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FORZA 750

FORZA 750

Informação Adicional

Motor Bicilíndrico paralelo, 4 tempos, 8 válvulas, SOHC, arrefecimento por líquido
Cilindrada 745 cm³
Potência Máxima 43,1 kW às 6.750 rpm (35 kW/6.000 rpm)
Binário Máximo 69 N·m às 4.750 rpm (65/4.000 rpm)
Alimentação Injeção eletrónica de combustível PGM-FI
Depósito de Combustível 13,2 Litros
Embraiagem 2 embraiagens hidráulicas húmidas, discos múltiplos
Caixa de Velocidades Caixa de dupla embraiagem com 6 velocidades
Transmissão Final Por corrente
Quadro Diamante; tubos de aço
Dimensões 2.200 m x 790 mm x 1.485 mm
Altura do Assento 790 mm
Peso em ordem de Marcha 235 kg
Suspensão frente Forquilha USD de 41 mm de φ, curso de 120 mm
Suspensão retaguarda Mono-amortecedor com braço oscilante tipo Pro-Link, 120 mm de deslocamento do eixo
Pneu Frente 120/70-R17M/C
Pneu Retaguarda 160/60-R15M/C
Travão frente ABS de 2 canais
Travão retaguarda Sistema hidráulico, um disco de 240 mm, pinça radial de 1 êmbolo
Fabricante Honda
  1. Introdução

 Durante 20 anos, a linha de scooters Forza da Honda tem sido uma força poderosa na Europa, com elevadíssimos níveis de reconhecimento de marca. Este enorme sucesso deve-se a uma combinação atraente de fatores: os elementos clássicos de uma moto GT (Grand Touring), com forte presença na estrada e conforto genuíno para dois que a Forza sempre ofereceu, juntamente com uma maneabilidade ágil e desportiva e performances fantásticas de um motor vigoroso que torna cada condução uma diversão.

 Por outro lado, a Forza sempre foi uma scooter suprema, inteligente, elegante e premium, plena de funcionalidades e recursos úteis, que facilitam, e muito, a vida do condutor, com uma qualidade de construção e um estilo que nunca deixa a classe de lado. Para 2021, a Forza 750 junta-se à Forza 125 e à nova Forza 350.

 A derradeira Forza chegou. Rápida, ágil e luxuosa, esta scooter está repleta de tecnologia e pronta para marcar uma presença ambiciosa num segmento muito concorrido. Equipada tanto para as deslocações do dia-a-dia, dentro ou fora da cidade, como para as saídas de fim de semana, a Forza 750 simboliza a qualidade e a funcionalidade. É uma escolha racional, de facto, mas também é um modelo que se mantém fiel ao seu "pedigree" Forza! E é também uma outra coisa: uma scooter extremamente divertida e cheia de estilo.

Generalidades do modelo

 A ciclística esbelta e curvilínea da Forza 750 oferece ampla proteção contra o vento a alta velocidade, muito espaço para as pernas do condutor e um banco de baixa altura sem ser excessivamente volumoso. O espaço por baixo do banco alberga um capacete integral e está equipado com uma ficha de carregamento USB; há também um útil porta-luvas. O ecrã TFT do painel de instrumentos possui o sistema Honda Smartphone Voice Control que permite ligar o smartphone do condutor. A ignição e a tranca de abertura do banco são acionadas por intermédio de um sistema Smart Key.

 Equipada com um motor bicilíndrico de 745 cm³, económico e pleno de binário, o sistema de acelerador eletrónico (TBW – Throttle By Wire) da Forza 750 permite ao condutor "ajustar" o caráter do motor por meio de 3 modos de condução disponíveis de série: RAIN, STANDARD e SPORT, para além de um modo USER personalizável. O sistema HSTC de controlo de binário ajustável da Honda (no original, Honda Selectable Torque Control) oferece um bom nível de intervenção nos seus 3 níveis; a transmissão DCT de dupla embraiagem (no original, Dual Clutch Transmission), instalada de série, possui mapas de mudanças automáticas interligados com os modos de condução.

 O quadro em tubos de aço, o braço oscilante de alumínio, a forquilha dianteira USD de 41 mm de diâmetro, as pinças de travão radiais de quatro êmbolos, a suspensão traseira Pro-Link e a combinação de roda dianteira/traseira de 15 e 17 polegadas respetivamente, completam a parte ciclística, oferecendo uma maneabilidade de moto desportiva mas na forma de uma scooter.

