Honda
Share |

AFRICA TWIN ADVENTURE SPORTS ES (MT)

 AFRICA TWIN ADVENTURE SPORTS ES (MT)

Informação Adicional

Motor Motor bicilíndrico paralelo, 8 válvulas, 4 tempos, cambota a 270°, Unicam, arrefecimento por líquido
Cilindrada 1084 cm³
Potência Máxima 75 kw às 7500 rpm
Binário Máximo 105 N·m às 6250 rpm
Alimentação PGM-FI
Depósito de Combustível 24,8 litros
Embraiagem Embraiagem húmida, de discos múltiplos e molas helicoidais, com came de assistência em alumínio e função deslizante DCT – 2 embraiagens húmidas, multidiscos com molas helicoidais
Caixa de Velocidades Caixa manual de 6 velocidades (caixa DCT de 6 velocidades)
Transmissão Final Por corrente
Quadro Berço semi-duplo
Dimensões 2330 mm x 960 mm x 1490 mm (1545 mm com o para-brisas na posição mais alta)
Altura do Assento 850/870 mm (banco mais baixo opcional de 825 mm, banco mais alto opcional de 895 mm)
Peso em ordem de Marcha 238 kg (DCT 248 kg)
Suspensão frente Forquilha telescópica invertida Showa de 45 mm, tipo cartucho, com afinador tipo mostrador da pré-carga e afinação do amortecimento, 230 mm de curso EERATM – Forquilha telescópica invertida Showa, com bainhas de 45 mm de diâmetro e sistema Showa EERAT
Suspensão retaguarda Braço oscilante monobloco em alumínio, com sistema Pro-Link e amortecedor com reservatório de gás, afinador hidráulico tipo mostrador da pré-carga e afinação do amortecimento em extensão, 220 mm de deslocamento da roda traseira. EERATM – Braço oscilan
Pneu Frente 21 M/C x MT 2,15, jante de alumínio com raios de aço
Pneu Retaguarda 18 M/C x MT4,00, jante de alumínio com raios de aço
Travão frente 2 canais com IMU ABS com seleção de modos, com definição para estrada e fora-de-estrada Sistema hidráulico de dois discos ondulados e flutuantes de 310 mm, com cubos em alumínio, pinças radiais de 4 êmbolos e pastilhas em material sinterizado
Travão retaguarda Sistema hidráulico de um disco ondulado de 256 mm, com pinça de 1 êmbolo e pastilhas em material sinterizado. 2 canais e ABS traseiro com função de desligar.
Fabricante Honda

Os pontos principais deste modelo tão popular permanecem intocados: um chassis de baixo peso e um motor de 1084 cm³ pleno de binário; um conjunto completo de sistemas eletrónicos que usa uma unidade de medição de inércia de seis eixos para gerir os modos de condução, bem como o sistema HSTC de controlo de tração, o ABS em curva, o sistema de controlo anti-cavalinho, o sistema de controlo do levantamento traseiro e a funcionalidade de deteção de curva na versão DCT; o sistema de controlo da velocidade de cruzeiro, os punhos aquecidos, a ficha USB e a ficha de carregamento de acessórios, todos de série; um ecrã táctil TFT a cores de 6,5 polegadas que incorpora os protocolos Apple CarPlay®, Android Auto® e tem conectividade Bluetooth; os faróis duplos de LEDs com tecnologia DRL de luzes diurnas e luzes de curva; e o sistema opcional de suspensões eletrónicas Showa (Showa EERA™). E aquele design e estilo inconfundíveis Africa Twin.

  1. Introdução

 

Já passaram mais de três décadas desde que a Africa Twin XRV650 saiu das linhas de produção e mudou para sempre o mercado Europeu; apesar de a moto que agora transporta este nome – lançada em 2016 com o nome CRF1000L Africa Twin – não partilhar nenhum dos componentes do modelo antigo, este novo modelo herdou do modelo original toda a essência e o espírito que tornaram a Africa Twin original tão popular.

 

Era o equilíbrio entre a potência e o peso que estava no centro do apelo da moto original – tal como no novo modelo. Com sua aparência atlética e única, um motor agradável e de elevada capacidade de utilização, e uma ciclística eficaz e confortável, a CRF1000L Africa Twin provou ser um modelo verdadeiramente polivalente dos dias modernos e tem sido extremamente popular entre os condutores de aventura de todo o mundo, bem como para quem se desloca na cidade ou apenas usa a moto para as viagens de turismo de fim de semana.

