NOVIDADES 2019
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CB 500 X 2019

CB 500 X 2019

Informação Adicional

Motor Bicilíndrico paralelo, arrefecimento por líquido
Cilindrada 471 cm³
Potência Máxima 35 kW/8.600 rpm
Binário Máximo 43 N·m/6.500 rpm
Alimentação PGM FI
Depósito de Combustível 17,7 L (incl. reserva)
Embraiagem Húmida, multi-discos
Caixa de Velocidades 6 velocidades
Transmissão Final Por corrente
Quadro Diamante em aço
Dimensões 2.155 x 825 x 1.410 mm (para-brisas baixo) 1.445 mm (para-brisas alto)
Altura do Assento 830 mm
Peso em ordem de Marcha 197 kg
Suspensão frente Forquilha telescópica convencional de 41 mm e regulação da pré-carga
Suspensão retaguarda Mono-amortecedor Por-Link com 5 níveis de regulação da pré-carga e braço oscilante de tubos quadrados em aço
Pneu Frente 110/80R - 19M/C (piso misto On-off)
Pneu Retaguarda 160/60R - 17M/C (piso misto On-off)
Travão frente Um disco ondulado de 310 mm, pinça de 2 êmbolos
Travão retaguarda Um disco ondulado de 240 mm, pinça de 1 êmbolo
Fabricante Honda

Atualizações do modelo: O novo modelo compacto de aventura da Honda foi remodelado, com um estilo off-road mais robusto e marcado, melhor proteção contra o vento, suspensões de maior curso, jante dianteira de 19 polegadas e guiador de espessura variável. O seu motor bicilíndrico muito vivo oferece mais potência e binário nas gamas de baixa e de média rotação e está agora equipado com uma embraiagem assistida deslizante. O novo painel de instrumentos LCD e piscas de direção de LEDs completam a gama de atualizações.

 

Conteúdo:

1. Introdução

2 Generalidades do Modelo

3. Características principais

4. Acessórios

5. Especificações técnicas

 

1. Introdução

 

 

A CB500X – originalmente lançada em 2013 juntamente com a naked CB500F e a CBR500R de carenagem integral – é um modelo crossover de aventura e média cilindrada, muito divertido e de peso reduzido. É uma moto que, sem falsas modéstias, cumpre o seu dever de forma suprema e competente e oferece uma utilização que se adapta a uma enorme diversidade de condutores.

 

O caráter utilitário da CB500X fica a dever-se a uma equação extremamente simples – um motor bicilíndrico vivo e comprovado, que debita um binário útil e de excelente tração logo desde baixa rotação (e também com excelentes capacidades em alta) – juntamente com um chassis que oferece uma condução muito confortável, tanto em cidade, como em estrada aberta.

 

Este modelo sente-se igualmente à vontade nas deslocações casa-trabalho-casa e nas viagens de fim de semana. A suspensão de longo curso absorve as irregularidades da estrada e o guiador de espessura variável oferece uma posição de condução muito confortável, a direito e com um campo de visão bastante amplo. Por outras palavras, a CB500X é um verdadeiro modelo utilitário, adaptado a todas as situações, no verdadeiro significado da palavra.

 

Em 2016, na primeira atualização deste modelo, a CB500X recebeu um depósito de maior capacidade, mais proteção aerodinâmica e um para-brisas mais alto. Recebeu igualmente luzes de LEDs, forquilha dianteira com afinação da pré-carga da mola e afinação na manete de travão.

 

Para 2019, a CB500X sofre uma evolução muito completa. O estilo adventure mais sofisticado – que destaca e confirma os propósitos únicos que este modelo oferece – em conjunto com um motor de melhores performances e uma série de melhoramentos de chassis, asseguram que, apesar de a CB500X permanecer um modelo confiante nas suas capacidades abrangentes, o fator X está agora ainda mais em evidência.

 

 

2. Generalidades do modelo

 

 

De modelo para as deslocações urbanas, a moto de exploração de fim de semana – a CB500X de 2019 está pronta para tudo. Para 2019, o seu estilo está muito mais apurado – com um aspeto bastante aventureiro e inspirado na Africa Twin e suspensões de maior curso, monoamortecedor de especificação melhorada, melhor ergonomia de condução e jante dianteira de 19 polegadas.

 

E, apesar de o motor da CB500X manter os 35 kW de potência de pico necessários para este modelo continuar a poder ser conduzido por detentores de carta A2, oferece agora mais 4% de potência e de binário entre as 3.000 e as 7.000 rpm, graças às revisões introduzidas na admissão, no escape e na distribuição. O novo escape de dupla saída emite uma sonoridade melhorada e o motor está agora equipado com embraiagem assistida deslizante.