 A nova Forza 750 de 2021 estará disponível nos seguintes esquemas cromáticos:

 Azul Metalizado Jeans

Vermelho Candy Chromosphere

Prata Metalizado Mate Beta

Preto Graphite

 

 Caraterísticas Principais

 

3.1 Estilo e Equipamento

 

  • Estilo GT elegante e espaçoso oferece proteção contra os elementos para condutor e passageiro
  • 21 litros de espaço debaixo do banco, com carregador USB e porta-luvas frontal de fácil acesso
  • Painel de instrumentos com ecrã TFT e sistema Honda Smartphone Voice Control que permite ligar o smartphone.
  • Iluminação integral por LEDs; piscas dianteiros e espelhos montados na scooter
  • O acionamento da ignição, a tranca e a abertura do banco são feitos por Smart Key.

 

Tal como deve ser uma scooter GT, a carenagem dianteira da Forza 750 é elegante e possui pontos de montagem para os espelhos e para os piscas de direção dianteiros, oferecendo excelente proteção contra os elementos, sendo fácil assim viajar a alta velocidade, sem o volume excessivo que impede a scooter de ser ágil na cidade; o ecrã envolve o condutor e o passageiro oferecendo uma viagem tranquila.

 

Mas para além das importantíssimas caraterísticas de condução – e como modelo topo-de-gama da sofisticada família Forza – a Forza 750 é também uma "declaração de aspiração", com um verdadeiro estilo premium e uma presença que atrai a atenção em qualquer lugar.

 

Claro, os detalhes práticos são bastante importantes. Na frente, há bastante espaço para as pernas e o banco de formato cuidadosamente esculpido é instantaneamente confortável, assegurando um acesso fácil ao solo. A altura do banco é de 790 mm. O espaço debaixo do banco tem 22 litros, o suficiente para um capacete integral; há ainda uma ficha de carga USB localizada na parte traseira do compartimento. O porta-luvas útil e de fácil acesso está colocado na carenagem interna do lado direito.

 

O novo sistema Honda Smartphone Voice Control, incorporado no interface da Forza 750 e cujas funções podem ser visualizadas através do ecrã TFT de 5 polegadas; este sistema liga o condutor ao seu smartphone durante a condução e permite a gestão de voz de chamadas telefónicas, emails, músicas e sistema de navegação. É necessário usar um capacete com headset e o smartphone liga-se ao painel de instrumentos via Bluetooth; a gestão do sistema Honda Smartphone Voice Control também pode ser feita a partir dos botões do punho esquerdo do guiador.

 

Para maior comodidade, a Forza 750 usa um sistema Smart Key, que o condutor pode guardar no bolso, dispensando assim o uso de uma chave para a ignição, portinhola de abastecimento e banco. Na presença da Smart Key, basta um toque no botão principal e a ignição pode ser acionada, dando assim ao condutor controlo da ignição/tranca da direção e, através de dois interruptores basculantes, a abertura da portinhola do combustível e do banco. A Smart Key também permite trancar e destrancar a Top Case Smart opcional e tem uma função de "resposta" que acende e apaga os piscas para mais fácil identificação da Forza à distância. Um mecanismo de embraiagem no interruptor da ignição impede que o guiador seja destrancado à força.

 

Os piscas traseiros da Forza 750 têm uma função de Sinal de Paragem de Emergência (ESS –Emergency Stop Signal). Se for detetada uma aceleração negativa de 6,0 m/s2 a uma velocidade mínima de 53 km/h com qualquer um dos travões ativados, as luzes ESS piscam para avisar os outros condutores que a Forza está a efetuar uma paragem de emergência. À mesma velocidade, o limiar é reduzido se o ABS for ativado para uma aceleração negativa de, no mínimo, 2,5m/s2.

 

Os piscas também têm função de cancelamento automático; em vez de um temporizador simples, o funcionamento é por comparação das diferenças de velocidade entre a roda dianteira e a roda traseira: é efetuado um cálculo do momento de cancelamento dos piscas em relação à situação de condução.

