Naked
Share |

CB 500 F

CB 500 F

Informação Adicional

Motor Bicilíndrico paralelo, 4 tempos, arrefecimento por líquido
Cilindrada 471 cm³
Potência Máxima 35 kW às 8600 rpm
Binário Máximo 43 N·m às 6500 rpm
Alimentação Injeção eletrónica de combustível PGM-FI
Depósito de Combustível 17,1 litros (incluindo a reserva)
Embraiagem Embraiagem húmida, assistida/deslizante, discos múltiplos
Caixa de Velocidades 6 velocidades
Transmissão Final Por corrente
Quadro Diamante em aço
Dimensões 2080 mm x 800 mm x 1060 mm
Altura do Assento 785 mm
Peso em ordem de Marcha 189 kg
Suspensão frente Forquilha Showa SFF-BP USD, 41 mm de diâmetro
Suspensão retaguarda Monoamortecedor Pro-Link com 5 níveis de regulação da pré-carga e braço oscilante cruzado e oco em aço
Pneu Frente 120/70ZR17M/C (58W)
Pneu Retaguarda 160/60ZR17M/C (69W)
Travão frente Disco de 296 mm x 4 mm com pinça radial Nissin de quatro êmbolos
Travão retaguarda Disco de 240 mm x 5 mm com pinça de um êmbolo
Fabricante Honda
  1. Introdução

 

A CF500F naked – originalmente lançada em 2013, juntamente com a CB500X de aventura e a CBR500R de carenagem integral – já demonstrou ser uma das fórmulas de sucesso testadas e comprovadas pela Honda de como fabricar uma moto extremamente popular; este novo modelo mantém toda a sua relevância, sem perder nenhuma das caraterísticas que a tornaram famosa.

 

A fórmula? Um fantástico motor de dois cilindros e um chassis simples, desportivo e de baixo peso, que podem oferecer o mais elevado nível de diversão a todos os condutores, independentemente da sua experiência. Apesar da potência de pico de 35 kW a tornar apta para detentores de carta A2, a CB500F oferece muito mais do que apenas uma moto "de entrada" para principiantes.

 

Com dimensões compactas e condução muito fácil, onde se pode aprender e progredir de forma simples no mundo das motos, são esses mesmos atributos que são bastante apreciados por quem procura uma moto fácil de conduzir e que a tornam um verdadeiro prazer, seja para quem quer passar de uma 125 para uma moto maior ou para quem pretende apenas explorar novas estradas ao fim de semana. Os custos operacionais razoáveis, qualquer que seja a situação, aumentam muito a já enorme atração deste modelo.

 

Em 2019, a CB500F foi redesenhada com linhas simples que aumentaram as suas caraterísticas técnicas e mecânicas; em 2020, o modelo recebeu homologação EURO5. Sempre com uma popularidade já comprovada e continuada, para 2022, este modelo recebe uma suspensão de alta qualidade na forma de uma forquilha SFF-BP USD Showa de 41 mm de diâmetro, discos dianteiros duplos, novas jantes e braço oscilante mais leves, para além de outras atualizações de pormenor, incluindo três novos esquemas cromáticos.

 

 

  1. Generalidades do modelo

 

Juntamente com as mudanças no motor, por exemplo, um sistema de injeção de combustível de afinações revistas e um novo radiador mais leve, a componente ciclística tira todas as vantagens da adição da forquilha Showa SFF-BP USD de 41 mm, com pinças Nissin radiais de quatro êmbolos e discos de 296 mm, jantes mais leves de 5 raios e braço oscilante redesenhado - tudo para melhor maneabilidade e travagem a alta velocidade. A distribuição do peso foi ligeiramente deslocada para a frente em relação ao modelo anterior, dando mais aderência e sensibilidade ao pneu dianteiro.

 

O estilo foi atualizado com um novo guarda-lamas dianteiro, uma herança da CB650R; os poisa-pés desportivos em alumínio são também equipamento de série. Tal como antes, o painel de instrumentos LCD inclui uma luz de mudança mais alta e um indicador de mudança engrenada. Toda a iluminação é de LEDs e o feixe de médios/máximos foi otimizado no novo farol; as luzes de presença também são de LEDs.

