida qualidade de construção Honda, as razões da sua popularidade imediata ficam claramente evidentes.

 

Obviamente, o desenvolvimento deste modelo nunca ficou estagnado. Em 2018 – mantendo a sua curva de desenvolvimento – a Forza 125 recebeu uma renovação desportiva completa e atualizações centradas no condutor que incluíram iluminação integral por LEDs e para-brisas elétrico.

 

Para 2021, a Forza 125 foi novamente atualizada e lançada nas ruas da Europa, ainda com maior atração e funcionalidade prática.

 

 

 

 

  1. Generalidades do modelo

 

As atualizações cosméticas aplicadas às carenagens frontal e lateral, aos espelhos retrovisores, aos painéis laterais traseiros e às tampas do motor renovam o estilo da Forza 125, criando uma aparência geral mais elegante e melhorando as performances aerodinâmicas. O para-brisas elétrico foi revisto e a gama de afinação tem agora mais 40 mm, o que maximiza a proteção contra o vento. A ficha USB substitui o anterior carregador de acessórios.

 

A ciclística não foi alterada, mas o motor SOHC de quatro válvulas refrigerado a água recebe o sistema de HSTC de controlo de binário para manter a aderência do pneu traseiro. Este modelo tem homologação EURO5.

 

A nova Forza 125 de 2021 vai estar disponível nas seguintes opções cromáticas:

 

Cinzento Metalizado Mate Cynos

Branco Pérola Cool

Preto Pérola Nightstar

Prata Metalizado Mate

Vermelho Metalizado Mate Carnelian

 

  1. Caraterísticas Principais

 

3.1 Estilo e Equipamento

 

  • Para-brisas elétrico, agora com 180 mm de ajuste, mais 40 mm, oferecendo mais conforto
  • As atualizações cosméticas aumentam a atração visual e as performances aerodinâmicas.
  •  
    • Espaço para dois capacetes integrais no compartimento debaixo do banco; nova ficha de carga USB
  • Ignição Smart Key e top case de 45 litros (esta é opcional)

 

As linhas de design da Forza 125 fluem para trás a partir do novo para-brisas elétrico (controlado por um interruptor no punho esquerdo) que, para 2021, recebe um formato revisto e mais 40 mm de ajuste, ao longo de 180 mm. Este elemento foi concebido para oferecer excelente proteção contra o vento (os fluxos aerodinâmicos passam à volta e por cima da cabeça do condutor) e também para reduzir o ruído do vento.

 

Este sistema permite alterar instantaneamente a posição do para-brisas para maior estabilidade e conforto na condução a alta velocidade e também para grandes distâncias; em alternativa, o condutor pode aumentar a sensação de liberdade na cidade baixando o para-brisas.

Para ainda maior conforto a alta velocidade, a conduta frontal de ar é maior e permite gerir as pressões negativas à frente do condutor, reduzindo o efeito natural do vento que empurra o condutor para trás.

 

A Forza 125 é um modelo elegante e de aerodinâmica eficiente, com as suas linhas de design a oferecerem um formato eficiente, suave e moderno, criando uma impressão elegante e desportiva e um fator de atração premium. As palavras-chave da equipa de design foram "agressividade, técnica e potente"; estes aspetos refletem-se no novo spoiler debaixo do farol, nas carenagens laterais renovadas com uma linha distinta de design em "Z" e uma linha de caráter que desce abruptamente em direção aos painéis laterais traseiros; estas linhas criam uma estética objetiva e voltada para o futuro.

 

A largura do guiador permaneceu nos 750 mm, tal como a altura de 1.125 mm dos espelhos retrovisores, perfeito para passar entre os carros. A altura do banco também não foi alterada, mantendo-se nos 780 mm e oferece bastante espaço para dois; a posição de condução é confortável e segura. Todas as luzes são de LEDs.