 

 

3.2. Motor

 

  • O pico de potência é de 43 kW, o pico de binário é de 69 N·m e o redline surge às 7.000 rpm.
  • Acelerador Throttle-by-wire (TBW)
  • Homologação EURO5 e consumos de 3,59 l/100 km (27,8 km/l) (em modo WMTC)
  • Disponível em versão de 35 kW adequada a detentores de carta A2O design do motor de dois cilindros paralelos da Forza 750, com refrigeração por líquido e cabeça SOHC de 8 válvulas, oferece performances fortes na gama de baixa a média rotação. A sua arquitetura de curso relativamente longo e as câmaras de combustão de formato especial combinam-se com uma cambota de elevada massa de inércia para produzirem binário elevado. O sistema TBW gere a potência e o caráter do motor (ver secção 3.3 Sistema Eletrónico do Motor) O pico de potência de 43 kW surge às 6.750 rpm, com pico de binário de 69 N·m às 6.750 rpm, com um redline de 7.000 rpm. A Forza 750 acelera nos primeiros 50 metros em apenas 3,9 segundos, atingindo 60 km/h com o motor às 2.500 rpm. Os dois veios de equilibragem neutralizam as vibrações de inércia a rotação mais elevada sem afetar a "pulsação" distinta da ordem de ignição irregular do motor e da cambota com 270° de fase. O diâmetro e o curso são de 77 x 80 mm. Sempre que possível, os componentes são feitos para desempenharem mais do que uma função: a árvore de cames aciona também a bomba de água, enquanto um dos veios de equilibragem comanda a bomba de óleo.    
  • 3.3 Sistema Eletrónico do Motor
  • O motor da Forza 750 é excecionalmente económico ­– com consumos comprovados de apenas (3,59 l/100 km) 27,8 km/l (em modo WMTC), a autonomia poderá ascender a 370km por cada depósito de 13,2 litros – tudo isto com homologação EURO5.
  • Para quem possua apenas carta A2, a Forza 750 vai estar disponível em versão limitada de 35 kW; mais tarde, após a graduação para uma carta sem limitações, a Forza 750 pode ser convertida facilmente num modelo "full power" em qualquer concessionário Honda. Do mesmo modo, os concessionários Honda também podem limitar a versão "full power" a uma potência de 35 kW, através da substituição da rampa de aceleração de série e da reprogramação da ECU.
  • Ao manter o número de componentes no mínimo, o motor é leve, eficiente e fiável.
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  • O acelerador eletrónico Throttle-by-wire (TBW) oferece 3 modos de condução de série e um modo USER personalizável
  • O sistema HSTC de controlo variável de binário da Honda oferece agora uma intervenção ainda mais refinada com 3 níveis

 

Com o sistema TBW a gerir as performances e o caráter do motor, o condutor pode selecionar 3 modos de condução que abrangem um vasto leque de condições. A seleção dos modos é gerida entre o interruptor esquerdo do guiador e ecrã TFT.

 

O modo STANDARD é um ponto intermédio e equilibrado entre a entrega de potência do motor, o efeito de travão-motor e o sistema HSTC, com ABS de nível alto.

 

O modo SPORT oferece uma entrega de potência e um efeito de travão-motor mais agressivo, com baixa intervenção do sistema HSTC e ABS também de nível alto.

 

O modo RAIN baixa a potência do motor e também o efeito de travão-motor; os sistemas HSTC e ABS têm intervenção elevada.

 

O modo USER permite personalizar os parâmetros: potência e efeito de travagem com o motor entre baixo/médio/elevado e o sistema HSTC entre baixo/médio/elevado/desligado.

 

O sistema de controlo de binário HSTC (Honda Selectable Torque Control) oferece uma operação discreta e um controlo refinado, pois permite gerir o binário da roda traseira, graças ao sistema TBW, em 3 níveis:

 

Nível 1 oferece o mínimo de intervenção para o controlo mais suave da patinagem da roda traseira.

 

Nível 2 é a definição por defeito e oferece uma condução plena de confiança para as condições gerais.

 

Nível 3 oferece o controlo máximo para as estradas de superfície escorregadia.

 

O sistema HSTC também pode ser desativado (OFF).

 

 

3.4 Transmissão de Dupla Embraiagem (DCT)

 

  • Diferentes mapas de mudanças consoante o modo de condução selecionado
  • O modo USER oferece 4 definições, de suave a agressivo
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A tecnologia DCT da Honda está agora no seu décimo primeiro ano de produção e já foram vendidos na Europa mais de 140.000 veículos de duas rodas Honda equipados com DCT, desde 2010. Este sistema oferece mudanças consistentes e ininterruptas e a sua utilização rapidamente se torna muito natural.