 

O novo painel de instrumentos LCD inclui um indicador de mudança engrenada e outro que mostra ao condutor quando deve engrenar uma mudança mais alta; os piscas de direção são de LEDs, tal como o resto da iluminação.

 

 

3. Características principais

 

3.1 Estilo e Ciclística

 

Estilo adventure mais robusto e mais marcado

Novo guiador de espessura variável e direção de maior curso

Suspensão de maior curso e roda dianteira de 19 polegadas

Novo painel de instrumentos LCD, com indicadores de mudança engrenada e de mudança mais alta

Piscas de LEDs

 

A CB500X de 2019 renasceu com uma postura bastante mais agressiva e um estilo selvagem "pronto para a aventura". Com inspiração na popular Africa Twin, os engenheiros da Honda alargaram os resguardos do radiador e as carenagens, criando ângulos substancialmente maiores que conferem uma textura e uma sensibilidade tridimensional forte; o depósito de combustível agora interage com as tampas laterais, numa ligação coesa entre a frente e a traseira da moto.

 

E, apesar de o estilo da CB500X, já ter algum tempo de vida, esta renovação engloba muito mais do que é inicialmente aparente. Graças à melhoria das performances aerodinâmicas, o ar a alta pressão à volta da carenagem e do para-brisas foi bastante reduzido, melhorando assim a proteção contra o vento para o condutor a alta velocidade. O perfil do banco também foi adelgaçado, eliminando os pontos mais salientes à frente, o que permite maior liberdade de movimentos em cima da moto e ajuda a chegar mais facilmente com os pés ao chão. Para ajudar a manobrar melhor a CB500X, o ângulo da direção aumentou 3 graus, para 38°, do centro até aos batentes; a inclusão de um guiador em aço de espessura variável e acabamento cinzento aumentou ainda mais o controlo.

 

O novo painel de instrumentos LCD – envoltos numa moldura multi-superfície e texturada, refletindo o tema geral de design – inclui indicador de mudança engrenada e indicador de mudança mais alta; esta última função está programada para as 8.750 rpm mas pode ser ajustada em incrementos de 250 rpm, entre as 5.000 e as 8.750 rpm. O suporte tubular para o para-brisas também permite montar um GPS por cima dos instrumentos.

 

O quadro principal do tipo diamante em aço e 35 mm permanece inalterado para 2019. Este tipo de quadro é leve e muito robusto, com uma quantidade programada de flexão que permite ao condutor obter excelentes níveis de feedback das alterações na superfície da estrada. O formato e a posição dos apoios do motor, juntamente com o equilíbrio da rigidez do quadro também permitem reduzir ainda mais as vibrações.

 

A distância entre eixos é de 1.445 mm e o ângulo da coluna da direção e o eixo de arraste (trail) são de 27,5° e 108 mm respetivamente, originando uma direção ágil mas segura e que oferece muita confiança. A centralização das massas, com o motor colocado em posição muito próxima do ponto de pivot do braço oscilante, permite obter excelente agilidade em curva e a distribuição ótima do peso entre a frente e a traseira assegura a estabilidade necessária. O peso em ordem de marcha é de apenas 197 kg.

 

O banco tem 830 mm de altura; as dimensões gerais são 2.155 x 825 x 1.410 mm, com altura ao solo de 180 mm. O depósito tem capacidade para 17,5 litros, incluindo a reserva e, em combinação com a excelente economia do motor de 3,6L/100km, 27,8km/l, (modo WMTC), oferece uma autonomia de 500 km.

 

A forquilha telescópica de 41 mm da suspensão dianteira oferece mais 10 mm de curso, até 150 mm; o curso da roda traseira aumentou de 118 para 135 mm e o novo amortecedor traseiro monotubular (tal como se pode encontrar nas motos desportivas de maior cilindrada) substitui o anterior design de dois amortecedores e o seu êmbolo de maiores dimensões assegura uma suspensão traseira de excelentes respostas e caraterísticas fantásticas na gestão das temperaturas.

 

A CB500X oferece agora 9 níveis de afinação da pré-carga da mola e trabalha sobre um braço oscilante rígido em tubos de aço de secção quadrada, agora com placas em aço prensado para a afinação da corrente. A transmissão final é feita por uma corrente 520 selada.

 

A roda dianteira de 17 polegadas foi substituída por uma jante de 19 polegadas que – juntamente com a suspensão de maior curso – assegura uma condução confiante e de extrema estabilidade nas superfícies mais irregulares. As jantes em alumínio de baixo peso montam pneus tipo trail 110/80-R19 à frente e 160/60-R17 (jante 17) atrás. O travão dianteiro tem um único disco ondulado de 320 mm e pinças de dois êmbolos, complementado por um travão traseiro com um disco também ondulado, desta feita, de 240 mm e pinça de um só êmbolo. A moto vem equipada de série com ABS.

