Touring
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NT 1100 DCT

NT 1100 DCT

Informação Adicional

Motor Motor bicilíndrico paralelo, 8 válvulas, 4 tempos, cambota a 270°, Unicam, arrefecimento por líquido
Cilindrada 1.084 cm³
Potência Máxima 75 kW às 7.500 rpm
Binário Máximo 104Nm·m às 6.250 rpm
Alimentação Injeção eletrónica de combustível PGM-FI
Depósito de Combustível 20,4 L
Embraiagem Embraiagem húmida, discos múltiplos
Caixa de Velocidades MT: Caixa manual de 6 velocidades DCT: Caixa de dupla embraiagem com 6 velocidades
Transmissão Final Por corrente
Quadro Berço semi-duplo
Dimensões 2240 mm x 865 mm x 1360 mm (posição mais baixa do ecrã)
Altura do Assento 820 mm
Peso em ordem de Marcha 238 Kg - MT 248 Kg - DCT
Suspensão frente Forquilha telescópica invertida Showa de 43 mm, tipo SFF-BP, com afinador tipo botão para a pré-carga, 150 mm de curso
Suspensão retaguarda Braço oscilante monobloco em alumínio, com sistema Pro-Link e amortecedor SHOWA com reservatório de gás, afinador hidráulico tipo botão para a pré-carga, 150 mm de curso de eixo.
Pneu Frente 120/70R17 M/C
Pneu Retaguarda 180/55R17 M/C
Travão frente Pinça radial de quatro êmbolos e dois discos flutuantes de 310 mm
Travão retaguarda Pinça de um êmbolo e um disco de 256 mm
Fabricante Honda
  1. Introdução

 

No mercado das motos, preenchido com motos do tipo aventura, há espaço para um novo modelo inovador. E esse espaço vai agora ser ocupado por um modelo de performances elevadas, excelente maneabilidade, grande autonomia, conforto e alta tecnologia, mas não necessariamente com a imagem ou as dimensões físicas de um modelo "adventure". Por outras palavras, o que faz falta é uma moto simples de turismo, mas com uma lista de especificações rica e uma vantagem desportiva nas suas performances - o tipo de moto útil e eficiente para as deslocações do dia-a-dia durante a semana entre casa e o trabalho e também um veículo pronto para viagens maiores, com carga completa.

 

A nova NT1100 é precisamente essa moto. Um novo tipo de modelo Honda de turismo, esta moto foi concebida para atrair quem recorda os modelos Honda semelhantes do passado, mas também para atrair o condutor bastante mais jovem. Com o mesmo quadro e o motor caraterístico de dois cilindros da CRF1100L Africa Twin como base, as performances excelentes e envolventes estão garantidas. Mas este modelo também está repleto de funcionalidades que melhoram e aumentam o apelo de uma moto.

 

Koji Kiyono, Principal Responsável do Projecto NT1100:

 

"Na Honda, temos uma já longa tradição de ouvir os proprietários dos nossos modelos e percebemos que estes queriam uma moto de turismo "tradicional". Os nossos modelos anteriores, as Pan-European e as Deauville tiveram sempre seguidores muito leais ao longo dos anos. Por isso, quando chegou a altura de conceber um novo modelo de turismo, quisemos produzir algo tivesse impacto, com eco no passado - e que também tivesse una atração bastante ampla - exatamente para os clientes de motos tradicionais de turismo. Mas também quisemos chamar a atenção e despertar o desejo dos condutores de todas as idades e gostos, que procuram uma moto divertida, genuinamente nova e versátil. Foi por isso que criámos a nova NT1100, com performances totalmente modernas, uma plataforma divertida e fácil de usar, um conjunto de tecnologias modernas e um estilo distinto e totalmente novo.

 

Esperamos sinceramente que haja muitos novos proprietários a tentar explorar ao máximo todas as suas várias capacidades."