 

A CB500F de 2022 vai estar disponível nos esquemas cromáticos seguintes:

 

Vermelho Grand Prix

Cinzento Metalizado Mate Axis **NOVO para 2022**

Cinzento Pérola Smoky **NOVO para 2022**

Amarelo Pérola Dusk **NOVO para 2022**  

 

 

  1. Caraterísticas Principais

 

3.1 Ciclística e estilo

 

  • Nova forquilha SFF-BP USD Showa de 41 mm de diâmetro e êmbolo de grandes dimensões
  • Novo sistema com dois discos de 296 mm e pinças Nissin radiais de quatro êmbolos
  • Jantes e braço oscilante mais leves e poisa-pés em alumínio
  • A distribuição do peso foi ligeiramente movida para a frente, melhorando a aderência do pneu dianteiro
  • Farol revisto de LEDs, com melhor feixe de médios/máximos
  •  

Leve, robusto e inalterado para 2022, o quadro principal em tubos de aço tipo diamante de 35 mm de diâmetro tem um determinado grau de flexão que dá muito feedback ao condutor conforme as superfícies das estradas mudam. O formato e a posição dos apoios do motor, juntamente com o equilíbrio da rigidez do quadro mantêm as vibrações num mínimo absoluto.

 

O novo conjunto dianteiro de suspensão é imediatamente aparente. Com o objetivo de aumentar as performances desportivas, a forquilha telescópica de 41 mm do modelo anterior foi substituída por uma unidade Showa SFF-BP USD de êmbolo de grandes dimensões e funções separadas com 41 mm de diâmetro, acoplada a novas mesas em cima e em baixo. A divisão das funções – amortecimento de pressão separada por êmbolo de grandes dimensões numa coluna e mecanismo de mola na outra – oferece uma enorme melhoria nas reações e na qualidade de condução. A tetracilíndrica CB650R usa exatamente a mesma configuração.

 

Num esforço adicional para melhorar a qualidade de condução, a CB500F de 2022 possui novas jantes de 5 raios em forma de Y mais leves, em vez dos 6 do modelo anterior. A largura da jante dianteira é de 3,5 polegadas, com pneu 120/70-ZR17; o pneu traseiro tem dimensões 160/60-ZR17 numa jante de 4,5 polegadas.

 

O braço oscilante redesenhado também reduz o peso e agora é fabricado em aço de 2 mm (em vez de 2,3 mm) e emprega um membro transversal oco e proteção de corrente redesenhada. Mais rígido em termos de rotação, o novo braço oscilante também é mais flexível lateralmente para melhorar a maneabilidade da CB500F. O monoamortecedor traseiro (como se vê nas motos desportivas de maior cilindrada), com seu êmbolo de grande diâmetro, oferece excelente capacidade de resposta e ótima gestão da temperatura; este componente possui 5 níveis de afinação, com constante de mola e afinações de amortecimento otimizadas para complementarem a forquilha dianteira.

 

Em linha com as melhorias dinâmicas do chassis e da suspensão, a travagem também foi melhorada. O travão dianteiro de disco de 320 mm e pinça única de dois êmbolos do modelo anterior foi substituído por dois discos de 296 mm e pinças radiais Nissin de quatro êmbolos. A introdução dos discos de menor diâmetro não só mantém o eventual aumento de peso no mínimo, mas também reduz a pressão necessária na manete durante a travagem.

 

O peso a seco da nova CB500F permaneceu nos 189 kg, mas agora há mais peso na roda dianteira do que no modelo anterior para dar mais ênfase à maneabilidade e para melhorar a aderência da dianteira: a distribuição do peso entre a dianteira e a traseira é agora de 49,7/50,3 (em comparação com os anteriores 46,8/53,2). A distância entre eixos manteve-se nos 1410 mm, com um ângulo da coluna de direção de 25,5° e um eixo de arraste (trail) de 102 mm.

 

As formas naked deixam perceber toda a agressão intrínseca deste modelo. A começar pelo farol elegante – agora com feixes ainda mais penetrantes graças aos novos LEDs mais potentes e à nova disposição do conjunto ótico, juntamente com piscas de direção e luzes de presença de elevada visibilidade – fica imediatamente aparente a postura rebaixada e "pronta para a ação" desta nova moto; os resguardos laterais ligam-se ao depósito de combustível duma maneira que coloca o motor em posição de evidência, enquanto as tampas laterais e o banco dão continuidade à temática "musculada e angular" deste modelo. O guarda-lamas compacto é herdado diretamente da CB650R.

 

O guiador cónico de diâmetro diferenciado oferece maior controlo e facilidade de utilização. A altura do banco não foi alterada, mantendo-se num valor baixo, 789 mm, o que torna a CB500F um modelo bastante fácil de conduzir, com uma posição de condução neutra e confortável e muito espaço para condutores de todas as estaturas. Os poisa-pés de alumínio de aparência mais adequada a uma moto naked substituem os anteriores que tinham borracha; entre o par, estes componentes pesam menos 104 g. As dimensões gerais são 2080 mm x 790 mm x 1060 mm, com altura ao solo de 145 mm.