 

O espaço debaixo do banco tem capacidade para dois capacetes integrais e pode ser dividido para levar um só capacete e/ou o equipamento de chuva e pastas de tamanho A4. O compartimento da carenagem à frente do lado esquerdo tem tampa com tranca e o seu espaço pode ser arranjado segundo as conveniências do condutor, pode por exemplo, levar um telemóvel ou uma garrafa de água. A ficha USB substitui a anterior ficha de 12 V para acessórios.

 

A Smart Key da Forza 125 – para além de controlar o botão da ignição e a tranca do compartimento de bagagem – também gere a top case Smart de 45 litros (opcional). Com a Smart Key no bolso do condutor, a top case destranca e tranca automaticamente quando o condutor se afasta. A top case também pode ser trancada com a chave. Para manter o volume interno da top case, o mecanismo atuador está localizado na parte de trás da moto.

 

O painel de instrumentos inclui um velocímetro e um conta-rotações analógicos (com mostradores redesenhados) flanqueando o mostrador digital que podem mudar entre 3 modos: 1 conta-quilómetros totalizador, autonomia restante e consumo instantâneo; 2) conta-quilómetros parcial, consumo médio e cronómetro; 3) temperatura ambiente e sensor da bateria.

 

3.2. Motor

 

  • Para 2021, a Forza 125 inclui o Sistema Honda de Controlo de Tração Regulável (HSTC)
  • Motor com tecnologia eSP da Honda e sistema Idling Stop de paragem do motor ao ralenti
  • Os consumos são de 2,34 l/100 km (42,7 km/l) para uma autonomia de cerca de 500 km por cada depósito de combustível

 

O motor eSP (enhanced Smart Power) SOHC de quatro válvulas e refrigeração líquida da Forza 125 debita uma potência de 11 kW às 8.750 rpm e 12,2 N·m de binário às 6.500 rpm. O diâmetro e o curso são de 53,5 x 55,5mm e a relação de compressão é de 11,5 : 1.

 

Quando parada, a Forza 125 acelera muito forte (gastando apenas 13,3 s dos 0 aos 200 m); as respostas a média rotação são excelentes, com excelente ação às acelerações na gama de velocidades típica de uma utilização em cidade (40-60 km). Sem grande esforço, a Forza é capaz de uma velocidade de cruzeiro na ordem dos 90 km/h, para uma velocidade máxima de 108 km/h.

 

 

 

Uma tecnologia adicional para aumentar a confiança do condutor em condições de chuva é o sistema de controlo de tração variável (HSTC); este sistema funciona em segundo plano gerindo subtilmente a tração da roda traseira. Há um indicador "T" no painel de instrumentos que pisca quando o sistema HSTC está a reduzir ativamente a patinagem da roda; este sistema pode ser desligado completamente.

 

O motor eSP tem aplicadas tecnologias Honda de redução do atrito. A câmara de combustão é compacta e o sistema de injeção PGM-FI – com caixa do filtro do ar de 4,7 litros de capacidade e a conduta de admissão de 26 mm de diâmetro – otimiza a velocidade da combustão e o arrefecimento do motor. A disposição inteligente de elementos tais como por exemplo, a bomba de óleo (incorporada no bloco) ajuda a melhorar a eficiência.

 

O cilindro é descentrado, algo que também contribui para a redução do atrito entre o pistão e a parede do cilindro, transmitindo as forças da combustão de forma muito mais eficiente. A camisa "espinhada" de ferro fundido – com micro-extensões na superfície – controla a distorção no diâmetro interior do cilindro. Este design baixa a tensão nos segmentos e reduz o atrito.

 

O radiador de alta eficácia – integrado na parte exterior do lado direito do bloco do motor – usa uma ventoinha pequena e de baixo peso, reduzindo ainda mais as perdas por atrito e os consumos de energia. A resistência ao rolamento dentro da caixa foi reduzida pela utilização de três rolamentos principais de baixo atrito, todos desenhados para suportarem as suas cargas individuais. A polia primária tem design de alhetas que baixa a resistência ao ar e a polia secundária reduz a pressão sobre a correia de transmissão, cortando ainda mais as perdas na transmissão de potência.