 

A CB500X vai estar disponível nos esquemas cromáticos seguintes:

 

Vermelho Grand Prix

 

Preto Metalizado Mate Gunpowder

 

Branco Pérola Metalloid

 

 

3.2. Motor

 

Motor bicilíndrico muito vivo, com arquitetura interna inspirada na CBR1000RR Fireblade

Revisões ao nível da admissão, escape e distribuição, oferecem mais 4% de potência e binário a média rotação

Novo escape de sonoridade mais desportiva e duas saídas

Embraiagem assistida deslizante, facilita a engrenagem das mudanças mais altas e suaviza as reduções

 

O motor da CB500X, uma moto que pode ser conduzida por detentores de carta A2, é uma unidade de dois cilindros paralelos, 8 válvulas e refrigeração por líquido, oferece um equilíbrio bem proporcionado entre dimensões compactas e potência disponível e agradável de usar, com um caráter energético de alta rotação e potência de pico muito forte.

 

De si já bastante forte logo desde baixa rotação, o objetivo de desenvolvimento para o modelo de 2019 foi obter melhores acelerações à custa de um aumento da potência na gama de baixa e média rotação e do binário entre as 3 e as 7.000 rpm; a melhoria de 4% foi conseguida pelas alterações introduzidas na distribuição – com avanço de 5° no comando de fecho – e aumento de 0,3 mm na elevação, agora 7,8 mm.

 

Agora, podemos encontrar um sistema de injeção PGM-FI com admissão praticamente a direito, atravessando a caixa do filtro do ar e a rampa de aceleração. A bateria foi reposicionada para uma posição mais afastada (44,1 vs 13,4 mm) da parte traseira da conduta de admissão da caixa do filtro do ar, permitindo a entrada de melhores fluxos aerodinâmicos; o escape de duas saídas confere uma sonoridade mais marcante e desportiva ao motor. O pico de potência é de 35 kW e chega às 8.500 rpm, com o pico de binário de 43 N·m a aparecer às 7.000 rpm.

 

Os valores do diâmetro e do curso são de 67 e de 66,8 mm, respetivamente e a relação de compressão manteve-se nos 10, 7 : 1; os moentes da cambota estão desfasados a 180° e há um veio de equilibrio de primeira ordem atrás dos cilindros, junto ao centro de gravidade da moto. O carreto primário e o carreto do veio de equilibrio são do tipo tesoura, para menor ruído. Os contrapesos da cambota têm formato específico e excelente equilíbrio de acoplagem e o seu baixo peso permite ao motor rodar livremente, com inércia reduzida.

 

Servindo como membro de esforço, o motor complementa a rigidez do quadro graças aos pendurais de montagem na cabeça do motor. Internamente, encontramos balanceiros de roletes na cabeça do motor e as válvulas são afinadas por pastilhas, aligeirando todo o conjunto, diminuindo a carga das molas das válvulas e reduzindo o atrito.

 

A distribuição é feita por corrente silenciosa (SV Chain), com pinos de superfície tratada com Vanádio, para menor atrito e melhor proteção contra o desgaste. As válvulas do motor têm diâmetros de 26,0 mm na admissão e 21,5 mm no escape.

 

O formato dos pistões tem por base os usados na CBR1000RR Fireblade, reduzindo o ruído provocado por estes componentes a alta rotação. O atrito também é reduzido pela inclusão de estrias nas saias dos pistões – um acabamento que aumenta a área da superfície através da introdução de folgas nas quais o óleo pode fluir, oferecendo melhor lubrificação. Tal como na CBR1000RR, foi aplicado um processo de banho de sal AB 1, usado após o tratamento de nitretação de isonite, que constitui uma membrana de proteção anti-oxidação.

 

As proporções triangulares da cambota, do veio primário e do contraveio são muito semelhantes às dos motores de quatro cilindros da gama RR da Honda e muita da estrutura interna deste motor é diretamente transposta da CBRB1000RR.

 

O bloco do motor usa camisas de paredes finas fundidas por centrifugação e o seu design interno reduz as perdas por bombagem que ocorrem nos motores com 180° de ordem de ignição. Com a mesma estrutura de descarga da CBR1000RR, a bomba de óleo possui melhores performances em termos de gaseificação do óleo e atrito reduzido; o cárter fundo reduz o movimento do óleo nas curvas apertadas e nas travagens fortes. A capacidade de óleo é de 3,2 litros.

 

A caixa de seis velocidades é muito semelhante à da sua irmã RR e usa braços e articulações das mudanças com a mesma estrutura. Novidade para o modelo de 2019, a embraiagem assistida deslizante (embraiagem Assist/Slipper) oferece mudanças mais leves e suaves, especialmente nas reduções fortes.

 

Disponibilidade: Sob Consulta

6 850,00 €

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