 

Em 2018, a Africa Twin, com caixa manual e também em versão de transmissão de dupla embraiagem (DCT), recebeu o sistema de acelerador eletrónico (TBW), juntamente com 4 modos de condução, opções alargadas do sistema HSTC de controlo de tração selecionável e ainda um desenvolvimento ao nível da admissão e do escape, para um motor com melhores respostas e uma sonoridade mais emotiva. A plataforma também se expandiu: a Africa Twin Aventure Sports – com as mesmas atualizações, mas com proteção melhorada contra o vento, maior autonomia por depósito e suspensões de cursos mais longos – aumentou ainda mais a capacidade de utilização da moto no território off-road de longa distância.

 

Para 2020, a introdução de um motor de 1084 cm³, com maior capacidade e curso mais longo foi outro marco na evolução da Africa Twin. A própria CRF1100L Africa Twin* foi totalmente redesenhada, com um estilo rally compacto e agressivo e um foco ainda mais acentuado na condução fora-de-estrada. Enquanto isso, o conforto na condução de turismo, a tecnologia e a capacidade da CRF1100L Africa Twin Adventure Sports também foram melhorados - incluindo as suspensões opcionais eletrónicas Showa (Showa EERA ™), uma tecnologia de ponta disponível para este modelo.

 

* Ver o Press Kit em separado da Africa CRF1100L.

 

 

  1. Generalidades do modelo

 

A CRF1100L Africa Twin Adventure Sports partilha o quadro, o motor e a posição de condução da CRF1100L Africa Twin, cujo foco é a condução fora-de-estrada, mas tem um papel muito próprio: oferecer ao condutor uma verdadeira capacidade de percorrer longas distâncias e um caráter muito prático, tanto em estrada, como fora dela. Para isso, o depósito de combustível tem 24,8 litros de capacidade e a moto tem um complemento maior de proteções contra o vento (carenagem frontal e painéis laterais), para além de um para-brisas com regulação em altura, uma grande proteção para o cárter do motor, um porta-bagagens traseiro em alumínio e pneus e jantes tubeless. O carregador ACC e os punhos aquecidos também são de série.

 

Em 2020, as alterações tornaram a moto menor, mais delgada, mais baixa e também 5 kg mais leve, isto em relação ao modelo anterior de 998 cm³; as performances, por outro lado, ficaram mais fortes graças às alterações introduzidas no motor, com mais 7% de potência de pico, mais 6% de binário máximo e bastante mais força em todas as rotações. O motor foi a primeira unidade Honda a ter homologação EURO5. O quadro também foi todo revisto e possui um novo subquadro em alumínio. O braço oscilante tem por base a unidade do modelo de motocross, a CRF450R.

 

No centro da Africa Twin Adventure Sports, encontramos uma Unidade de Medição de Inércia (IMU - Inertial Measurement Unit) de seis eixos que comanda não apenas o sistema de controlo de tração HSTC de 7 níveis, mas também os 3 níveis do sistema de controlo anti-cavalinho, o ABS em curva (com configuração off-road), o sistema de controlo de elevação da traseira e a função de deteção de curvas na versão DCT. Há quatro modos de condução por defeito: URBAN, TOUR, GRAVEL e OFF-ROAD.

 

Para um amortecimento ideal da suspensão dianteira e traseira, a Africa Twin Aventure Sports está disponível por opção com suspensões Showa EERA. Os quatro modos padrão – SOFT, MID, HARD e OFF-ROAD – abrangem todos os tipos de condições de condução e há um modo USER para ajustes personalizados. A pré-carga da mola traseira também pode ser ajustada com a moto parada.

 

Oferecendo um controlo total, a posição de condução apresenta um banco estreito e um guiador em posição elevada. As duas luzes DRL de condução diurna são de LEDs e incluem luzes de curva de três fases - que ajustam automaticamente o campo de iluminação dependendo do ângulo de inclinação, dando uma visibilidade ideal e melhorando a segurança. O controlo da velocidade de cruzeiro e os punhos aquecidos são de série. O ecrã multi-informações TFT por toque de 6,5 polegadas a cores oferece uma experiência envolvente com os sistemas da moto; a juntar a isso, o ecrã MID tem também protocolo Apple CarPlay® e conectividade Bluetooth, com a funcionalidade Android Auto® a ser introduzida no início de 2021.

 

Para 2022, a CRF1100L Africa Twin Adventure Sport apresenta uma transmissão de dupla embraiagem (DCT) melhorada; esta caixa oferece uma maneabilidade ainda mais suave em 1ª. e 2ª.; a moto tem também um novo para-brisas regulável mais curto e novo grafismo "Cracked Terrain" muito elegantes.