 

O alternador e o motor de arranque são uma só unidade sem escovas e de controlo eletrónico; este componente integrado está montado diretamente na extremidade da cambota, servindo estes dois propósitos: carregar a bateria e colocar o motor a trabalhar. Para esta última função, o acionamento é direto, eliminando-se assim ruídos com o engrenamento dos carretos.

O sistema Idling Stop pára automaticamente o motor após três segundos de funcionamento ao ralenti com a Forza parada e os travões aplicados; quando se roda o punho do acelerador, o motor arranca outra vez. A sua utilização é muito suave e fácil, graças ao alternador/motor de arranque e ao mecanismo de retorno da cambota que recoloca em posição antes da admissão e ao mecanismo de descompressão que anula a resistência ao arranque provocada pela própria compressão do motor. Este sistema consegue "ler" o estado de carga da bateria e desativa-se automaticamente para evitar descarregá-la em demasia. A bateria é uma unidade YTZ8V de longa duração.

 

Um dos objetivos originais da Forza 125 é que os reabastecimentos sejam apenas realizados uma vez por semana, para uma utilização normal; a economia do motor eSP oferece quase 500 km de autonomia por cada depósito de 11,5 litros de combustível, graças aos seus reduzidos consumos de apenas 2,34 l/100 km (42,7 km/l) (em modo WMTC).

 

 

 

A atualização de 2021 inclui ainda tampas no motor e um braço oscilante redesenhados, que complementam o novo estilo. O motor agora também tem homologação EURO5 que, a partir de 1 de Janeiro de 2020, veio introduzir restrições significativas ao nível das emissões do motor em relação à homologação EURO4. Estas novas exigências incluíram reduções substanciais nas emissões permitidas de monóxido de carbono, para além de uma redução superior a 40% no total de emissões de hidrocarbonetos, conseguida pela deteção de falhas de ignição e a introdução de um limite de partículas.

 

 

3.3. Chassis

 

  • Quadro em aço, forquilha telescópica de 33 mm e amortecedores duplos atrás com regulação da pré-carga
  • Apenas 161 kg em ordem de marcha, um peso reduzido que aumenta a agilidade e a facilidade de utilização
  • Jantes de alumínio fundido, com travões de disco à frente e atrás e ABS de série

 

Sem alterações para 2021, o quadro em tubos de aço que compõe a "espinha dorsal" da Forza 125 oferece toda a rigidez e robustez necessárias para a enorme diversidade de condições onde este modelo mais será usado. A forquilha robusta de 33 mm é complementada pelos dois amortecedores traseiros – com 7 níveis de afinação da pré-carga da mola – montados no braço oscilante em alumínio.

 

O baixo peso da Forza 125, apenas 161 kg, torna-a fácil de levar à mão, sendo uma scooter extremamente fácil de estacionar. Os 1.505 mm de distância entre eixos oferecem estabilidade e a geometria do quadro – 26.5° de inclinação da coluna de direção e 89 mm de eixo de arraste (trail) – providencia uma direção muito ágil.

 

A jante dianteira de 15 polegadas em alumínio fundido tem montado um pneu 120/70-15 e a jante traseira de 14 polegadas monta um pneu 140/70-14, oferecendo o máximo conforto e tração. A travagem dianteira fica a cargo de um único disco de 256 mm, complementado atrás também por um disco, neste caso de 240 mm e ambos com ABS para maior segurança nas superfícies escorregadias.

 

 

  1. Acessórios

 

Está disponível toda uma gama completa de acessórios para a Forza 125. Estes incluem:

 

Top case opcional de 45 litros compatível com o sistema Smart Key

Top case opcional de 35 litros

Porta-bagagens traseiro (instalação direta)

Bolsas interiores

Punhos aquecidos

 

Disponibilidade: Sob Consulta

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