NOVIDADES 2023
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CB 500 X

CB 500 X

Informação Adicional

Motor Bicilíndrico paralelo, arrefecimento por líquido
Cilindrada 471 cm³
Potência Máxima 35 kW às 8500 rpm
Binário Máximo 43 N·m às 6500 rpm
Alimentação Injeção eletrónica de combustível PGM-FI
Depósito de Combustível 17,5 L (incl. reserva)
Embraiagem Húmida, discos múltiplos
Caixa de Velocidades 6 velocidades
Transmissão Final Por corrente
Quadro Diamante em aço
Dimensões 2155 mm x 830 mm x 1410 mm
Altura do Assento 830 mm
Peso em ordem de Marcha 199 kg
Suspensão frente Forquilha Showa SFF-BP USD, 41 mm de diâmetro
Suspensão retaguarda Monoamortecedor Pro-Link com 5 níveis de regulação da pré-carga e braço oscilante cruzado e oco em aço
Pneu Frente 110/80R19M/C (59H)
Pneu Retaguarda 160/60R17M/C (69H)
Travão frente Disco de 296 mm x 4 mm com pinça radial Nissin de quatro êmbolos
Travão retaguarda Disco de 240 mm x 5 mm com pinça radial Nissin de um êmbolo
Fabricante Honda
  1. Introdução

 

A CB500X – originalmente lançada em 2013 juntamente com a naked CB500F e a CBR500R de carenagem integral – é um modelo crossover de aventura e média cilindrada, muito divertido e de peso reduzido. É uma moto que, sem nenhum "exagero", cumpre o seu dever de forma suprema e competente e oferece uma utilização que se adapta a uma enorme diversidade de condutores.

 

O caráter utilitário da CB500X fica a dever-se a uma equação extremamente simples – um motor bicilíndrico vivo e comprovado, que debita um binário fácil de usar e com excelente tração logo desde baixa rotação (e também com excelentes capacidades em alta) – juntamente com uma componente ciclística que oferece uma condução muito confortável, tanto em cidade, como em estrada aberta, tudo com um inconfundível estilo adventure.

 

Este modelo sente-se igualmente à vontade nas deslocações casa-trabalho-casa e nas viagens de fim de semana. A suspensão de longo curso absorve as irregularidades da estrada e o guiador largo oferece uma posição de condução muito confortável, a direito e com um campo de visão bastante amplo. Por outras palavras, a CB500X é um verdadeiro modelo utilitário, adaptado a todas as situações, no verdadeiro significado da palavra.

 

Em 2016, na primeira atualização deste modelo, a CB500X recebeu um depósito de maior capacidade, mais proteção aerodinâmica e um para-brisas mais alto. Recebeu igualmente luzes de LEDs, forquilha dianteira com afinação da pré-carga da mola e afinação na manete de travão. A sua evolução de 2019, com um estilo adventure mais sofisticado, um motor de melhores performances e uma série de melhoramentos ao nível da ciclística, asseguram que, apesar de a CB500X permanecer um modelo confiante nas suas capacidades abrangentes, o fator X está agora ainda mais em evidência. Em 2020 este modelo recebeu homologação EURO5.

 

Com uma popularidade comprovada e continuada há já mais de uma década, para 2022, este modelo recebe uma suspensão de alta qualidade na forma de uma forquilha SFF-BP USD Showa de 41 mm de diâmetro, discos dianteiros duplos, braço oscilante mais leve, jante dianteira redesenhada e outras atualizações de pormenor, incluindo um novo e elegante esquema cromático e gráficos novos e arrojados.

 

 

  1. Generalidades do modelo

 

Juntamente com as mudanças no motor, por exemplo, um sistema de injeção de combustível de afinações revistas e um novo radiador mais leve, a componente ciclística tira todas as vantagens da adição da forquilha Showa SFF-BP USD de 41 mm, com pinças Nissin radiais de quatro êmbolos e discos de 296 mm, jantes mais leves de raios mais finos e braço oscilante redesenhado - tudo para melhorar o conforto e a maneabilidade. Em relação ao modelo anterior, a distribuição do peso foi ligeiramente deslocada para a frente para dar mais aderência e sensibilidade ao pneu dianteiro. O estilo foi atualizado com um nova roda da frente e um novo guarda-lamas dianteiro.

 

Tal como antes, o painel de instrumentos LCD inclui uma luz de mudança mais alta e um indicador de mudança engrenada. Toda a iluminação é de LEDs e o feixe de médios/máximos foi otimizado no novo farol; as luzes de presença também são de LEDs.

