125 cc (Motos e Scooters)
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MSX125 GROM

MSX125 GROM

Informação Adicional

Motor Monocilíndrico, 2 válvulas, arrefecimento por ar
Cilindrada 125 cm³
Potência Máxima 7,2 kW às 7.250 rpm
Binário Máximo 10,5 N·m às 5.500 rpm
Alimentação PGM-FI
Depósito de Combustível 6,0 Litros
Embraiagem Húmida, discos múltiplos
Caixa de Velocidades 5 velocidades
Transmissão Final Por corrente
Quadro Quadro monotrave à retaguarda, em aço
Dimensões 1.760 mm x 720 mm x 1.015 mm
Altura do Assento 761 mm
Peso em ordem de Marcha 103 kg
Suspensão frente Forquilha dianteira USD, 31 mm
Suspensão retaguarda Monoamortecedor e braço oscilante de tubos quadrados em aço
Pneu Frente 120/70-12
Pneu Retaguarda 130/70-12
Travão frente Um disco de 220 mm com pinça hidráulica de dois êmbolos
Travão retaguarda Um disco de 190 mm com pinça hidráulica de um êmbolo
Fabricante Honda
  1. Introdução

 

Fácil de usar, divertida e funcional, o modelo original de lazer foi apresentado pela Honda em 1963 com a icónica Monkey de rodas pequenas e depois continuou – redesenhada a cada geração – com a Dax, a Ape e a Monkey, ela própria renascida em 2018.

 

Esta fórmula teve eco junto de uma nova geração de jovens condutores. Denominada de "Geração Y" nos EUA, "Dek Neaw" na Tailândia, "Street-Kei" no Japão, estas pessoas cresceram na altura que nascia a Internet e partilham uma cultura, visão e espírito que desafia o convencional.

 

Arrastados de forma instintiva para o mundo das duas rodas, a primeira necessidade de transporte destes clientes será uma moto e esta terá de ser um modelo entusiasmante, mas não muito exigente, com um design que o destaque dos demais e que tenha um preço razoável. Em 2013, a Honda introduziu a MXS125 (um acrónimo para Mini Street X-treme 125), um modelo que veio precisamente suprir as necessidades deste tipo de clientes.

 

Um produto verdadeiramente global, a MSX125 (denominada de "Grom" no Japão e nos EUA) tem sido um sucesso em todo o mundo. Logo na sua primeira época de vendas, a MSX125 juntou-se à CBF125 no top das cinco motos de 125 cm³ mais vendidas na Europa. E, ao longo dos últimos anos, este modelo estabeleceu-se como um dos favoritos, usado como simples meio de transporte urbano ou como uma afirmação de estilo altamente personalizada pelo seu público-alvo.

 

Passados 6 anos de sucesso e de várias evoluções apenas de estilo que piscaram um olho a toda uma nova geração de jovens condutores, é chegada a altura de termos uma MSX125 nova. Ou, para a chamarmos pelo seu nome completo aqui na Europa, uma nova MSX125 Grom. Totalmente renovada e com um idioma de design ainda mais refrescante, continuando a ser indubitavelmente uma Honda, uma Honda pequena, mas com sonhos enormes.

 

 

 

 

  1. Generalidades do modelo

 

A ciclística completamente redesenhada confere à MSX 125 Grom um novo idioma de design; fresco e divertido; é também muito fácil de personalizar segundo a criatividade de cada um. O painel de instrumentos TFT foi atualizado e inclui agora um conta-rotações e um indicador de mudança engrenada

 

O novo motor, arrefecido a ar, mantém todas as performances úteis da geração anterior, mas acrescenta-lhe uma quinta velocidade. A parte ciclística não foi alterada e oferece as mesmas dimensões reduzidas, com suspensões, travagem e maneabilidade de "moto grande"

 

 

 

  1. Caraterísticas Principais

 

3.1 Estilo e Equipamento

 

  • Ciclística redesenhada, aumenta a individualidade
  • Elevado potencial de personalização; todos os quatro painéis são instalados com apenas seis parafusos de cada lado
  • Painel de instrumentos TFT, inclui um conta-rotações e um indicador de mudança engrenada
  •  

A MSX125 anterior tinha um visual que era um reflexo miniaturizado das linhas modernas das motos desportivas da gama Honda da época. Para 2021, a nova MSX 125 Grom tem uma linha de design diferente.

