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CB 1100 EX

CB 1100 EX

Informação Adicional

Motor Quatro cilindros em linha, DOHC, refrigeração por ar e óleo
Cilindrada 1.140 cm³
Potência Máxima 90CV (66 kW)/7.500 rpm (95/1/EC)
Binário Máximo 91N·m/5.500 rpm (95/1/EC)
Alimentação Injecção electrónica de combustível PGM-FI
Depósito de Combustível 16,8 litros
Embraiagem Embraiagem multi-discos, húmida
Caixa de Velocidades 6 mudanças
Transmissão Final Por corrente
Quadro Duplo-berço, em aço
Dimensões 2.200 x 830 x 1.130mm
Altura do Assento 790mm
Peso em ordem de Marcha 255kg
Suspensão frente Forquilha convencional de 41 mm com pré carga da mola ajustável
Suspensão retaguarda Dois amortecedores com afinação da pré-carga da mola
Pneu Frente 110/80-R18
Pneu Retaguarda 140/70-R18
Travão frente Dois discos 296mm e ABS de 2 canais
Travão retaguarda Um disco e ABS de 2 canais
Fabricante Honda

Actualizações do modeloCom linhas renovadas em pormenores deliciosos, a Honda CB1100EX apresenta um estilo ainda mais clássico e apresenta novas jantes com raios de aço inoxidável, suspensões Showa e iluminação de LEDs. O seu motor evocativo de quatro cilindros respira por sistemas de admissão e escape revistos e está agora equipado com uma embraiagem deslizante.

 

 

1. Introdução 

Desde 1959, quando apareceram pela primeira vez a adornar a bicilíndrica CB92 Benly, as duas letras "CB" significam muito para a Honda e para os proprietários das suas motos. E, em 1969, passaram a significar ainda mais com o lançamento da tetracilíndrica CB750, num momento seminal para o motociclismo porque a primeira superbike de produção do mundo definiu um conceito que dura até aos dias de hoje.

Actualmente, o pensamento "old school" passou a ser considerado a nova tendência e, em 2013, a Honda introduziu, na Europa, a CB1100 – um modelo que já liderava as tabelas de vendas no Japão – para satisfazer a procura crescente por parte de um batalhão de condutores que vêem a CB de quatro cilindros e refrigeração por ar como uma peça de engenharia sem a qual não podem passar.

Para 2017, estão disponíveis duas versões da CB1100. A CB1100RS* oferece uma atracção desportiva de novo tipo; a CB1100EX possui maior estilo retro e apresenta diversas actualizações de performance.

*ver as informações de imprensa da CB1100RS no documento em separado.

O modelo é fabricado nas instalações de Kumamoto, num processo de produção que foi revisto nos seus aspectos fundamentais, de forma a integrar as tecnologias e as capacidades especializadas num modelo com toda a atenção ao detalhe e pormenor, para além de um lugar na história que só vem com a passagem de muitas décadas.

Nas palavras de M. Imada, Líder do Projecto da CB1100EX de 2017:

 

 "Tal como com as CBs do passado, temos de entender o prazer intemporal que os nossos clientes retiram das suas motos de quatro cilindros refrigeradas por ar. Por isso, era muito importante conseguirmos melhorar ainda mais o carácter de "modelo de desejo" da CB1100 e aumentar-lhe as funcionalidades, numa sensação profunda de preenchimento do seu condutor. Esperamos que muitos condutores possam apreciar e compreender a estrutura de uma moto tradicional, aos comandos da nova CB1100EX.

 

 

2. Generalidades do modelo

A CB1100EX sublinha as proporções e a silhueta de uma verdadeira superbike dos anos 70. O depósito curvilíneo – fabricado sem costuras soldadas – evoca um fabrico manual e o farol redondo e o painel de instrumentos de dois mostradores faz lembrar os modelos Honda do passado. 