 

A caixa DCT usa duas embraiagens: uma para o arranque e para a 1ª, 3ª e 5ª velocidades; a outra embraiagem serve a 2ª, 4ª e 6ª, velocidades, com o veio primário de cada embraiagem localizado no interior, oferecendo assim uma montagem muito compacta. Cada embraiagem tem controlo independente pelo seu próprio circuito electro-hidráulico. Quando ocorre uma mudança, o sistema pré-seleciona a mudança seguinte através da embraiagem que não está a ser usada. Depois, a primeira embraiagem é desengrenada eletronicamente, ao mesmo tempo que a segunda embraiagem engrena.

 

Isto resulta numa condução muito suave e confortável, com mudanças rápidas e ininterruptas. Por outro lado, como as duas embraiagens transferem a potência de uma mudança para a mudança seguinte com o mínimo de interrupção de tração à roda traseira, isto resulta numa redução quase a zero dos níveis de choque nas trocas de velocidade, contribuindo ainda mais para a sensação de mudanças diretas e suaves desta caixa. Outras vantagens incluem a alta durabilidade (porque não é possível danificar os carretos já que o sistema é automático, tornando assim impossível falhar mudanças), impossibilidade de deixar ir o motor abaixo, menos esforço do condutor na condução urbana e ainda menos cansaço para o condutor. 

 

O sistema DCT oferece duas abordagens distintas à condução – o modo Automático, com padrões de mudança pré-programados que leem constantemente a velocidade do veículo, a mudança engrenada e a rotação do motor para decidir quando deve ser engrenada uma nova velocidade e o modo Manual que permite ao condutor selecionar a mudança pretendida atuando sobre as patilhas das mudanças no punho esquerdo.

 

Graças ao sistema TBW, há 3 definições de mudanças automáticas e um modo de USER. O nível 1 é o mais descontraído, com mudanças mais altas ou mais baixas que operam a rotação relativamente baixa; este nível está ligado ao modo RAIN. O nível 4, no outro extremo, engrena as mudanças a mais alta rotação e também faz as reduções mais cedo para um maior efeito de travão-motor e está ligado ao modo SPORT. O nível 2 está ligado ao modo STANDARD, com o nível 3 situado algures entre os modos STANDARD e SPORT.

 

 

A opção USER permite ao condutor selecionar qualquer um dos padrões de mudança DCT com as definições preferidas dos outros parâmetros - entrega de potência, efeito de travagem com o motor e sistema HSTC.

 

 

  • Ciclística

 

  • Quadro em tubos de aço tipo diamante, forquilha USD de 41 mm, suspensão traseira Pro-Link e braço oscilante em alumínio 
  • Travão dianteiro com pinças radiais de quatro êmbolos, discos de 310 mm e ABS
  • Jantes dianteira/traseira de 17/15 polegadas em alumínio fundido

 

A Forza 750 tem um quadro robusto de tubos de aço tipo diamante, que aloja todos os componentes e oferece amplo espaço debaixo do banco. O ângulo da coluna da direção é de 27° e o eixo de arraste (trail) vale 104mm, para uma distância entre eixos de 1.590 mm. O peso em ordem de marcha é de 235 kg. 

 

O amortecedor traseiro também permite afinar a pré-carga da mola e é uma unidade monotubular com divisão de pressão, trabalhando sobre o braço oscilante – fabricado em alumínio maquinado, secção oca e formato em U – por ação de um sistema Pro-Link.

 

As jantes de alumínio fundido (dianteira de 17 polegadas e traseira de 15 polegadas) oferecem uma maneabilidade estável e de confiança; os pneus são 120/70 R17 e 160/60 R15, respetivamente à frente e atrás. As pinças radiais de quatro êmbolos trabalham em discos de 310mm e funcionam com ABS.

 

 

  1. Acessórios

 

Está disponível toda uma gama de acessórios para personalização da Forza 750, incluindo:

 

Punhos aquecidos

Defletores superiores/inferiores para as pernas

Cobertura para as pernas

Porta-bagagens traseiro

Top case compatível com Smart Key

Top case de 38 litros com opção de decoração de cor de alumínio/cor da scooter

Suportes para malas laterais

Malas laterais – direita de 26 litros, esquerda de 33 litros com opção de decoração de cor de alumínio/cor da scooter

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