 

A CB500X de 2022 vai estar disponível nos seguintes esquemas cromáticos:

 

Vermelho Grand Prix

Preto Metalizado Mate Gunpowder

Verde Pérola Organic **NOVO para 2022**

 

 

  1. Caraterísticas Principais

 

3.1 Ciclística e estilo

 

  • Forquilha SFF-BP USD Showa de 41 mm de diâmetro e êmbolo de grandes dimensões
  • Novo sistema com dois discos de 296 mm e pinças Nissin de quatro êmbolos
  • Nova jante dianteira e braço oscilante ambos mais leves
  • Farol revisto de LEDs e melhor penetração luminosa dos feixes de médios e de máximos, e novas luzes de presença.
  •  

Leve, robusto e inalterado para 2022, o quadro principal em tubos de aço tipo diamante de 35 mm de diâmetro da CB500X tem um determinado grau de flexão que dá muito feedback ao condutor conforme as superfícies das estradas mudam. O formato e a posição dos apoios do motor, juntamente com o equilíbrio da rigidez do quadro também permitem reduzir ainda mais as vibrações.

 

O novo conjunto dianteiro de suspensão é imediatamente aparente. Com o objetivo de aumentar as performances abrangentes, a forquilha telescópica de 41 mm do modelo anterior foi substituída por uma unidade Showa SFF-BP USD de êmbolo de grandes dimensões e funções separadas, com 41 mm de diâmetro, afinação da pré-carga da mola e 135 mm de deslocamento do eixo (150 mm de curso de amortecimento); a forquilha está acoplada a novas mesas em cima e em baixo. A divisão das funções – amortecimento de pressão separada por êmbolo de grandes dimensões numa coluna e mecanismo de mola na outra – oferece uma enorme melhoria nas reações e na qualidade de condução.

 

O monoamortecedor traseiro (como se vê nas motos desportivas de maior cilindrada), com um êmbolo de grande diâmetro e 135 mm de curso de eixo (60 mm de curso do amortecedor), oferece excelente capacidade de resposta e ótima gestão da temperatura; este componente possui 5 níveis de afinação, com constante de mola e afinações de amortecimento otimizadas.

 

O comportamento está agora ainda melhor graças ao novo braço oscilante redesenhado e mais leve. Agora fabricado em aço de 2 mm (em vez de 2,3 mm), este componente emprega uma travessa oca e é mais rígido em termos de rotação; a flexibilidade lateral aumentou, o que melhora a maneabilidade. O novo look é complementado por um guarda-corrente redesenhado.

 

Em linha com as melhorias dinâmicas do chassis e da suspensão, a travagem também foi melhorada. O travão dianteiro de disco ondulado de 310 mm e pinça única de dois êmbolos do modelo anterior foi substituído por dois discos ondulados de 296 mm e pinças radiais Nissin de quatro êmbolos. A introdução dos discos de menor diâmetro não só mantém o eventual aumento de peso no mínimo, mas também reduz a pressão necessária na manete durante a travagem.

 

A jante dianteira de 19 polegadas redesenhada em alumínio fundido – e ainda mais leve graças aos raios mais finos – permite reduzir o peso não suspenso e melhorar a capacidade de curvar. O guarda-lamas é resistente e tem novo design e a jante de 17 polegadas tem um pneu misto 160/60-R17; à frente o pneu também é misto e tem medida 110/80-R19. A distribuição de peso foi deslocada ligeiramente para a frente. Agora a percentagem entre a dianteira e a traseira é de 48,7/51,3 em comparação com os 48/52 anteriores. O peso em ordem de marcha é de apenas 199 kg. A distância entre eixos manteve-se nos 1445 mm, com um ângulo da coluna de direção de 27,5° e um eixo de arraste (trail) de 108 mm.

 

A CB500X tem um estilo de aventura agressivo, "ready for the wild", com as longas proteções de radiador e a carenagem a darem uma forte textura tridimensional da frente para a traseira, ligadas por tampas laterais entrelaçadas e também pelo depósito. Mas esta é uma moto que tem tanto a ver com as funções como com as formas; a gestão do ar a alta pressão que flui ao redor da carenagem e do para-brisas (que pode ser colocado em duas alturas - 1445 e 1410 mm) contribui para melhorar a proteção aerodinâmica do condutor a velocidades de estrada. O farol é elegante e ainda mais penetrante, graças aos seus LEDs extra potentes; os piscas dianteiros com luzes de presença incorporadas conferem maior visibilidade à CB500X.

 

O banco de perfil fino permite os movimentos livres do condutor, deixando-o colocar bem os pés no chão. E, para facilitar as manobras, o ângulo da direção é de 38 graus para cada lado, até ao batente.

 

O guiador de espessura variável e acabamento cinzento ‘Gunmetal’ aumenta ainda mais o controlo. A altura do banco é de 830 mm e a posição de condução é direita e muito confortável, dando uma excelente visibilidade. As dimensões gerais são 2155 mm x 790 mm x 1410 mm, com altura ao solo de 180 mm.