 

O depósito tem capacidade para 17,1 litros, incluindo a reserva e, em combinação com a excelente economia do motor de apenas 3,5 l/100 km (28,6 km/l), oferece uma autonomia superior a 485 km.

 

 

3.2. Motor

 

  • O motor bicilíndrico muito vivo, tem potência e binário agradáveis de usar em toda a faixa de rotação e uma sonoridade desportiva do escape de duas saídas
  • As novas afinações do sistema de PGM-FI aumentam a sensibilidade e o caráter
  • Radiador de novo design, mais elegante e mais leve
  • Embraiagem assistida com função de deslizamento, facilita a engrenagem das mudanças mais altas e suaviza as reduções
  • Homologação EURO5

 

O motor da CB500F de 2022, uma moto que pode ser conduzida por detentores de carta A2, é uma unidade de dois cilindros paralelos, 8 válvulas, arrefecimento por líquido e 471 cm³, que oferece um equilíbrio bem proporcionado entre dimensões físicas e potência disponível e agradável de usar, com um caráter energético de alta rotação e potência de pico muito forte. As atualizações de 2019 criaram maior poder de aceleração graças ao aumento de 4% na potência nas gamas baixa e média e de binário na faixa das 3 às 7000 rpm. É um motor cujo desempenho geral e caráter são bastante superiores ao que a sua cilindrada relativamente pequena poderia deixar supor. O pico de potência é de 35 kW e chega às 8600 rpm, com o pico de binário de 43 N·m a aparecer às 6500 rpm.

 

A admissão para a caixa de ar e para a rampa de injeção do sistema de injeção de combustível PGM-FI é mais ou menos a direito; para o modelo de 2022, a nova programação do sistema melhora a sensação de binário e do caráter do motor, mas sem comprometer as performances. A panela de escape possui duas saídas que dão uma sonoridade mais desportiva ao motor, endurecendo à medida que a rotação sobe. O novo radiador de estética mais agradável contribui para baixar o peso mais 100 g, sem nenhuma perda de eficiência de arrefecimento.

 

Os valores do diâmetro e do curso são de 67 e de 66,8 mm, respetivamente e a relação de compressão é de 10, 7 : 1; os moentes da cambota estão desfasados a 180° e há um veio de equilibragem de primeira ordem atrás dos cilindros, junto ao centro de gravidade da moto. O carreto primário e o carreto do veio de equilibragem são do tipo tesoura, para menor ruído. Os contrapesos da cambota têm formato específico e excelente equilíbrio de acoplagem e o seu baixo peso permite ao motor rodar livremente, com inércia reduzida.

 

Servindo como membro de esforço, o motor complementa a rigidez do quadro graças aos pendurais de montagem na cabeça do motor. Internamente, encontramos balanceiros de roletes na cabeça do motor e as válvulas são afinadas por pastilhas, aligeirando todo o conjunto, diminuindo a carga das molas das válvulas e reduzindo o atrito.

 

A distribuição é feita por corrente silenciosa (SV Chain), com pinos de superfície tratada com Vanádio, para menor atrito e melhor proteção contra o desgaste. As válvulas do motor têm diâmetros de 26,0 mm na admissão e 21,5 mm no escape.

 

O formato dos pistões foi desenhado cuidadosamente para reduzir o ruído a alta rotação. O atrito também é reduzido pelas estrias nas saias dos pistões – um acabamento que aumenta a área da superfície através da introdução de folgas nas quais o óleo pode passar, oferecendo melhor lubrificação. O triângulo formado pela cambota, pelo veio primário e pelo contraveio é eficiente e compacto. O bloco do motor usa camisas de paredes finas fundidas por centrifugação e o seu design interno reduz as perdas por bombagem que ocorrem nos motores com 180° de ordem de ignição. O cárter profundo reduz o movimento do óleo nas curvas acentuadas e nas travagens fortes; a capacidade de óleo é de 3,2 litros. A caixa de seis velocidades é suave e é gerida por uma embraiagem assistida com função deslizante.

 

 

 

 

  1. Acessórios

 

Está disponível toda uma gama completa de acessórios para a CB500F. Estes incluem:

 

Top case de 35 L

Porta-bagagens traseiro

Saco de depósito

Saco para o banco

Para-brisas escurecido

Punhos aquecidos

Fichas de 12 V/USB tipo C

Bacquet para o banco traseiro

Autocolantes para as jantes

Proteção do depósito

Descanso central

Disponibilidade: Sob Consulta

6 990,00 €

Seja o primeiro a analisar este produto

Etiquetas de Produtos

Utilize um espaço para separar as etiquetas. Utilize aspas simples (') para frases.