 

 

  1. Generalidades do modelo

 

Confortável, ágil e agradável. Resumidamente, eis a NT1100. O estilo é elegante e subtil e oferece performances aerodinâmicas muito eficientes, com uma posição de condução personalizada para as viagens de turismo. A altura e o ângulo do para-brisas têm 5 níveis de ajuste e os defletores de vento em cima e em baixo conferem proteção adicional. O ecrã TFT a cores de 6,5 polegadas é sensível ao toque e pode ser personalizado, oferecendo ainda conectividade Apple CarPlay® e Android Auto®. O controlo da velocidade de cruzeiro, os punhos aquecidos e as malas laterais de grandes dimensões integradas fazem parte do equipamento de série.

 

O quadro de berço semi-duplo em aço da NT1100 tem uma distância entre eixos relativamente curta e geometria de direção apurada. A suspensão dianteira está a cargo de uma forquilha invertida Showa do tipo cartucho, com 43 mm diâmetro; atrás temos um amortecedor traseiro. A pré-carga da mola traseira tem regulação hidráulica. Em termos de travagem, à frente encontramos dois discos de 310 mm e duas pinças radiais de 4 êmbolos; os pneus têm dimensões de 120/70-17 e 180/55-17, respetivamente.

 

O motor bicilíndrico da NT1100 apresenta desempenho semelhante à Africa Twin, mas a admissão e o escape foram agora ajustados para acelerações super-suaves e uma sonoridade agradável a baixa rotação. As excelentes performances não prejudicam os baixos consumos: a eficiência do motor oferece uma autonomia de 400 km por cada depósito de 20 litros de combustível.

 

A eletrónica inclui um sistema de controlo variável da tração (o já famoso sistema HSTC) com 3 níveis, para além de um sistema de controlo anti-cavalinho (Wheelie), luzes integrais por LEDs, piscas com função cancelamento automático e sistema de travagem de emergência (ESS). E, muito naturalmente, a NT11000 tem uma versão opcional equipada com transmissão de dupla embraiagem (DCT) de seis velocidades.

 

 

  1. Caraterísticas Principais

 

3.1 Estilo e Equipamento

 

  • O estilo refinado oferece excelentes performances aerodinâmicas
  • Para-brisas com 5 níveis de regulação em altura e em ângulo e defletores de vento superiores/inferiores
  • Malas laterais, punhos aquecidos e sistema de controlo da velocidade de cruzeiro, tudo equipamento de série
  • Ecrã TFT a cores de 6,5 polegadas com conectividade Apple CarPlay®, Android Auto® e Bluetooth
  • Ficha USB, ficha de acessórios e descanso central, tudo também equipamento de série

 

A NT1100 foi concebida, logo desde o início, para ser uma moto maneável e desportiva, mas também agradável de conduzir em longas distâncias, graças a uma aerodinâmica eficiente que oferece excelente proteção e também a uma ergonomia fácil de usar, centrada no conforto de condução.

 

O estilo é subtil e sofisticado, com superfícies simples que destacam as principais linhas de caráter. A elegância dinâmica que percorre a NT1100, da frente para trás, são as linhas caraterísticas que definem o seu idioma de design. E, é claro, as formas elegantes deste modelo também tem a ver com as funções – aumentar a qualidade da experiência de condução.

 

Instalados de série, os defletores, em cima e em baixo, oferecem proteção contra o vento e contra as intempéries, nas zonas em redor dos braços e da parte inferior do corpo. O para-brisas oferece 5 níveis de regulação em altura e ângulo, num total de 164 mm entre a posição mais alta/mais baixa. Em posição baixa, este elemento desvia o ar dos ombros; em posição alta, o ar passa por cima do capacete do condutor. Os punhos aquecidos, tal como o sistema de controlo da velocidade de cruzeiro, são equipamentos instalados de série

 

O condutor encaixa-se muito bem na moto, integrando-se na perfeição na proteção oferecida pelas carenagens. O material do banco largo, espesso e de altura fixa (820 mm) oferece todo o conforto e luxo para dois. O passageiro tem uma pega de grandes dimensões para se agarrar, numa extensão do porta-bagagens traseiro.