 

A ciclística deste modelo apresenta um novo tipo de peculiaridade – uma individualidade distinta que mistura o caráter moderno do elegante farol de LEDs, do banco de altura reduzida e do subquadro com o aspeto "retro" das tampas do depósito e dos painéis laterais supercompactos. E, graças aos esforços continuados dos clientes para tornar as suas MSX 125 únicas, a MSX125 Grom foi concebida para ser fácil de adaptar e personalizar – as tampas fixam-se com seis grandes parafusos circundantes de cada lado, num outro toque de design exclusivo.

 

Os acabamentos dourados na forquilha USD e o amarelo da mola do amortecedor traseiro sobressaem em nítido contraste com o motor, o escape, as jantes e o braço oscilante, todos em preto. O painel de instrumentos é bastante fácil de ler, para uma unidade com as suas dimensões e foi redesenhado, incluindo agora um conta-rotações e um indicador de mudança engrenada para além dos anteriores, velocímetro, conta-quilómetros parcial duplo, indicador do nível do combustível e relógio. Para repor os conta-quilómetros parciais a zero, para acertar o relógio ou para alternar entre o conta-quilómetros totalizador e os conta-quilómetros parciais, basta carregar nos botões de cada lado do painel.

 

A nova MSX125 Grom vai estar disponível nas seguintes 3 opções de cor:

 

Force Silver Metallic

Mat Gunpowder Black Metallic

Gayety Red

 

 

 

3.2. Motor

 

  • Unidade nova de 125 cm³, duas válvulas e arrefecimento por ar
  • Caixa de cinco velocidades para maior potencial de utilização fora da cidade
  • Homologação EURO5

 

A MSX125 Grom tem um novo motor de 125 cm³, duas válvulas e arrefecimento a ar; as cotas do motor são: 50 mm de diâmetro e 63,1 mm de curso, para uma relação de compressão de 10,0 : 1. O pico de potência é de 7,2 kW e chega às 17.250 rpm, com o pico de binário de 10,5 N·m a aparecer às 5.500 rpm.

 

Tal como o design anterior, o motor da MSX125 Grom reúne uma mistura perfeita de arranques super-rápidos e utilidade acessível e abrangente. Este é um motor divertido e que oferece acelerações poderosas e imediatamente disponíveis ao rodar o punho do acelerador; uma importante atualização que os condutores decerto vão apreciar é a integração de uma caixa de 5 velocidades (em vez de apenas 4), o que permite espaçar ainda mais as relações para velocidades de cruzeiro mais descontraídas e mais elevadas. A velocidade máxima subiu de 92 para 94 km/h.

 

A operação manual da embraiagem continua a oferecer uma condução semelhante à de uma moto normal; o pinhão de ataque com 15 dentes e a cremalheira traseira de 38, conjugados com as jantes de 12 polegadas oferecem respostas animadas na cidade e permitem viajar lentamente com uma mudança alta.

 

Este modelo é também muito económico, com consumos de 65,7 km/l (1,52 l/100 km) (em modo WMTC) graças às tecnologias de baixo atrito usadas, tais como cilindro descentrado e balanceiros de roletes no conjunto de válvulas. O sofisticado sistema de injeção PGM-FI garante uma combustão altamente eficiente e funciona em conjunto com a admissão de ar e com o escape do motor para oferecer acelerações envolventes. Os 2.5 L de capacidade da grande caixa do filtro do ar e o próprio filtro, húmido e do tipo painel unem-se para oferecer uma admissão silenciosa e fiável; este último tem intervalos de mudanças de 10.000 milhas (cerca de 16.000 km). O coletor de escape e o silenciador estão agora separados.

