Naked
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CB 650 R 2019

CB 650 R 2019

Informação Adicional

Motor Motor de quatro cilindros em linha a 4 tempos, DOHC, 16 válvulas e arrefecimento por líquido
Cilindrada 649 cm³
Potência Máxima 70 kW às 12.000 rpm
Binário Máximo 64 N·m às 8.500 rpm
Alimentação Injeção eletrónica PGM-FI
Depósito de Combustível 15,4 L
Embraiagem Húmida, discos múltiplos
Caixa de Velocidades 6 velocidades
Transmissão Final Por corrente
Quadro Diamante em aço
Dimensões 2.130 x 780 x 1.075 mm
Altura do Assento 810 mm
Peso em ordem de Marcha 202 kg
Suspensão frente Forquilha Showa USD SFF (Separate Function Fork – Forquilha de Funções Separadas)
Suspensão retaguarda Mono-amortecedor com regulação da pré-carga, 43,5 mm de curso
Pneu Frente 120/70-ZR17 M/C (58W)
Pneu Retaguarda 180/55-ZR17 M/C (73W)
Travão frente 2 canais; sistema hidráulico de dois discos de 310 mm à frente
Travão retaguarda disco de 240 mm atrás
Fabricante Honda

Atualizações do modelo: A Honda apresenta a sua nova proposta para o super-competitivo segmento naked de média cilindrada, com a CB650R de estilo Neo Sports Café. O motor clássico Honda de quatro cilindros e apetência por altas rotações está montado num quadro de baixo peso e de especificações premium. Estas incluem uma forquilha Showa USD SFF de 41 mm de diâmetro, pinças de travão radiais de quatro êmbolos, sistema HSTC de controlo de tração variável, embraiagem assistida deslizante e painel de instrumentos ultra-moderno. Este modelo também vai estar disponível com um kit de conversão para 35 kW, tornando-o apto para condutores com carta A2.

 

Conteúdo:

1. Introdução

2 Generalidades do Modelo

3. Características principais

4. Acessórios

5. Especificações técnicas

 

1. Introdução

 

A Honda nunca teve receio de explorar novos caminhos – tanto no design, como na engenharia. Em 2018, o trio de novas motos composto pelas CB1000R, CB300R e CB125R veio trazer uma lufada de ar fresco à gama de modelos naked da marca, misturando uma inspiração "café racer" com um "look" minimalista, criando um novo tema de design denominado "Neo Sports Café".

 

Esta nova estética encontrou rapidamente um foco obvio onde se podia expressar ao máximo: o super-competitivo segmento de modelos naked de média cilindrada. Para 2019, a nova CB650R assume este papel com toda a confiança.

 

Com a mesma base que os outros membros desta família naked, o estilo retro-minimalista da CB650R tem por alvo um tipo de cliente jovem que pretende demonstrar o seu estilo e apreciar ao máximo a fantástica combinação oferecida pelas performances do motor de quatro cilindros e pelas excelentes capacidades de maneabilidade do chassis refinado, versátil e de baixo peso.

 

Acrescentemos a isto uma mistura de estilo apelativo e individual e uma lista de especificações extremamente útil e funcional, repleta de caraterísticas premium e de alta qualidade e obtemos uma moto naked de média cilindrada que dá ao seu proprietário o máximo de orgulho e de prazer.

 

 

2. Generalidades do modelo

 

A nova CB650R é inspirada na CB1000R, com linhas mais comedidas que deixam ver praticamente toda a moto – a verdadeira essência naked. As suas formas trapezoidais são extremas e super-compactas e o motor de quatro cilindros – com a tampa das válvulas e as tampas laterais do motor em preto e destaques em bronze queimado – são o maior ponto de evidência deste modelo.

 

Em comparação com a CB650F de estilo streefighter, agora substituída por este novo modelo na gama da Honda, observa-se uma redução de 6 kg na ciclística, graças às revisões no quadro, depósito e poisa-pés. A forquilha Showa USD SFF de 41 mm, as pinças de travão radiais de quatro êmbolos, os discos de travão flutuantes e as jantes são equipamentos novos que não estavam presentes na CB650F.