 

O escape está montado em posição rebaixada, o que permite maximizar o volume das duas malas laterais. Estas malas, como já se disse, são equipamento de série da moto e são uma das principais caraterísticas da NT1100. Concebidas deliberadamente para serem o mais esguias possível para a condução em cidade, a largura é de apenas 901 mm no ponto mais largo. O volume das malas laterais é de 33 litros à esquerda e 32 litros à direita.

 

O ecrã TFT sensível ao toque e de 6,5 polegadas é brilhante e fácil de ler; este componente oferece 3 escolhas de apresentação: GOLD (DOURADO) mostra todas as informações numéricas e dos modos. O modo SILVER (PRATEADO) centra-se no velocímetro e no conta-rotações e o modo BRONZE centra-se só no conta-rotações. A cor de fundo do ecrã tem uma definição por defeito, mais uma escolha de preto ou branco. Os protocolos Apple CarPlay® e Android Auto®, juntamente com a conectividade Bluetooth permitem aceder às funções do smartphone através do ecrã TFT.

 

As especificações premium são complementadas por luzes completas de LEDs (e luzes DRL), piscas com função de cancelamento automático e sistema avisador de travagens de emergência (ESS); o caráter prático da NT1100 sobressai ainda mais graças à ficha USB, ao descanso central e à ficha de acessórios, tudo equipamento de série.

 

A NT1100 vai estar disponível nos esquemas cromáticos seguintes:

 

Cinzento Metalizado Mate Iridium

Branco Pérola Glare

Preto Graphite

 

 

 

3.2. Ciclística

 

  • Quadro de berço semi-duplo em aço, oriundo da CRF1100L; sub-quadro aparafusado em alumínio
  • Direção de geometria apurada e suspensões de altas especificações
  • Forquilha dianteira Showa invertida, com 43 mm de diâmetro e amortecedor traseiro com afinação da pré-carga
  • Dois discos dianteiros de 310 mm e pinças radiais de 4 êmbolos
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Os fundamentos da NT1100 já foram provados e comprovados - o quadro de berço semi-duplo em aço é oriundo da Africa Twin CRF1100L e o sub-quadro é uma estrutura aparafusada também em alumínio. Mais adequada ao caráter desportivo e versátil da NT1100, a suspensão "off-road ready" da sua irmã CRF1100 foi substituída por componentes mais orientados para a condução em estrada, em combinação com uma geometria de direção mais precisa.

 

A forquilha telescópica invertida de 43 mm de diâmetro oferece um curso de 150 mm com ajuste de pré-carga. Tal como a forquilha, o amortecedor traseiro Showa de tubo simples permite 150 mm de curso do eixo e usa uma biela de 14 mm. Para facilitar o transporte de passageiro e/ou bagagem, a pré-carga da mola pode ser afinada hidráulica e remotamente.

 

As jantes são de alumínio, fundidas em núcleo de areia, o que permite obter um centro oco para o cubo da roda dianteira. O design de raios cruzados (com os raios diagonais que se fixam ao aro da jante) oferece vários benefícios: suaviza a vibração da estrada em linha reta e oferece elevada rigidez nas curvas. Os pneus têm dimensões de 120/70-17 à frente e 180/55-17 atrás.

 

A distância entre eixos é de 1535 mm, com ângulo da coluna da direção e eixo de arraste (trail) de 26,5°/108 mm, respetivamente, para 175 mm de distância ao solo; na NT1100 de caixa manual o peso a seco é de 238 kg e de 248 kg na versão DCT.

 

À frente, temos dois discos de 310 mm e duas pinças radiais de 4 êmbolos e baixo peso. Atrás, o disco tem 256 mm e a pinça tem 1 êmbolo. Todas as ações de travagem são controladas por ABS.