 

A MSX 1255 Grom tem homologação EURO5 que, a partir de 1 de Janeiro de 2020, veio introduzir restrições significativas ao nível das emissões do motor em relação à homologação EURO4. Estas novas exigências incluíram reduções substanciais nas emissões permitidas de monóxido de carbono, para além de uma redução superior a 40% no total de emissões de hidrocarbonetos, conseguida pela deteção de falhas de ignição e a introdução de um limite de partículas.

 

 

 

 

3.3. Chassis

 

  • Quadro monotrave à retaguarda em aço oferece uma base robusta; banco com 761 mm de altura
  • Forquilha USD de 31 mm e monoamortecedor compõem o sistema de suspensão de alta qualidade
  • Jantes de 12 polegadas e sistema de travagem hidráulico por discos, a frente e atrás

 

A comprovada ciclística da MSX125 Grom permanece essencialmente inalterada nesta atualização de 2021, e as prioridades do design original mantêm-se as mesmas: fornecer um modelo de base que os condutores recém-encartados pudessem usar facilmente – e também estacionar – num ambiente urbano, mas com todas as funcionalidades fora das cidades e que também conseguisse transportar um passageiro.

 

O quadro monotrave à retaguarda em aço oferece uma base robusta à MSX125 Grom. O seu tubo rígido de seção quadrada une a coluna da direção diretamente às placas pivot do braço oscilante, deixando visíveis todos os outros componentes montados no quadro, o que contribui bastante para o visual minimalista da MSX 125 Grom. A rigidez e flexão nos eixos vertical e horizontal foram especificamente ajustadas, tal como a flexão nos pivots do braço oscilante e nas placas dos pendurais do motor, o que fornecem o equilíbrio perfeito entre conforto e confiança.

 

A estrutura do quadro também permite alojar eficientemente os componentes do sistema PGM-FI; as demais peças elétricas colocadas dentro da tampa do depósito fez aumentar a capacidade para 6,0 L. A distância entre eixos é compacta, 1.2040 mm, com um ângulo da coluna de direção de 25° e um eixo de arraste (trail) de 84 mm. O peso em ordem de marcha é de apenas 103 kg. Os apenas 761 mm de altura do banco (um valor extremamente baixo) tornam a MSX125 Grom muito fácil de conduzir; as suas dimensões permitem a quem use uma autocaravana possa facilmente carregar/descarregar, transportar e usar a MSX 125

 

As suspensões à frente e atrás oferecem uma condução de classe superior. A forquilha USD de 31 mm reduz o peso não suspenso e, graças à maior área de suporte da pressão (em comparação com uma forquilha telescópica normal), oferece um amortecimento melhorado em todo o curso Os mesas superior e inferior são de tamanho completo, o que melhora ainda mais a maneabilidade e a sensibilidade do condutor; o amortecedor traseiro leve e robusto trabalha num braço oscilante em tubos de aço e tem formato em H; este componente e simples e resistente tem secção de 50 x 25 mm.

 

As jantes remodeladas de alumínio fundido e 5 raios são de 12 polegadas e são agora mais largas, 2,5 polegadas; estes componentes são fundamentais para a forma e função da MSX Grom. Os pneus de medidas 120/70-12 à frente e 130/70-12 atrás conferem um aspeto dinâmico e de elevadas performances à MSX 125 Grom. Os travões são sistemas hidráulicos; à frente, temos uma pinça de dois êmbolos (de acabamento dourado) e um disco de 220 mm e atrás há um disco de 19 mm com uma pinça de um só êmbolo. O sistema ABS funciona com base numa unidade IMU.

 

Disponibilidade: Sob Consulta

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