 

O guiador de espessura variável facilita todas as manobras de direção e a posição de condução é das mais desportivas do segmento naked. A CB650R também partilha o farol redondo e distinto de LEDs da CB10000R (todas as luzes são de LEDs) e o painel de instrumentos LCD é moderno e inclui um indicador que alerta o condutor para engrenar uma mudança mais alta e outro que mostra qual a mudança engrenada.

 

Em relação ao motor de 650 cm³, as revisões ao nível da admissão e escape, em conjunto com a nova distribuição e a relação de compressão atualizada, permitem obter um ganho de 5% na potência de pico e uma entrega mais suave de binário ao longo de toda a faixa de média rotação. O motor atinge as 12.000 rpm, mais 1.000 em comparação com a CB650F.

 

A embraiagem é do tipo assistida e com função deslizante, facilitando a engrenagem de mudanças mais altas e permitindo reduções rápidas e sucessivas; o sistema HSTC de controlo de binário variável da Honda mantém a tração da roda traseira.

 

 

3. Características principais

 

3.1 Estilo e Ciclística

 

O estilo compacto Neo Sports Café destaca a engenharia verdadeira

O quadro mais leve e outras medidas de poupança de peso permitem cortar 6kg ao peso da moto em ordem de marcha em comparação com a CB650F

Forquilha dianteira Showa SFF (Separate Function Fork – Forquilha de Funções Separadas) de 41 mm de diâmetro com regulação

Pinças de travão radiais e discos flutuantes

Luzes integrais de LEDs e novo painel de instrumentos LCD

Guiador de espessura variável e posição de condução mais agressiva

 

Objetivo e agressivo, o estilo Neo Sports Café da CB650R apresenta as proporções trapezoidais caraterísticas e compactas deste conceito, com uma traseira curta e forte e farol embutido. O depósito de combustível longo é um dos principais motes de design desta família; as suas linhas suaves acentuam a solidez das superfícies de metal, encimando toda a engenharia contida no motor de quatro cilindros em linha. Aqui está também alojado o canhão de ignição.

 

O farol redondo é inspirado no da CB1000R. Tal como o resto das luzes, o farol também é de LEDs. O novo painel de instrumentos LCD também tem por base a unidade da CB1000R e inclui indicadores de mudança engrenada e de rotação máxima.

 

A posição de condução mais agressiva que na CB650F foi conseguida à custa do avanço de 13 mm e do rebaixamento de 8 mm na posição do guiador de espessura variável com 557 mm de largura; a posição dos poisa-pés recuou 3 mm e subiu 6. A altura do banco é de 810 mm.

 

O quadro diamante em aço da CBR650R foi atualizado para 2019 com pontos de pivot prensados (em vez de forjados); este componente pesa menos 1,9 kg do que o design anterior e usa duas travessas elípticas de rigidez específica e cuidadosamente equilibrada (maior rigidez na zona da coluna da direção e mais flexibilidade nas secções das travessas), oferecendo assim uma maneabilidade mais balanceada e elevados níveis de feedback ao condutor.

 

O ângulo da coluna da direção é de 25,5° e o eixo de arraste (trail) vale 101 mm, para uma distância entre eixos de 1.450 mm. O peso em ordem de marcha é de 202kg (a CB650F pesava 208kg), graças não só ao quadro mais leve, mas também a outras medidas de redução do peso aplicadas no depósito de combustível e nos novos poisa-pés de estilo super-desportivo.

 

A forquilha Showa USD SFF (Separate Function Fork - Forquilha de Funções Separadas) tem 41 mm de diâmetro e afinação da pré-carga da mola e do amortecimento em extensão; esta unidade está montada num triângulo inferior revisto em alumínio forjado. Com 7 níveis de afinação da pré-carga, o mono-amortecedor de um só tubo trabalha diretamente no braço oscilante em alumínio fundido formado por gravidade.