 

3.3. Motor

 

  • Motor bicilíndrico paralelo, de 1084 cm³, cabeça SOHC e 8 válvulas
  • Potência e binário de 75 kW/104 N·m
  • Admissão e escape ajustados para acelerações suaves e potentes, com um "troar" agradável a baixa rotaçãoO motor de dois cilindros paralelos, SOHC, 8 válvulas e 1084 cm³ da NT1100 debita os valores já comprovados do motor da CRF1100L Africa Twin com um máximo de 75 kW às 7250 rpm e binário máximo de 104 N·m às 6250 rpm. A relação de compressão é idêntica e é de 10,1 : 1. Outra caraterística partilhada com o motor da Africa Twin é a cambota de fase de 270° e o intervalo de ignição irregular.O sistema TBW (TBW - Throttle By Wire) de acelerador eletrónico permite gerir melhor o motor e o sistema PGM-FI alimenta os corpos do acelerador. As afinações diferentes em relação ao motor da Africa Twin - algo imediatamente percetível para o condutor - incluem a otimização do comprimento da conduta de admissão de ar e da parte interna do escape, produzindo uma "pulsação" agradável a baixa rotação e acelerações suaves e fortes, combinadas com uma velocidade de cruzeiro tranquila em vias rápidas - perfeito para as diversas situações para as quais a NT1100 foi construída.Os cárteres do motor são divididos na vertical e a bomba de água está alojada dentro do cárter da embraiagem, com o termóstato integrado da cabeça do motor. As versões com caixa manual e caixa DCT partilham os mesmos cárteres de motor e apenas têm diferenças externas mínimas. As vibrações secundárias são neutralizadas pelo movimento recíproco e mútuo dos pistões e as vibrações primárias de inércia e de acoplamento são eliminadas pelos veios de equilibragem biaxiais. As bombas de água e de óleo são acionadas pelos veios de equilibragem.O sensor de impulsos da cambota – com dentes separados por intervalos de 10° – toma conta da deteção de falhas de ignição, um aspeto muito importante para o sistema de diagnóstico de bordo OBD2 e também para a homologação EURO5. Adicionalmente à homologação EURO5, os sensores LAF (Lean Air Flow) nos coletores de escape medem com precisão a relação ar/combustível da mistura.3.4 Sistema Eletrónico do Motor
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  • 3 modos de condução por defeito mais modo USER personalizável
  • Sistema HSTC Honda com 3 níveis de controlo de tração regulável
  • Sistema de Controlo Anti-cavalinho com 3 níveis de controlo
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O sistema TBW de acelerador eletrónico gere o carácter e as performances do motor e também o sistema HSTC de controlo de tração. Há 3 modos predefinidos que abrangem uma ampla variedade de condições de condução e 3 níveis de gestão da Potência do motor e do efeito Travão-motor; o nível 1 oferece o máximo de qualquer um destes parâmetros. Em relação ao sistema HSTC e ao sistema de controlo anti-cavalinho, o nível 3 oferece a intervenção mais elevada.

 

A seleção dos modos é gerida pelo interruptor esquerdo do guiador e um indicador no painel de instrumentos mostra quando o sistema HSTC está ativado.

 

O modo URBAN é o modo standard e oferece uma definição muito abrangente e intermédia em termos de potência do motor e efeito travão-motor.

 

O modo RAIN reduz a potência do motor e também o efeito de travão-motor para maior segurança em superfícies molhadas e/ou escorregadias.

 

O modo TOUR dá-lhe toda a potência do motor e efeito de travão-motor standard, para acelerações fortes com passageiro e bagagem

 

Os modos USER 1 e 2 permitem personalizar as suas combinações preferidas de definições. Depois de escolhidas, as definições do modo USER são memorizadas automaticamente, pelo que o condutor já não tem de as voltar a escolher cada vez que ligar a ignição.