 

O painel de instrumentos LCD – envolto numa moldura multi-superfície e texturada – inclui indicador de mudança engrenada e indicador de mudança mais alta; esta última função está programada para as 8.750 rpm mas pode ser ajustada em incrementos de 250 rpm, entre as 5.000 e as 8.750 rpm.

 

O depósito tem capacidade para 17,5 litros, incluindo a reserva e, em combinação com os excelentes consumos do motor, apenas 3,6 l/100 km (27,8 km/l) (em modo WMTC), oferece uma autonomia de 485 km.

 

 

 

3.2. Motor

 

  • O motor bicilíndrico muito vivo tem potência e binário agradáveis de usar em toda a faixa de rotação e uma sonoridade desportiva do escape com duas saídas
  • As novas afinações do sistema de PGM-FI aumentam a sensibilidade e o caráter
  • Radiador de novo design, mais elegante e mais leve
  • Embraiagem assistida com função de deslizamento, facilita a engrenagem das mudanças mais altas e suaviza as reduções
  • Homologação EURO5

 

O motor de 471 cm³ da CB500X, uma moto que pode ser conduzida por detentores de carta A2, é uma unidade de dois cilindros paralelos, 8 válvulas e refrigeração por líquido; oferece um equilíbrio bem proporcionado entre dimensões físicas e potência disponível e agradável de usar, com um caráter energético de alta rotação e potência de pico muito forte. As atualizações de 2019 criaram maior poder de aceleração graças ao aumento de 4% na potência nas gamas baixa e média e de binário na faixa das 3 às 7000 rpm. É um motor cujo desempenho geral e caráter são bastante superiores ao que a sua cilindrada relativamente pequena poderia deixar supor. O pico de potência é de 35 kW e chega às 8600 rpm, com o pico de binário de 43 N·m a aparecer às 6500 rpm.

 

A admissão para a caixa de ar e para a rampa de injeção do sistema de injeção de combustível PGM-FI é mais ou menos a direito; para 2022, a nova programação do sistema melhora a sensação de binário e do caráter do motor, mas sem comprometer as performances. A panela de escape possui duas saídas que dão uma sonoridade mais desportiva ao motor, endurecendo à medida que a rotação sobe. O novo radiador, de estética mais agradável, contribui para baixar o peso em 92 g, sem nenhuma perda de eficiência de arrefecimento.

 

Os valores do diâmetro e do curso são de 67 e de 66,8 mm, respetivamente e a relação de compressão é de 10, 7 : 1; os moentes da cambota estão desfasados a 180° e há um veio de equilibragem de primeira ordem atrás dos cilindros, junto ao centro de gravidade da moto. O carreto primário e o carreto do veio de equilibragem são do tipo tesoura, para menor ruído. Os contrapesos da cambota têm formato específico e excelente equilíbrio de acoplagem e o seu baixo peso permite ao motor rodar livremente, com inércia reduzida.

 

Servindo como membro de esforço, o motor complementa a rigidez do quadro graças aos pendurais de montagem na cabeça do motor. Internamente, encontramos balanceiros de roletes na cabeça do motor e as válvulas são afinadas por pastilhas, aligeirando todo o conjunto, diminuindo a carga das molas das válvulas e reduzindo o atrito.

 

A distribuição é feita por corrente silenciosa (SV Chain), com pinos de superfície tratada com Vanádio, para menor atrito e melhor proteção contra o desgaste. As válvulas do motor têm diâmetros de 26,0 mm na admissão e 21,5 mm no escape.

 

O formato dos pistões foi desenhado cuidadosamente para reduzir o ruído a alta rotação. O atrito também é reduzido pelas estrias das saias dos pistões – um acabamento que aumenta a área da superfície através da introdução de folgas nas quais o óleo pode fluir, oferecendo melhor lubrificação. O triângulo formado pela cambota, pelo veio primário e pelo contraveio é eficiente e compacto. O bloco do motor usa camisas de paredes finas fundidas por centrifugação e o seu design interno reduz as perdas por bombagem que ocorrem nos motores com 180° de ordem de ignição. O cárter profundo reduz o movimento do óleo nas curvas acentuadas e nas travagens fortes; a capacidade de óleo é de 3,2 litros. A caixa de seis velocidades é suave e é gerida por uma embraiagem assistida com função deslizante.

 

 

  1. Acessórios

 

Está disponível toda uma gama completa de acessórios para a CB500X. Estes incluem:

 

Descanso central

Defletores de vento laterais

Proteções para os punhos

Punhos aquecidos

Top case de 35 L

Porta-bagagens traseiro

Malas laterais

Suportes para malas laterais

Proteções de quadro em tubos de aço

Luzes de nevoeiro

Saco de depósito

Saco para o banco

Ficha de carga

Para-brisas fumado

Autocolantes para as jantes

Proteção do depósito

Rede de bagagem

Disponibilidade: Sob Consulta

7 350,00 €

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