No entanto e num toque de necessária modernidade, o farol dianteiro e o farolim traseiro são agora de LEDs e as novas rodas de 18 polegadas possuem raios em aço inoxidável. Para melhorar a elasticidade das suspensões, a forquilha dianteira Showa de Dupla Válvula de Torção e 41 mm é complementada por um par de amortecedores traseiros também Showa.

O motor respira mais facilmente graças às revisões na admissão e aos dois escapes mais pequenos e mais leves. A embraiagem com função de escorregamento facilita as passagens de caixa e ajuda à estabilidade da roda traseira nas reduções.

Com as suas linhas clássicas, a CB1100EX reaviva a memória e mistura as performances viciantes do seu motor com uma sonoridade cheia de personalidade e alma que é verdadeiramente atraente. É um modelo para "saborear" e contemplar onde quer que se vá; todos os ângulos e todas as partes são perfeitamente satisfatórias.

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3. Características principais

 

3.1 Ciclística 

 O quadro clássico da CB1100EX é uma unidade tubular, tipo berço, que apoia o motor em quatro pontos rígidos e duas fixações em borracha. A geometria da direcção é descontraída e clássica, com a coluna da direcção inclinada a 27° e eixo de arraste (trail) de 114 mm; a distância entre eixos é de 1.490mm, oferecendo uma condução neutra e segura. O "triângulo" do condutor também é descontraído e vertical; o banco tem 790mm de altura e o formato do guiador foi revisto para manter uma posição neutra. O peso em ordem de marcha é de apenas 255kg.

Para um excelente controlo da CB1100EX, a suspensão dianteira é uma forquilha Showa de Dupla Válvula de Torção (SDBV) e 41 mm de diâmetro que recorre a duas válvulas para gerar a força de amortecimento em compressão e em extensão, oferecendo uma suspensão muito linear. A nova mesa de direcção superior é em alumínio fundido e tem acabamento escovado e camada translúcida; a mesa inferior mantém as colunas da forquilha numa posição mais elevada.

Os dois amortecedores traseiros também são unidades Showa, oferecem afinação da pré-carga e funcionam em cima de um braço oscilante em aço; todo o sistema está agora melhor arranjado graças à passagem do tubo de travão pela parte inferior do braço oscilante. A protecção da corrente é em alumínio e vem substituir a anterior em plástico.

A CB1100EX possui novas rodas de 18 polegadas, com pneus 110/80 R 18 à frente e 140/70/ R18 atrás. Os cubos das rodas são de menores dimensões e "prendem" a jante por intermédio de 40 novos raios em aço inoxidável e de maior comprimento (em vez dos anteriores 48 raios zincados). A travagem dianteira fica a cargo de dois discos flutuantes de 296 mm e pinças Nissin de quatro êmbolos; atrás o sistema é complementado por um disco de 256 mm e uma pinça de êmbolo simples. A moto vem equipada de série com ABS.

Juntamente com o aspecto "exposto" do motor, o formato do depósito de combustível – as suas curvas e linhas – contribui muito para dar a uma moto naked todo seu carácter e toda a sua atracção. Os engenheiros da Honda mantiveram a autonomia superior a 300 km, mas centraram agora as suas atenções para que o depósito tivesse uma aparência de ter sido verdadeiramente fabricado à mão. O depósito, com capacidade para 16,8L, apresenta dispensa das costuras, por bordos soldados ao longo das arestas inferiores, e presta homenagem à história dos modelos CB e ao estilo contemporâneo com uma secção traseira cortada que deixa o condutor ver a tampa das válvulas. A tampa "tipo avião" do depósito acrescenta mais um toque de classe.

Os painéis laterais são em alumínio escovado com acabamento texturado fino; o banco é bem acolchoado e muito confortável. As calhas cromadas do banco, as linhas sem costuras nem interrupções e o guarda-lamas traseiro também cromado compõem uma traseira agora mais arredondada. Os poisa-pés do condutor e do passageiro estão montados em suportes de alumínio fundido e de menores dimensões e o descanso lateral mais comprido facilita a colocação da moto em posição vertical.