 

 

 

3.5 Transmissão de Dupla Embraiagem (DCT)

 

  • A caixa DCT oferece dois modos de transmissão – Modo automático (AT) e Modo Manual (MT)
  • O modo S possui três níveis para uma condução mais desportiva muito abrangente

 

A Honda já vendeu mais de 200 000 motos equipadas com DCT em toda a Europa desde que o sistema apareceu pela primeira vez como opção na VFR1200F em 2009. Como testemunho da sua enorme aceitação no mercado, em toda a gama de modelos da Honda durante 2020, a opção DCT foi a preferida por 53% dos clientes, em detrimento da versão manual. Este sistema oferece mudanças consistentes e ininterruptas e a sua utilização rapidamente se torna muito natural. São usadas duas embraiagens: uma para o arranque e para a 1.ª, 3.ª e 5.ª velocidades; a outra serve para a 2.ª, 4.ª e 6.ª, com o veio primário de cada embraiagem localizado no interior, oferecendo assim uma montagem muito compacta.

 

Cada embraiagem tem controlo independente pelo seu próprio circuito electro-hidráulico. Quando ocorre uma mudança, o sistema pré-seleciona a mudança seguinte através da embraiagem que não está a ser usada. Depois, a primeira embraiagem é desengrenada eletronicamente, ao mesmo tempo que a segunda embraiagem engrena.

 

Isto resulta numa condução muito suave e confortável, com mudanças rápidas e ininterruptas. Por outro lado, como as duas embraiagens transferem a potência de uma mudança para a mudança seguinte, com o mínimo de interrupção de tração à roda traseira, isto resulta numa redução quase a zero dos níveis de choque nas trocas de velocidade, contribuindo ainda mais para a sensação de mudanças diretas e suaves desta caixa. Os benefícios extra incluem a durabilidade (uma vez que é impossível danificar a caixa por se "meter mal" uma mudança), a impossibilidade de deixar o motor ir-se abaixo, menos stress na condução urbana, menor cansaço no condutor e – um aspeto fundamental – a maior concentração em todos os outros aspetos da condução, tais como a trajetória, as curvas e os pontos de travagem e de aceleração.

 

O sistema DCT oferece duas abordagens distintas à condução – o modo Automático (AT – Automatic Transmission), com padrões de mudança pré-programados que monitorizam constantemente a velocidade do veículo, a mudança engrenada, e a rotação do motor para decidir quando deve ser engrenada uma nova velocidade e o modo Manual que permite ao condutor selecionar a mudança pretendida atuando sobre as patilhas das mudanças no punho esquerdo.

 

Há duas configurações possíveis dentro do modo AT: o modo “D” permite uma condução descontraída e a máxima eficiência de combustível. O modo "S" oferece 3 níveis de mudanças ainda mais desportivas. O Nível 1 é o mais modesto, trocando as mudanças na gama média de rotação. O nível 3 é o mais agressivo e opera a rotação mais elevada, com o nível 2 num ponto intermédio entre os dois. A seleção preferida também pode ser guardada.

 

 

 

 

  1. Acessórios

 

Há uma vasta gama de acessórios personalizados para a NT1100, incluindo o sistema de mudanças rápidas quickshifter com função de aceleração automática (autoblipper) e tampas em alumínio para as malas. Para facilitar que o proprietário tenha a NT1100 da forma que pensou, há 3 packs de acessórios disponíveis (todos os itens podem ser adquiridos em separado).

 

PACK URBAN

Top case de 50 L com bolsa interior, encosto conforto para a top case e saco de depósito com 4,5 L

 

PACK TOURING

Bancos e poisa-pés conforto para condutor e passageiro e faróis de nevoeiro.

 

PACK VOYAGE

Top case de 50 L com bolsa interior, encosto conforto para a top case, saco de depósito com 4,5 L, bancos e poisa-pés conforto para condutor e passageiro e faróis de nevoeiro.

 

Disponibilidade: Sob Consulta

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