NOVIDADES 2023
Share |

CB 300 R

CB 300 R

Informação Adicional

Motor Monocilíndrico a 4 tempos, SOHC, 4 válvulas, arrefecido por líquido
Cilindrada 286 cm³
Potência Máxima 22,9 kW às 9000 rpm
Binário Máximo 27,5 N·m às 7750 rpm
Alimentação Injeção eletrónica de combustível PGM-FI
Depósito de Combustível 10,0 L
Embraiagem Embraiagem húmida hidráulica, discos múltiplos
Caixa de Velocidades 6 velocidades
Transmissão Final Por corrente
Quadro Diamante em aço
Dimensões 2012 mm x 802 mm x 1052 mm
Altura do Assento 799 mm
Peso em ordem de Marcha 144 kg
Suspensão frente Forquilha Showa USD de funções separadas e êmbolo de grandes dimensões (SFF-BP - Separate Function - Big Piston) de 41 mm Curso de 130 mm
Suspensão retaguarda Monoamortecedor com 5 níveis de regulação da pré-carga, 107 mm de curso
Pneu Frente 110/70R17M/C 54H
Pneu Retaguarda 150/60R17M/C 65H
Travão frente Disco flutuante de 296 mm sem cubo, com pinça radial Nissin de 4 êmbolos
Travão retaguarda Disco de 220 mm com pinça de um êmbolo
Fabricante Honda

Atualizações do modeloO modelo de baixa cilindrada CB300R Neo Sports Café da Honda recebe agora uma forquilha invertida (USD) Showa, de 41mm, com funções separadas e êmbolo de grandes dimensões (SFF-BP), para além de uma embraiagem assistida com função deslizante, um motor de 286 cm³ e arrefecimento por líquido em conformidade com a norma EURO5. As especificações incluem uma pinça dianteira radial de 4 êmbolos, disco flutuante, ABS controlado por IMU e monoamortecedor ajustável em pré-carga. As luzes são todas de LEDs e complementam o painel LCD atualizado.

 

Conteúdo:

  1. Introdução
  2. Generalidades do Modelo
  3. Caraterísticas principais
  4. Especificações técnicas

 

  1. Introdução

Muitas vezes, o ditado "menos é mais" aplica-se na perfeição ao mundo das motos e, neste caso, este ditado é bem verdade. Há muito tempo que a Honda já entendeu isso e para a gama de 2018 criou a CB300R. Parte da família Neo Sports Café - que incluiu o modelo principal CB1000R, a CB125R compatível com carta A1 e o modelo tetracilíndrico de média cilindrada CB650R – a CB300R "embrulha" toda a emoção das duas rodas num formato muito leve.

 

A CB300R é o grande passo em frente na carreira motociclística dos jovens pilotos ou o modelo certo para quem chega agora ao mundo das motos, depois de ter conduzido um modelo de 125 cm³, graças às sensações impressionantes e envolventes que oferece, tanto em termos de motor, como de ciclística, mas sem as implicações e limitações de peso das motos de maior cilindrada. Este é também um excelente modelo adicionado à gama da Honda, imbuído do poderio tecnológico da marca, da sua filosofia de design, equipamentos premium e elevada qualidade de construção. Por outro lado, a CB300R é também uma proposta muito atraente para quem já tem experiência e procura reduzir o tamanho da sua moto.

 

Com uma condução muito divertida, fácil e acessível de adquirir, a CB300R recebe algumas atualizações importantes para 2022, incluindo suspensão dianteira de alta qualidade, embraiagem assistida com função deslizante e motor em conformidade com a norma EURO5. Tal como antes, este modelo traz um estilo único para as ruas das cidades europeias, com uma atitude minimalista que, com certeza, chamará a atenção.

 

  1. Generalidades do modelo

De baixo peso – com apenas 144 kg em ordem de marcha – a CB300R é uma Honda "superstar" de pequeno porte com uma vantagem imediata em termos de performances. Se lhe juntarmos um motor monocilíndrico de arrefecimento líquido, com 286 cm³, uma nova embraiagem assistida com função deslizante e conformidade total com a norma EURO5 para 2022, para além da presença que tem uma moto naked Neo Sports Café, a CB300R possui a fórmula perfeita para entusiasmar e inspirar os jovens condutores.

 

O quadro é uma mistura de aço prensado e tubular e oferece um excelente equilíbrio com feedback muito bom. Para 2022, a CB300R apresenta agora de série uma forquilha invertida (USD) Showa de 41 mm e funções separadas (SFF-BP) com êmbolo de grandes dimensões (a mesma forquilha de alta qualidade instalada na CB650R, com as respetivas mudanças na constante de mola e no amortecimento), bem como uma pinça radial de 4 êmbolos, disco dianteiro flutuante sem cubo, ABS controlado por IMU e pneus radiais.

