A CB600F Hornet original de 1998 tornou-se uma moto muito popular na Europa, por muitas razões. As suas formas compactas naked eram ótimas na cidade e a moto tinha potência e maneabilidade para percorrer uma estrada de curvas com entusiasmo e alegria. As diferentes versões da Hornet levaram-na na direção Sports Touring e - nas mãos dos pilotos da Hornet Cup - revelou-se uma moto de corrida muito capaz; a atualização de 2007 adicionou ainda mais potência de ponta derivada dos modelos RR e um estilo muito mais agressivo.
Cada proprietário individual tinha uma razão para dizer que a sua Hornet era a melhor, mas houve duas coisas que permaneceram constantes ao longo da sua vida e desenvolvimento: a diversão de condução e o preço muito atraente.
25 anos é muito tempo e o motociclismo passou por algumas mudanças importantes desde que a primeira Hornet chegou ao mercado. O segmento naked continua a crescer em tamanho e complexidade, com muitos nichos e as expetativas dos clientes nunca foram tão elevadas. Este revelou ser o momento perfeito para lançar a nova Hornet - uma moto para ‘o momento’ e para toda uma nova geração de condutores. O seu legado é forte e a concorrência é feroz. Mas nada disso foi perdido pelos engenheiros de desenvolvimento da Honda.
Todo o passado histórico levou à criação de algo bastante especial - um novo modelo de média cilindrada, a CB750 Hornet, que se inspira e se orienta no modelo ancestral, mas que atualiza a célebre denominação Hornet. E dá a este modelo uma injeção direta de emoção e adrenalina pura.
Com um estilo liderado pela última geração de mentes criativas nas instalações de R&D da Honda em Roma, esta moto foi desenvolvida para atrair pilotos mais jovens que procuram uma mudança séria para um modelo de cilindrada maior. O motor bicilíndrico totalmente novo e muito forte em termos de potência e binário apresenta um pacote de sistemas eletrónicos muito abrangente. As suspensões Showa de alta qualidade estão acopladas a um novo quadro em aço de baixo peso e especificações elevadas que permitem ao condutor explorar todo o potencial disponível. O visual minimalista e os ângulos simples definem um estilo streetfighter moderno e elegante.
A Honda equipou a CB750 Hornet com uma relação peso/potência líder na sua classe. E, para manter as coisas simples, podemos usar três palavras para a resumir:
Rápida, ágil e divertida.
Nas palavras de Fuyuki Hosokawa, Líder de Grande Projeto, Dept. de R&D da Honda, Japão:
"A Hornet sempre foi uma moto muito especial para a Honda. As suas performances emocionantes e envolventes sempre estiveram combinadas com uma maneabilidade muito fácil e intuitiva.
Antes do início deste projeto, pensámos muito sobre que tipo de performances queríamos dar ao condutor. Sabíamos que era fundamental manter o "trabalhar" e toda a potência à rotação máxima da Hornet clássica e, ao mesmo tempo, sendo esta uma nova geração da Hornet, o motor não poderia deixar de ter também uma sensação de binário realmente forte e um "troar" nas gamas de baixa e média rotação. O nosso objetivo sempre foi combinar estes dois aspetos com uma maneabilidade muito leve e ágil, tornando cada turno de condução – mesmo em cidade – o mais envolvente e gratificante possível.
Para conseguirmos isto, já sabíamos que teríamos de desenvolver um novo motor bicilíndrico e curso curto, com cambota a 270°. Isso não só nos daria um trabalhar estonteante a alta rotação, mas também o binário desportivo a baixa rotação ideal para a condução em ambiente urbano e saída forte das curvas em estrada aberta."
Para nós, a Hornet sempre foi a representação máxima do conceito streetfighter e esta nova Hornet continua orgulhosamente essa tradição."
Giovanni Dovis, Designer-Chefe de Styling, Honda R&D Europe, Roma:
"A filosofia de design da Honda é criar algo puro e funcional de uma forma simples e descomplicada – modelos que são ao mesmo tempo simples, bonitos e emocionalmente atraentes. A nossa inspiração para as formas da nova Hornet foi "Sensual Dinamism" (Dinamismo Sensual). Tinha que ser um design simples de modelo streetfighter – tal como foi o original – mas queríamos chegar a ângulos e proporções muito mais agressivos. A silhueta e a musculatura sinuosa de uma chita a toda velocidade serviram de inspiração com a sua força, impulsionada pela óbvia potência deste novo motor.