O farol dianteiro redondo e cromado (agora de LEDs e com luz de presença em espiral) encima a frente da moto, complementado por baixo pelas duas buzinas. Os suportes do farol também são em alumínio e estão flanqueados por piscas de direcção clássicos com 70 mm de diâmetro. O farolim traseiro também é de LEDs e o suporte de montagem da chapa da matrícula está mais pequeno, oferecendo um look mais aerodinâmico.

O velocímetro e o conta-rotações são circulares e emoldurados numa peça cromada; este painel de instrumentos inclui indicador de nível de combustível, um relógio, indicador de mudança engrenada e computador de consumos e autonomia. Agora, a chave da ignição é do tipo ondulado.

Escurecido de uma forma subtil, o motor apresenta tampas em alumínio natural e cabeça de acabamento prateado, com tampa das válvulas em alumínio "queimado" e tampas também em alumínio nas pontas das árvores de cames. A CB1100EX vai estar à venda em Amarelo Pérola Shining, Branco Pérola Sunbeam e Vermelho Candy Prominence, em acabamentos super-suaves, sugestivos de um polimento repetido.

 

 

3.2 Motor 

O coração da CB1100EX apresenta um motor DOHC super suave.

Potência e binário, de forma linear e instantânea, é tudo o que melhor define este motor sempre cheio e disponível. A potência máxima é de 90CV (66kW) às 7,500rpm e o pico de binário de 91Nm às 5,500rpm. 

Com refrigeração por ar (via alhetas de 2 mm) e por óleo (via arrefecedor de 9 níveis e 335 mm montado à frente), o motor atinge as 8.500 rpm e possui uma relação de compressão de 9,5:1. O diâmetro e o curso dos cilindros são de 73,5 x 67,2 mm.

 As duas árvores de cames são comandadas por uma corrente central e as válvulas da admissão e do escape estão inclinadas a 26,5°. As válvulas do motor têm diâmetros de 27 mm na admissão (com hastes de 2,5 mm) e 24 mm no escape (também com hastes de 2,5 mm). Um único veio de equilibragem secundário assegura um funcionamento suave.

 O sistema PGM-FI e a rampa de injecção de um só corpo e 32 mm recebem o ar de um conjunto de admissão de ar revisto e encurtado, agora com novo elemento de filtragem, complementados por dois silenciadores de escape cromados e 70 mm mais curtos, com 7% menos de diâmetro e 2,4 Kg mais leves do que as unidades anteriores, permitindo aumentar as reacções do motor nas gamas de baixa e média rotação.

 Com uma divisão interna em duas câmaras de expansão no interior de cada escape, cada silenciador possui ligação dupla e está optimizado em termos de ressonância, produzindo uma sonoridade verdadeiramente característica das máquinas tetra cilíndricas de outrora. Os silenciadores como que "abraçam" a moto de forma mais apertada, melhorando a altura ao solo e os colectores têm paredes duplas que evitam a descoloração por acção do calor.

 A embraiagem possui agora uma função de deslizamento. A came e o patim são em liga de alumínio e permitem poupar peso, reduzindo o esforço na manete em 16% e minimizando o efeito de "saltar" da roda traseira nas situações de travagem com o motor, aquando das reduções rápidas na caixa de velocidades. A caixa de seis velocidades de relações cuidadosamente seleccionadas entre a 1ª e a 5ª oferecem acelerações e respostas vivas; a 6ª é uma mudança de "overdrive" para reduzir os consumos de combustível e baixar a rotação do motor nas vias rápidas. A transmissão final é realizada por uma corrente 530.

 O motor da CB1100EX cumpre a norma EURO4.

Disponibilidade: Sob Consulta

13 150,00 €

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