 

 

  1. Caraterísticas Principais

 

3.1 Estilo e Equipamento

 

  • Complemento de proteções e *novo* para-brisas mais curto com regulação.
  • Novo grafismo "Cracked Terrain"
  • Depósito de combustível de 24,8 L, painéis com inserções de alumínio, porta-
    -bagagens traseiro e proteção inferior do motor
  • Luzes DRL de Condução Diurna com Luzes de Curva
  • Sistema de controlo da velocidade de cruzeiro, punhos aquecidos e ficha de acessórios
  • Ecrã TFT sensível ao toque TFT de 6,5 polegadas (ecrã MID multi-informações)
  • Os protocolos Apple CarPlay® e Android Auto® permitem a utilização de um smartphone através do ecrã multi-informações MID
  •  

 

Concebida para percorrer grandes distâncias, a Africa Twin Adventure Sports tem uma carenagem frontal grande que, para 2022, recorre a um novo ecrã 110 mm mais curto com 5 níveis de regulação; este ecrã melhora a visibilidade e oferece ainda bastante proteção contra o vento e os elementos atmosféricos. Com o mesmo banco de 850-870 mm da Africa Twin normal, o guiador de 1.182 mm oferece uma posição de condução na vertical e de alta visibilidade, com um controlo confortável, seja de pé ou sentado.

 

A secção traseira é extremamente estreita e o banco delgado foi cuidadosamente contornado para facilitar os movimentos para frente e para trás, bem como um bom alcance ao solo. Com capacidade para 24,8 litros de combustível, o depósito oferece uma autonomia potencial superior a 500 km, graças a consumos muito comedidos de 4,9 l/100 km (20,4 km/l) na versão manual e de 4,8 l/100 km (20,8 km/l) no modelo DCT (ambos calculados em modo WMTC). A grande proteção do motor e o porta-bagagens traseiro de alumínio estão incluídos na especificação de origem.

 

O farol duplo de LEDs está em posição mais elevada e possui um feixe de luz penetrante; também está incluído um conjunto de luzes diurnas de condução (DRL) com função automática de ajuste à intensidade da luz ambiente que melhora a segurança, independentemente das condições. Para maior segurança, a CRF1100L Africa Twin Adventure Sports possui luzes de curva de três fases à direita e à esquerda; estas luzes usam a velocidade e o ângulo de inclinação (controlado pela unidade IMU) para ajustar automaticamente a área iluminada nas curvas.

As proteções de punho grandes são equipamento de série.

 

O ecrã TFT é sensível ao toque e tem 6,5 polegadas; esta unidade MID (Multi Information Display – Ecrã Multi-Informações) a cores mantém o condutor informado e em controlo de todos os sistemas da Africa Twin e cada um dos modos de condução é selecionado na parte superior esquerda do ecrã. O ecrã MID também pode ser personalizado para mostrar vários níveis de informação em relação ao modo de condução escolhido e é fácil de usar, mesmo com luvas.

 

Esta unidade incorpora os protocolos Apple CarPlay® e Android Auto® e permite a utilização de um smartphone através do ecrã multi-informações MID. Esta unidade também permite aceder às aplicações de navegação e exibir as suas informações e, por meio de um sistema de auscultadores e microfone Bluetooth instalado no capacete, podem ser feitas ou recebidas chamadas telefónicas. O smartphone é ligado à ficha de carga USB do lado direito do ecrã MID. A conectividade sem fios Bluetooth em modo mãos-livres também é uma opção e todos comandos são feitos nos interruptores do lado esquerdo.

 

Os piscas dianteiros e traseiros de direção têm uma função de sinalização de travagens de emergência. Se o condutor travar de repente a uma velocidade superior a 50 km/h, as luzes de emergência piscam para avisar os outros utilizadores da estrada que a Africa Twin está a travar de emergência. Os piscas incluem uma função de cancelamento automático; em vez de usar um temporizador simples, o sistema compara a diferença de velocidade das rodas dianteira e traseira e calcula quando deve cancelar a indicação relativa à situação. A função de cancelamento automático pode ser desligada no painel de instrumentos MID. O sistema de controlo da velocidade de cruzeiro facilita as viagens mais longas e é equipamento de série.

 

A CRF1100L Africa Twin Adventure Sports vai estar disponível nas seguintes cores:

 

Branco Pérola Tricolour Glare

Preto Metalizado Ballistic Mate

 

Novidade para 2022, o novo design "Cracked Terrain" e os novos esquemas cromáticos, que agora apresentam novas tampas laterais de alumínio totalmente pretas e porta-bagagens traseiro também em alumínio.