O aspeto da moto mostra como o design da nova Hornet promete agilidade, dinamismo e leveza graças às suas proporções esguias, traseira pontiaguda e linhas muito distintas. Tudo isto permite criar um novo visual muito compacto, mas com caraterísticas de tensão e agressividade da frente para a traseira, o que nos revela a toda a verdadeira inclinação desportiva da Hornet."
Mas também quisemos que esta moto se destacasse de uma outra forma: a combinação do quadro vermelho metalizado e da forquilha anodizada são um contraponto muito bonito à "vibrância" das opções de pintura branca ou preta. E, claro, tínhamos de prestar homenagem à sua herança, com a cor exclusiva Amarelo Mate Goldfinch."
- Generalidades do modelo
O novíssimo motor da Hornet reúne grande parte das conquistas de engenharia da Honda num pequeno espaço. Alguns números: motor bicilíndrico de 755 cm³, 67,5 kW/91CV de potência de pico com 75 N·m de um binário máximo. Com um peso em ordem de marcha de apenas 190 kg, a relação peso/potência é de 0,36 kW por kg (2,08 kg por CV).
As cabeças de oito válvulas Unicam, derivadas da CRF, são compactas e competitivas e empregam entradas de ar descendentes e uma Conduta de Fluxo Vortex para garantir uma combustão ideal. A cambota de 270° dota este motor da melhor sensação e caráter; a transmissão primária também funciona como veio de equilibragem; a embraiagem assistida/deslizante gere a caixa de seis velocidades. A eletrónica de ajuda à condução, graças ao sistema de acelerador eletrónico (TBW) inclui 3 modos de condução (mais o modo USER), controlo de tração variável Honda (HSTC) de 3 níveis, controlo anti-cavalinho e 3 níveis de regulação da potência do motor (Engine Power - EP) e do efeito travão-motor (Engine Braking - EB).
Para maximizar todo o potencial deste novo motor, esta unidade está montada num quadro totalmente novo tipo diamante e feito em aço; este componente é extremamente leve graças à otimização da espessura e da rigidez das paredes/tubos. Para a maior agilidade e feedback total ao condutor, a suspensão é de alta qualidade: a forquilha é uma unidade invertida (USD) da Showa, com funções separadas [Separate Fork Function Big Piston (SFF-BPTM)] e 41 mm de diâmetro; o amortecedor traseiro funciona através do sistema Pro-Link. As duas pinças radiais de quatro êmbolos operam os dois discos à frente, num conjunto muito forte; os pneus são dimensionados para dar a melhor aderência e agilidade - à frente, uma unidade 120 complementada por um pneu 160 atrás.
A lista de especificações muito completa é encabeçada por um ecrã a cores TFT de 5 polegadas que permite gerir as diversas informações de todos os sistemas, para além da conectividade do sistema de controlo de voz Honda (HSVC) para dispositivos Android e IOS. Toda a iluminação é de LEDs; os piscas têm uma função de cancelamento automático e também uma função de Paragem de Emergência (ESS).
Está disponível toda uma gama completa de acessórios genuínos para a Hornet, incluindo um sistema quickshifter, bagagem, diversas proteções de motor e adornos cosméticos prontos a instalar (ver a lista completa abaixo: ponto 4. Acessórios).