 

O guiador de espessura variável em aço, o painel de instrumentos LCD atualizado e a iluminação totalmente por LEDs transmitem uma sensação de alta qualidade e aumentam o orgulho de propriedade.

 

A CB300R de 2022 vai estar disponível nos esquemas cromáticos seguintes:

 

Amarelo Pérola Dusk ##NOVO para 2022##

Azul Pérola Mate Agile ##NOVO para 2022##

Preto Metalizado Mate Gunpowder

Vermelho Candy Chromosphere

 

 

  1. Caraterísticas Principais

 

3.1. Ciclística

 

  • Nova forquilha invertida (USD) Showa SFF-BP de 41 mm de diâmetro e êmbolo de grandes dimensões 
  • Pinça radial de 4 êmbolos e disco dianteiro flutuante de 296 mm sem cubo
  • O ABS funciona através de uma Unidade de Medição de Inércia (IMU – Inertial Measurement Unit)

 

No centro do caráter minimalista da CB300R encontramos um quadro tubular tipo diamante em aço prensado. O braço oscilante é fabricado em chapa de aço e tem secção de formato irregular. Estes dois componentes foram concebidos para terem elevada rigidez longitudinal e oferecerem excelente controlo às forças de torção originadas pela deflexão das rodas, mas sem excesso de rigidez ou de peso.

 

A rigidez básica do quadro está ancorada nos pratos de pivot do braço oscilante e no próprio braço oscilante, ambos de aço prensado, para que o quadro possa oferecer uma condução muito ágil e dar um feedback excelente; os valores da inclinação da coluna da direção e do eixo de arraste (trail) são de 24,7°/ 93 mm, respetivamente.

 

A forquilha USD Showa (SFF-BP) de 41 mm de diâmetro e êmbolo de grandes dimensões é a principal atualização para 2022. A forquilha tem funções separadas (daí a nomenclatura SFF - Separate Function Fork): numa das colunas, temos um amortecedor com função de separação de pressão e, na outra, há um mecanismo de mola. Juntas, as duas colunas da forquilha oferecem um amortecimento de alta performance num conjunto de baixo peso. Juntamente com o uso de um êmbolo de tamanho maior (a nomenclatura BP - Big Piston), o resultado é uma sensibilidade suprema, com elevado controlo e absorção dos impactos. O monoamortecedor traseiro possui 5 níveis de regulação da pré-carga da mola.

 

A repartição do peso a 49,6/50,4 % entre a frente e a traseira da moto oferece uma aderência muito positiva na roda dianteira, com excelentes caraterísticas de maneabilidade, o que também é coadjuvado pelo baixo peso em ordem de marcha de apenas 144 kg e distância entre eixos compacta de 1352 mm. A altura do banco é de 799 mm, um valor muito bom para se chegar com os pés ao chão.

 

A travagem fica a cargo do disco dianteiro flutuante de 296 mm sem cubo, atuado por uma pinça radial Nissin de 4 êmbolos; o disco traseiro de 220 mm tem uma pinça de um êmbolo. Ambos os discos são controlados por um modulador ABS de 2 canais. Este sistema de especificações elevadas funciona com uma unidade IMU (Inertial Measurement Unit) que define a distribuição precisa da operação do ABS entre a frente e a traseira, consoante o comportamento do veículo.

 

O pneu traseiro radial tem medida 150/60R-17 e é complementado à frente por uma unidade também radial na medida 110/70R-17.

 

3.2 Estilo e Equipamento

 

  • Estilo exclusivo Neo Sports Café
  • Banco de material novo para maior conforto
  • Iluminação completa por LEDs e painel de instrumentos LCD com indicador de mudança engrenada atualizado

 

O estilo é fiel ao idioma de design de motos naked Neo Sports Café da Honda, com os componentes escurecidos da CB300R em evidência. O estilo é também puro; a traseira cortada quase não se vê e suporta os bancos separados para condutor e passageiro. O banco tem a capa revista de nova espessura, o que aumenta o conforto; os suportes dos poisa-pés do condutor e do passageiro são em alumínio.

 

O painel de instrumentos LCD é fino (apenas 23,5 mm e de baixo peso, somente 230 g), mas oferece todas as informações necessárias à condução de forma muito simples: velocidade, rotação do motor e nível do combustível, com a indicação de mudança engrenada, de forma destacada e em apresentação negativa. As luzes avisadoras estão dispostas no topo. A iluminação integral por LEDs – incluindo os piscas de direção – dá uma sensação premium da moto e contribui para a centralização das massas. O farol usa o conceito de dois níveis de iluminação, em cima para o feixe de médios e em baixo para o de máximos; a luz traseira é extremamente fina.