 

 

3.2. Motor

 

  • O motor de 1.084 cm³ debita uma potência de pico de 75 kW e um binário máximo de 105 N·m
  • A juntar ao aumento verificado na cilindrada, as atualizações de 2020 incluíram uma nova cabeça de motor, novo comando e elevação das válvulas, nova rampa de aceleração e novo sistema de escape
  • A Válvula de Controlo Variável do Escape (ECV - Exhaust Control Valve) oferece uma sonoridade envolvente a baixa rotação e excelentes performances a alta rotação

 

Os pontos fundamentais da arquitetura do motor bicilíndrico paralelo SOHC de 8 válvulas não foram alterados em 2020, mas a cilindrada subiu para 1.084 cm³ (antes era de 998 cm³). Como resultado, a potência de pico aumentou de 70 para 75 kW às 7500 rpm e o binário máximo subiu de 99 para 105 N·m às 6250 rpm. Significativamente, o aumento óbvio da potência e do binário fazia-se sentir logo desde as 2.500 rpm e até ao redline.

 

Para obter esta cilindrada mais elevada, os cilindros mantiveram o seu diâmetro de 92 mm, mas o curso cresceu, 81,5 mm (antes, era de 75,1 mm); a relação de compressão é de 10,1 : 1. As camisas dos cilindros também em alumínio permitem poupar peso. Graças a outros pontos de pormenor que permitiram baixar o peso, por exemplo, na transmissão e noutros componentes, a versão manual do motor de 1084 cm³ reduziu em 2,5 kg o peso da anterior unidade de potência de 998 cm³, sendo esse valor de 2,2 kg na versão DCT. A cabeça do motor também foi completamente revista e foi introduzida uma nova rampa de aceleração. As cotas do motor, em termos de diâmetro e curso dos cilindros foram alinhadas para criar um perfil suave de admissão de ar; a programação da ECU foi atualizada e os ângulos dos injetores foi modificado para injetarem uma pulverização mais direta nas novas câmaras de combustão com duas velas.

 

Outras mudanças incluíram melhorias no comando das válvulas e maior dimensão nas válvulas de admissão (de 9,2 para 10,1 mm) e de escape (de 8,6 para 9,3 mm). Para complementar e lidar com a maior eficiência da admissão e também com os fluxos gasosos aumentados, a panela de escape apresenta uma nova Válvula de Controlo Variável do Escape (ECV - Exhaust Control Valve) muito semelhante à unidade instalada na Fireblade. Esta válvula oferece melhor desempenho e eficiência do motor à medida que a rotação sobe e uma nota de escape agradável a baixa rpm.

 

Os componentes fundamentais do motor permanecem inalterados. O conjunto de válvulas SOHC Unicam da Honda é uma herança do modelo de competição do campeonato de motocross da Honda, a CRF450R; a árvore de cames fundida colocada em posição baixa no motor contribui para a natureza compacta da cabeça do motor e de toda a unidade do motor.

A cambota de 270° de fase e o intervalo de ignição irregular criam um "troar" distinto.

 

Os cárteres do motor são divididos na vertical; a bomba de água está alojada de forma eficiente dentro do cárter da embraiagem e o termóstato está integrado da cabeça do motor. As versões manual e DCT de transmissão de dupla embraiagem do motor partilham um bloco comum, com apenas pequenas diferenças externas; as bombas de água e de óleo são ambas acionadas pelos veios de equilibragem do motor.

 

O design é do tipo semi-seco com armazenamento de óleo no depósito inferior do cárter. Isto permite obter um cárter de óleo de menor profundidade, logo mantendo a altura total do motor num nível reduzido. Como a bomba alimentada por pressão está localizada dentro do depósito de onde suga o óleo, não há necessidade de haver passagens de óleo pressurizadas. As vibrações secundárias são neutralizadas pelo movimento recíproco e mútuo dos pistões e as vibrações primárias de inércia e de acoplamento são eliminadas pelos veios de equilibragem biaxiais.

 

O centro da embraiagem e o prato de pressão, em alumínio, recorrem a "cames de assistência" que facilitam a engrenagem de mudanças mais altas e cames de "deslizamento" nas desacelerações e nas reduções; em 2020, o diâmetro da embraiagem foi reduzido, em relação ao design anterior. A tensão da mola também foi reduzida, aligeirando a força na manete. A caixa manual de seis velocidades usa o mesmo design de came das mudanças que a CRF450R, assegurando mudanças muito positivas. Para 2022, as melhorias introduzidas no sistema Quickshifter opcional permitem mudanças ainda mais suaves nas mudanças mais baixas.