A CB750 Hornet de 2023 vai estar disponível nos esquemas cromáticos seguintes:
Branco Pérola Glare com quadro Vermelho Metalizado Flame e forquilha vermelha anodizada
Preto Graphite com quadro Vermelho Metalizado Flame e forquilha vermelha anodizada
Cinzento Metalizado Mate Iridium
Amarelo Mate Goldfinch
- Caraterísticas Principais
3.1. Motor
- Nova unidade Unicam bicilíndrica paralela de 755 cm³ e 8 válvulas
- Potência máx. – 67,5 kW/91CV às 9500 rpm
- Binário máximo – 75N·m às 7250 rpm
- Cambota de 270° e intervalo de ignição irregular para o máximo de caráter do motor
- Condutas de Fluxo de Ar Vortex patenteadas para um fluxo de ar ideal
- Embraiagem assistida/deslizante para uma sensação leve na manete e gestão dos saltos da roda traseira nas reduções fortes
- Consumos muito reduzidos, apenas 23 km/l (4,35 l/100 km) com uma autonomia potencial de 340 km por depósito
A apresentação de um novo motor Honda é sempre um momento especial. Apresentá-lo como parte de uma nova Hornet demonstra todo o significado do regresso de um nome simbólico. Os engenheiros da Honda construíram um motor de dois cilindros paralelos novinho em folha, com uma potência extremamente agradável para dar à Hornet as suas performances fantásticas. Este motor foi concebido para que todos os tipos de condutor possam explorar as suas capacidades ao máximo, com uma entrega emocionante e forte da potência de pico, mas também para dar um caráter utilitário nas gamas de baixa e média rotação – perfeito para quem não tem tanta experiência – e um grande impulso no prazer de andar na cidade todos os dias.
O motor de 755 cm³, com cabeça Unicam de 8 válvulas debita 67,5 kW/91CV às 9500 rpm e 75 N·m de binário às 7250 rpm. O diâmetro e o curso são de 87 x 63,5mm e a relação de compressão é de 11,0 : 1. Compacta e leve (e numa configuração já usada pela CRF450R de competição MX), a cabeça Unicam aciona as válvulas de admissão de 35,5 mm através de cames e as de escape de 29 mm por balanceiros. A elevação das válvulas da admissão é de 9,3 mm e as do escape é de 8,2 mm.
As condutas de admissão patenteadas Vortex Flow oferecem acelerações fortes com excelentes respostas e criam uma distribuição mais uniforme das entradas laterais para a caixa-de-ar, que alimenta a rampa de tiragem descendente e os corpos de 46 mm de diâmetro.
A cambota a 270° e a ignição irregular conferem-lhe pulsação e caráter distintos, adequando-se perfeitamente a um motor bicilíndrico. Para tornar o motor ainda mais compacto possível, não há carreto de acionamento do veio de equilibragem; a transmissão primária duplica as suas funções e também aciona o veio de equilibragem. A bomba de água está escondida dentro da tampa esquerda do motor e não há necessidade de um sistema de refrigeração do óleo arrefecido pelo líquido de arrefecimento do motor. Os cilindros também usam um revestimento Ni-SiC (Níquel-Carbeto de Silício), tal como usado na CBR1000RR-R Fireblade e na CRF450R.
A embraiagem assistida tem uma função deslizante – com segmentos de disco oblíquos – que oferece uma sensação de enorme leveza na manete, facilita as trocas de mudanças e gere os saltos da roda traseira nas travagens fortes e nas reduções rápidas.
Os consumos são de 4,35 l/100 km – 23 km/l – (em modo WMTC), para uma autonomia potencial superior a 340 km por cada depósito de 15,2 litros. Vai estar também disponível uma versão de 35 kW compatível com carta A2.
3.2 Sistema Eletrónico do Motor
- Três modos de condução por defeito: RAIN, STANDARD e SPORT
- Três níveis de potência do motor (Engine Power - EP), efeito travão-motor (Engine Braking - EB) e controlo de tração HSTC com controlo anti-cavalinho integrado
- Modo personalizado USER entre os três níveis
O sistema de acelerador eletrónico Throttle By Wire oferece três modos de condução por defeito, ajustando a entrega da potência do motor e a sensação de condução de forma a se adequar melhor às condições e às intenções do condutor; é muito fácil alternar entre os modos e geri-los usando o interruptor de Modo no punho esquerdo e no ecrã TFT.
Há três níveis de potência (EP), travão-motor (EB) e controlo de tração (HSTC) disponíveis; o sistema HSTC tem controlo anti-cavalinho (Wheelie Control) integrado e pode ser desativado. Estes três modos oferecem diferentes combinações de cada parâmetro.