 

As pinças dianteiras radiais de quatro êmbolos trabalham em discos ondulados flutuantes de 310 mm de diâmetro; a travagem é complementada por um disco traseiro de 240 mm e pinça de êmbolo simples. O ABS de dois canais é equipamento de série. As jantes de alumínio fundido têm um design renovado e montam pneus 120/70-ZR17 e 180/55-ZR17 à frente e atrás, respetivamente.

 

A CB650R vai estar disponível nos esquemas cromáticos seguintes:

 

Preto Graphite

Vermelho Candy Chromosphere

Prata Metalizado Mate Crypton

Azul Metalizado Mate Jeans

 

 

3.2. Motor

 

5% mais de potência acima das 10.000 rpm e redline 1.000 rpm mais alto

Mais binário e com entrega mais suave

Admissão e escape de novo design, de maiores fluxos gasosos e sonoridade melhorada

Sistema TCS Honda de Controlo de Tração Regulável

Embraiagem assistida deslizante

Kit de conversão de instalação fácil para 35 kW

 

Com a CB650R, os engenheiros de desenvolvimento da Honda quiseram criar a forma mais pura de apreciar a condução de um modelo tetracilíndrico de média cilindrada, com as melhores performances possíveis. Para isso, o motor DOHC de 16 válvulas e 649 cm³ foi otimizado para eliminar o ligeiro poço que se sentia às 5.500 rpm e oferecer mais 5% de potência acima das 10.000 rpm, com redline 1.000 rpm mais alto. O pico de potência é de 70kW e chega às 12.000 rpm, com o pico de binário de 64N·m a aparecer às 8.500 rpm.

 

Isto resulta num motor que, em estrada, oferece rotação mais elevada e durante mais tempo, com uma entrega de binário suave e linear, que aumenta à medida que a rotação sobe e tem uma sonoridade fabulosa em toda a faixa de rotação. Há um kit de conversão de instalação fácil para 35 kW disponível para detentores de carta A2.

 

O acionamento direto das duas árvores de cames permite obter um motor com cabeça de dimensões muito comedidas. O diâmetro e o curso são de 67 e 46 mm respetivamente e a relação de compressão foi aumentada para 11,6 : 1 (antes, era de 11,4: 1); o formato das câmaras de combustão foi otimizado para se poderem usar os novos pistões de design revisto. O conjunto de válvulas foi reforçado e o comando das válvulas foi revisto; o motor usa agora velas de irídio.

 

Os pistões de saias assimétricas minimizam o contacto com os cilindros e reduzem o atrito. As "espinhas ferrosas" na superfície exterior dos cilindros reduzem o consumo de óleo (e o atrito), com melhor transferência térmica; a corrente SV da distribuição é silenciosa e permite reduzir ainda mais as perdas por atrito graças ao tratamento de vanádio dos seus pinos. As passagens internas de refrigeração entre a cabeça do motor e o bloco dos cilindros permitem dispensar a maior parte das tubagens exteriores.

 

As novas condutas de admissão de ar colocadas dos dois lados do depósito de combustível alimentam a caixa do filtro do ar, deixando passar um caudal de ar maior em relação à conduta central única do modelo antigo. Esta nova disposição também produz uma sonoridade mais desportiva na admissão. Agora, o escape tem silenciador com ponteira de maior diâmetro – antes 35 e agora 38,1 mm – permitindo a passagem de maior caudal de gases; a saída está virada para cima e transmite a sua sonoridade emotiva e pura de forma mais direta.

 

O motor possui uma arquitetura interna compacta, com a caixa de seis velocidades e o motor de arranque numa disposição "empilhada" e os cilindros inclinados 30° para a frente. A embraiagem assistida com função de escorregamento é uma novidade neste modelo e facilita a seleção de mudanças mais altas e permite gerir de melhor forma o bloqueio da roda traseira nas travagens fortes e nas reduções rápidas. O sistema HSTC de controlo de binário variável da Honda permite gerir a tração da roda traseira; o condutor pode desligá-lo se assim preferir.

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Os consumos são de 4,9 l/100 km – 20,4km/l – (em modo WMTC), para uma autonomia superior a 300 km por cada depósito de 15,4 litros.

Disponibilidade: Sob Consulta

Preço regular: 7 990,00 €

Preço especial: 7 650,00 €

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