 

 

3.3 Gestão eletrónica do motor e da ciclística

 

  • Os níveis de intervenção do sistema HSTC de controlo de tração com gestão da unidade IMU têm agora maior foco na condução fora-de-estrada
  • Função anti-cavalinho com 3 níveis e gestão IMU
  • Quatro modos de condução: TOUR, URBAN, GRAVEL e OFF-ROAD.
  • Dois modos USER que permitem a personalização total dos modos de condução

 

O motor da Africa Twin Adventure Sports recebeu as vantagens do sistema TBW (Throttle By Wire) em 2018; com este sistema, foi possível implementar uma gestão muito mais precisa da potência e do caráter do motor, bem como o sistema HSTC de controlo de tração variável da Honda, melhorando o controlo da aderência do pneu traseiro; para 2020, o sistema evoluiu para funcionar em conjunto com a unidade IMU* de seis eixos.

 

Este sistema eletrónico oferece 4 níveis de potência e 3 níveis de travagem do motor. Há sete níveis de controlo de tração HSTC e a quantidade de intervenção de cada nível foi otimizada para trabalhar com as informações em tempo real (ângulo e relação de guinada (yaw)/rolamento) da IMU. O espaçamento dos níveis foi otimizado para dar ao condutor uma escolha mais precisa da quantidade de patinagem do pneu traseiro para andar fora-de-estrada. O sistema HSTC também pode ser totalmente desligado.

 

A função anti-cavalinho é outra caraterística nova introduzida em 2020. Novamente, com a unidade IMU a medir a inclinação e a aceleração e a controlar o binário do motor através do sistema de acelerador eletrónico TBW, o condutor pode optar por 3 níveis de intervenção. O nível 1 deixa levantar a roda da frente como pretendido, mas suprime os movimentos súbitos. O nível 3 não deixa levantar a roda e o nível 2 situa-se a meio entre os dois. A função anti-cavalinho também pode ser completamente desativada.

 

Há quatro opções por defeito para os modos de condução: os modos TOUR, URBAN, GRAVEL e OFF-ROAD abrangem a maioria das condições e situações de condução; os dois modos USER são totalmente personalizáveis. Mesmo nos modos de condução por defeito, é possível alterar determinados parâmetros – o sistema HSTC, entre os nível 1 e 7 (e desligado), a função anti-cavalinho, entre os níveis 1 e 3 (e desligado) e os padrões das mudanças do modo S do sistema DCT, entre os níveis 1 e 3.

 

O modo TOUR usa o nível mais elevado de Potência (P = Power) (1), para as viagens com carga e passageiro, Travagem de Motor (EB = Engine Braking) a nível médio (2) e função de ABS em curva ativada.

 

O modo URBAN é adequado a uma vasta gama de condições de condução e usa os níveis P (2) e EB (2) médios e função de ABS em curva ativada.

 

O modo GRAVEL oferece os níveis P (4) e EB (3) mais baixos. A função de ABS em curva está ativada com definição para off-road; nesta configuração, o ABS traseiro não pode ser desligado.

 

O modo OFF-ROAD usa nível P médio (3) e o nível EB mais baixo (3). A função de ABS em curva está ativada com definição para off-road; nesta configuração, o ABS traseiro pode ser desligado.

 

Os modos USER 1 e 2 oferecem ao condutor uma escolha distinta de duas configurações onde se pode personalizar tudo – entre os níveis P 1-4, EB 1-3, controlo de tração HSTC, função anti-cavalinho e ABS (estrada/fora-de-estrada). O modo USER 1 começa com P no nível 2 e EB também no nível 2; o modo USER 2 usa P no nível 4 e EB no nível 3.

 

*Ver a secção 3.5 Ciclística deste Press Kit.

 

 

3.4 Transmissão de Dupla Embraiagem

 

  • Mudanças super-rápidas, "fáceis e diretas" em modo manual (MT) ou nos modos D e S automáticos
  • Modo S (com 3 níveis), permite maior rotação do motor e reduções mais cedo que o modo D, para um estilo de condução agressivo
  • Interruptor G para melhor tração da roda traseira na condução fora-de-estrada
  • Função de deteção da inclinação, adapta o padrão das mudanças à inclinação do pavimento
  • Unidade IMU oferece uma função de deteção de curvas, para melhoria dos pontos de mudança

Disponibilidade: Sob Consulta

18 925,00 €
  • Comparar
  • */ ?>

    Seja o primeiro a analisar este produto

    * Campos obrigatórios

    18 925,00 €

    Etiquetas de Produtos

    Utilize um espaço para separar as etiquetas. Utilize aspas simples (') para frases.