O modo SPORT usa EP de nível 3 e EB de nível 1; a definição do sistema HSTC é oferecer o máximo de performance mas o mínimo de intervenção.
O modo STANDARD é um modo intermédio e usa o nível 2 para os parâmetros EP, EB e HSTC.
O modo RAIN usa o parâmetro EP mais baixo, o nível 1, para uma entrega de potência menos agressiva e efeito travão-motor (EB) de nível 2 e HSTC de nível 3.
Finalmente, o modo USER permite ao condutor escolher entre 3 definições de cada parâmetro e guardá-las neste modo para utilização futura.
3.3 Estilo e Equipamento
- O novo estilo define um minimalismo elegante
- Posição de condução a direito para um controlo mais natural
- Ecrã TFT personalizável de 5 polegadas com indicador de mudança mais alta
- Sistema HSVC da Honda de controlo de voz para smartphones Android e IOS
- Piscas traseiros de cancelamento automático e função de sinalização de travagens de emergência (Emergency Stop Signal - ESS).
Os designers de R&D da Honda em Roma olharam, com respeito, para as Hornets de outrora e desenvolveram uma expressão nova e contemporânea da beleza técnica daquele modelo, com silhueta, linhas e formas de proporções compactas e elegantes.
A principal linha condutora da Hornet é o depósito de combustível, que se inspira no formato das asas de uma vespa. Para onde quer que se olhe, desde a carenagem frontal agressiva e angulada até à traseira minimalista, mas elegante, há marcas de tensão e atrevimento, delineando a verdadeira intenção desportiva deste modelo.
O fator utilitário, para todos os tipos de condutor, também é inerente ao design. A altura do banco é de 795 mm e a posição de condução é direita, com os poisa-pés dianteiros em posição ligeiramente recuada, oferecendo um controlo natural, com o guiador largo a oferecer excelente capacidade de manobra.
Os instrumentos incluem um ecrã TFT a cores de alta visibilidade com 5 polegadas; esta unidade oferece quatro tipos de visualização da velocidade e da rotação – analógico ou por barras, consoante as preferências do condutor – bem como indicação do nível/consumos de combustível, seleção do modo de condução/parâmetros do motor e indicação personalizável de engrenar uma mudança mais alta no conta-rotações. A gestão é feita pelo ecrã e pelos botões do punho esquerdo.
Também incorporado no interface da nova Hornet, o sistema HSVC de comandos por voz para smartphones permite que o condutor se ligue ao seu smartphone Android durante a condução, permitindo gerir as chamadas telefónicas, emails, músicas e ainda o sistema de navegação. Pela primeira vez, vários dos sistemas HSVC estarão também disponíveis para smartphones IOS. É necessário usar um capacete com auscultadores e microfone e o smartphone liga-se ao painel de instrumentos via Bluetooth; a gestão do sistema Honda Smartphone Voice Control também pode ser feita a partir dos botões do punho esquerdo do guiador.
Para simplificar e miniaturizar todo o sistema elétrico, a Hornet usa uma rede CAN (Controller Area Network – CAN) juntamente com uma unidade BCU (Body Control Unit – BCU). Esta unidade BCU está localizada debaixo do banco do condutor e processa coletivamente os sinais de controlo – do modulador do ABS, ecrã TFT e interruptores – que não são controlados pela ECU no sistema CAN.
Os piscas traseiros têm uma função de sinalização de travagens de emergência (Emergency Stop Signal - ESS). Com o veículo à velocidade mínima de 56 km/h, a aplicação de qualquer um dos travões que provoque a deteção de um valor mínimo de desaceleração de 6,0 m/s² faz piscar as luzes de emergência, alertando os condutores que seguem atrás para a travagem de emergência. À mesma velocidade, o limiar é reduzido se o ABS for ativado para uma aceleração negativa de, no mínimo, 2,5m/s2.
Os piscas também têm função de cancelamento automático; em vez de um temporizador simples, o funcionamento é por comparação das diferenças de velocidade entre a roda dianteira e a roda traseira: é efetuado um cálculo do momento de cancelamento dos piscas em relação à situação de condução.