 

O depósito com capacidade para 10 litros de combustível está oculto por baixo das tampas e resguardos angulares e inclui um tampão "tipo avião". Os consumos são de 30,2 km/l – 3,31 l/100 km – (em modo WMTC), que oferecem à CB300R uma autonomia superior a 320 km por cada depósito cheio.

 

Nas palavras de Valerio Aiello do Dept. de R&D da Honda em Roma, ao falar sobre a estética do design Neo Sports Café:

 

"Toda a gama atual Neo Sport Café da Honda resulta do protótipo CB4 apresentado no salão EICMA de Milão de 2015. O nosso desejo era explorar o mundo café racer e reinterpretá-lo de forma moderna e atual.

 

Todos os modelos da série CB não são simplesmente motos retro-vintage; são antes modelos neoclássicos, ou seja, motos modernas com um estilo e design clássicos combinadas com técnicas modernas.

 

A nossa intenção foi criar uma nova dimensão estilística, diferente das musculadas streetfighters que tínhamos visto nos últimos anos e, ao mesmo tempo, afastarmo-nos de um estilo café-racer mais simples. O resultado final é que nenhuma das motos da concorrência se assemelha à gama Neo Sports Café e, gostando-se ou não deste estilo, reconhece-se de forma fácil e imediata que estes modelos são Honda. A concorrência tem motos clássicas ou muito modernas, mas, na minha opinião, não tem modelos que reúnam o melhor dos dois estilos.

 

Durante a fase de desenvolvimento do protótipo CB4, inspirei-me em coisas fora do mundo das motos, mais propriamente nos relógios. Sempre admirei os aspetos técnicos deste mundo e um dos principais conceitos usados no design Neo Sports Café foi o conceito "Mechanical Art" (Arte Mecânica).

 

O conceito "Mechanical Art" expressa o desejo de mostrar ao mundo a beleza dos vários elementos mecânicos e aos quais a Honda sempre deu a maior importância. Os relógios são um dos melhores exemplos disto, já que a sua componente mecânica sempre criou em mim um certo charme e fascínio."

 

 

3.3. Motor

 

  • Motor monocilíndrico SOHC e 4 válvulas com excelentes respostas
  • Picos de potência e binário de 22,9kW e 27,5 N·m, respetivamente, com total conformidade com a norma EURO5
  • Escape de saída lateral redesenhado e montado em posição rebaixada
  • Embraiagem assistida com função de deslizamento, agora com caixa de 6 velocidades

 

O motor monocilíndrico da CB300R é uma unidade DOHC compacta e arrefecida por líquido, com 286 cm³ e 4 válvulas, e é uma das "joias da coroa" que já conquistou muitos seguidores graças à sua natureza de rotação livre e excelentes respostas. E, apesar de conseguir fazer correr a adrenalina nas veias de quem se sentar numa moto com ele equipado quando a rotação sobe, é também um motor que funciona muito bem nas situações de condução do mundo real, seja na cidade ou nas vias rápidas. O pico de potência é de 22,9kW e chega às 9000 rpm, com o pico de binário de 27,5 N·m a aparecer às 7750 rpm.

 

Uma novidade para 2022, a embraiagem assistida com função deslizante permite engrenar as mudanças com a maior das suavidades, gerindo os "saltos" da roda traseira nas reduções rápidas e nas travagens fortes. A caixa de 6 velocidades oferece uma excelente distribuição das relações de transmissão, para acelerações poderosas; a haste do mecanismo das mudanças de velocidade pode ser ajustada.

 

 

O diâmetro e o curso são de 76 x 63mm e a relação de compressão é de 10,7 : 1. O sistema de injeção PGM-FI – com rampa de aceleração de 38 mm e admissão de trajeto curto e a direito – oferece respostas vivas ao acelerador em toda a faixa de rotação. Para conformidade com a norma EURO5 - juntamente com um sensor de cambota compatível com OBD2 - a secção intermédia do escape rebaixado foi redesenhada e incorpora agora um novo catalisador de maiores dimensões. O silenciador colocado do lado direito tem agora uma estrutura interna mais simples.

 

Para reduzir os custos de manutenção – um fator de extrema importância para os condutores mais jovens – o motor foi concebido tendo também em consideração a utilização do mínimo possível de peças móveis. Detalhes como os segmentos de baixo atrito, o radiador com ninho de alta densidade e a vela de ignição com ponta de irídio ajudam a aumentar a eficiência de combustível.

Disponibilidade: Indisponível

5 550,00 €
  • Comparar
  • */ ?>

    Seja o primeiro a analisar este produto

    Etiquetas de Produtos

    Utilize um espaço para separar as etiquetas. Utilize aspas simples (') para frases.