3.4. Ciclística
- Quadro leve em aço de 16,6kg com formato diamante e sub-quadro integrado
- Suspensão frontal Showa de 41 mm SFF-BP e amortecedor traseiro com 7 níveis de afinação de pré carga
- Discos de 296mm na frente com maxila de 4 pistões; na traseira disco de 240mm com maxila de um pistão
O quadro em aço tipo diamante da Hornet é leve, pesando apenas 16,6 kg (para comparação, o da CB650R pesa 18,5 kg). Os importantes processos tecnológicos de reforço e adelgaçamento da zona da cabeça de direção e otimização das formas dos pontos pivot originou uma plataforma extremamente robusta, com um fantástico equilíbrio de rigidez para proporcionar uma sensação e geometria bem definidas e a melhor agilidade - exatamente o que o motor pedia.
O ângulo da coluna da direção é de 25° e o eixo de arraste (trail) tem 99 mm, para uma distância entre eixos de 1420 mm; o peso em ordem de marcha é de apenas 190 kg.
Com o objetivo de aumentar a agilidade na condução desportiva (especialmente nas travagens a velocidades mais altas), a forquilha invertida (UDS) Showa de 41 mm de diâmetro e funções separadas Separate Function Fork Big Piston (SFF-BPTM), fixada por mesas em cima e em baixo específicas da Hornet. Esta unidade tem curso de 130 mm e funções divididas – amortecedor de separação de pressão de pistão grande numa coluna e mecanismo de mola na outra – e maximiza a reação sobre as mudanças na superfície da estrada e a qualidade geral da condução.
O amortecedor traseiro trabalha no braço oscilante de aço via mecanismo Pro-Link e oferece 150 mm de curso. O design oferece excelentes respostas e gestão da temperatura; o sistema permite afinar a pré-carga em 7 níveis, com a constante de mola e o amortecimento otimizados para combinar com a forquilha.
Os dois discos dianteiros têm 296 mm e as pinças radiais Nissin de quatro êmbolos oferecem travagens impressionantes na ponta dos seus dedos, com excelente sensação progressiva na manete. Para melhorar ainda mais a maneabilidade e a qualidade de condução, a Hornet tem jantes leves com raios em forma de Y. A largura da jante dianteira é de 3,5 polegadas com pneu 120/70-ZR17; atrás a largura é de 4,5 polegadas com pneu 160/60-ZR17.
- Acessórios
Está disponível toda uma gama completa de acessórios genuínos para a Hornet para personalizar o modelo às preferências e ao tipo de utilização.
Para uma condução desportiva e mais agressiva ou para viagens mais calmas e descontraídas, o sistema quickshifter de mudanças rápidas permite trocar as mudanças instantaneamente engrenando velocidades mais altas sem tirar o acelerador e fazendo as reduções sem usar a manete da embraiagem, mas com função de aceleração automática. Para ir de encontro às suas preferências de condução, o condutor pode regular a carga na manete em 3 níveis.
A bacquet do banco traseiro aumenta a atração desportiva transformando a Hornet num modelo com um único banco (o do condutor); este banco também pode ter uma capa costurada – um novo design com acabamentos em cinza e preto – exala um apelo premium e aumenta o conforto. Os pesos dos punhos em alumínio, os apoios superiores para o guiador, a proteção de depósito, as faixas autocolantes para as rodas e os cogumelos de proteção para o quadro também são novos.
O caráter funcional da nova Hornet não foi esquecido. Um saco de depósito e um saco para o banco traseiro oferecem toda a conveniência no transporte de bagagem, enquanto as malas traseiras de novo design oferecem toda a segurança de um sistema de bagagem rígido. Para aumentar o conforto do condutor também há um kit de punhos aquecidos.
Para facilitar a sua escolha propomos 3 packs de acessórios prontos a instalar e que agrupam os acessórios de forma conveniente:
PACK SPORT
Quickshifter, para-brisas pequeno, bacquet para o banco do passageiro e poisa-pés traseiros
PACK STYLE
Pesos dos punhos, apoios superiores para o guiador, proteção de depósito, autocolantes para as rodas e cogumelos de proteção para o quadro.
PACK TOURING
Bolsas laterais, protector depósito, saco de depósito e saco para o banco traseiro.